22/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Identificar os determinantes dos substantivos;
Analisar a função dos artigos na construção do texto;
Elaborar o conceito de artigo;
Classificar artigo em definido e indefinido.
Professor, esta aula está concatenada com a aula sobre substantivos, por isso é importante que o aluno já tenha aprendido a respeito do substantivo.
Atividade 1 - Motivação: atividade em dupla
Professor, os artigos emergem do trabalho com substantivos. Proponha aos alunos que se organizem em grupos de quatro ou cinco componentes e peça-lhes que acompanhem a canção "Criança não Trabalha", estudada na aula sobre substantivos.
A letra da música está disponível no site:
http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91457/
Em seguida, oriente-os a responderem as questões:
1º) Os substantivos não estão acompanhados por outros elementos, como, por exemplo, o lápis, a bola. Por que isso teria acontecido?
2º) Que elementos da língua acompanharia os substantivos abaixo, determinando-os em: feminino/masculino;singular/plural? Veja o modelo:
Caderno: o caderno/os cadernos
lápis: ____________________;
chiclete: _____________________;
peão: ___________
Sol:___________________;
bicicleta:____________________
skate:_____________
calção:________________;
esconderijo:_______________;
avião:_______________
tambor:________________;
jardim:_________________
bola:____________________
lápis: ________________
cadarço: ________________
A partir deste exercício, peça-lhes que discutam que função eles percebem exercer os elementos que acompanham os substantivos, escrevendo no caderno suas conclusões. No momento da correção, o professor poderá, oralmente, também fazer o mesmo com os demais substantivos empregados na letra da música. Este exercício é interessante porque possibilita ao professor ampliar o estudo sobre substantivo, explicando ao aluno a importância dos artigos, que, ao acompanharem o substantivo, determinam sua flexão em gênero e número.
Atividade 2 - Elaborar o conceito de artigo - atividade em grupo de 3 ou quatro alunos
Professor, peça aos alunos que leiam o diálogo entre Emília e Quindim (capítulo VII – Artigos e Numerais – p. 41 e 42), de Monteiro Lobato. O diálogo poderá ser impresso e distribuído aos alunos, ou acessado em:
http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Emilia_No_Pais_Da_Gramatica.pdf Acessado em 13/04/2010
Professor, segue o trecho que poderá ser explorado com os alunos:
— E naquela casinha minúscula? — perguntou Emília.
— Quem mora lá?
— Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.
— Para que servem?
— Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.
— Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.
— Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.
— A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.
Em seguida, oriente-os para responderem no caderno o seguinte roteiro de leitura com base no texto lido:
1)Quem mora naquela casinha minúscula?
2) O que são as pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?
3) O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?
4) Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.
Atividade 3 - Correção da Atividade 2
Professor, é importante que na correção da atividade 2 seja também mostrado aos alunos, no próprio texto em estudo, que os artigos, além de determinar, marcando ou individualizando o substantivo, têm a função de introduzir uma informação nova no texto (como é o caso dos indefinidos) e de retomar uma informação dada, já dita, caso dos definidos. Você poderá, por exemplo, usar trechos narrativos para mostrar como isso acontece. Ensinar a gramática nesta perspectiva é instigar o aluno a refletir sobre a funcionalidade da língua nos diferentes contextos de uso.
Atividade 4 - Refletindo sobre outros usos dos artigos - Atividade em grupo
Professor, oriente os alunos para discutirem no grupo o efeito de sentido provocado pelo emprego dos artigos nas frases abaixo. Em seguida, peça a eles que tentem se lembrar de outras situações em que os artigos foram usados nesse contexto:
a) Meu amigo é o cara!
b) Minha professora é um amor de pessoa!
c) Você vê aí uns dez chicletes pra mim?
d) Ele é um poeta, mas não é um Carlos Drummond de Andrade.
Para desenvolver o ensino da língua materna sob a perspectiva interacionista da linguagem, sugerimos para o professor a seguinte bibliografia básica:
ROJO, Roxane. (2000) A Prática de Linguagem em Sala de Aula: praticando os PCNs. São Paulo: Educ: Campinas:Mercado Aberto.
TRAVAGLIA. Luiz Carlos (1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez.
Para aprofundar os conhecimentos, sugerimos:
ANTUNES, I. (2009) Língua, texto, ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola editorial.
______. (2007) Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial. NEVES, Maria Helena Moura Neves (2000) Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. UNESP.
______ (2003). Que gramática estudar na escola? norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto.
O professor avaliará se os alunos, durante as atividades, compreenderam o emprego dos artigos nos seus diferentes contextos de uso. Este conteúdo poderá ser avaliado quantitativamente, desde que o professor avalie da maneira como o estudo foi desenvolvido nas aulas.
Quatro estrelas 5 classificações
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07/09/2015
Cinco estrelasMaterial excelente! Me ajudou muito e otimizou o meu tempo. Obrigada!
14/09/2014
Quatro estrelasA aula me ajudou a enriquecer o meu material. Obrigada.
11/06/2012
Cinco estrelasToda a sugestão é enriquecedora!
12/04/2012
Cinco estrelasAdorei as sugestões .Vou aplicar amanhã.Valeu!
25/01/2012
Cinco estrelasA adorei suas dicas acredite estava perdida valeu