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Artigos: identificação, função e conceito, classificação

 

22/05/2010

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os determinantes dos substantivos;                                  

 Analisar a função dos artigos na construção do texto;  

 Elaborar o conceito de artigo;

Classificar artigo em definido e indefinido.

  

 

Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, esta aula está concatenada com a aula sobre substantivos, por isso é importante que o aluno já tenha aprendido a respeito do substantivo.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 - Motivação: atividade em dupla

 Professor, os artigos emergem do trabalho com substantivos. Proponha aos alunos que se organizem em grupos de quatro ou cinco componentes e peça-lhes que  acompanhem a canção "Criança não Trabalha", estudada na aula sobre substantivos.

A letra da música está disponível no site:

http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91457/

Em seguida, oriente-os a responderem as questões:

1º)  Os substantivos não estão acompanhados por outros elementos, como, por exemplo, o lápis, a bola. Por que isso teria acontecido?

2º) Que elementos da língua acompanharia os substantivos abaixo, determinando-os em: feminino/masculino;singular/plural? Veja o modelo:

 Caderno: o caderno/os cadernos

 lápis: ____________________;

chiclete: _____________________;

peão: ___________

Sol:___________________;

bicicleta:____________________

skate:_____________

calção:________________;

esconderijo:_______________;

avião:_______________

 tambor:________________;

jardim:_________________

bola:____________________

lápis:  ________________

cadarço: ________________

A partir deste exercício, peça-lhes que discutam que função eles percebem exercer os elementos que acompanham os substantivos, escrevendo no caderno suas conclusões. No momento da correção, o professor poderá, oralmente, também fazer o mesmo com os demais substantivos empregados na letra da música. Este exercício é interessante porque possibilita ao professor ampliar o estudo sobre substantivo, explicando ao aluno a importância dos artigos, que, ao acompanharem o substantivo, determinam sua flexão em gênero e número.

Atividade 2 - Elaborar o conceito de artigo - atividade em grupo de 3 ou quatro alunos

Professor, peça aos alunos que leiam o diálogo entre Emília e Quindim (capítulo VII – Artigos e Numerais – p. 41 e 42), de Monteiro Lobato. O diálogo poderá ser impresso e distribuído aos alunos, ou acessado em:

  http://www.miniweb.com.br/cantinho/infantil/38/Estorias_miniweb/lobato/Emilia_No_Pais_Da_Gramatica.pdf  Acessado em 13/04/2010  

Professor, segue o trecho que poderá ser explorado com os alunos: 

 — E naquela casinha minúscula? — perguntou Emília.

— Quem mora lá?

— Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.

— Para que servem?

— Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.

— Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.

— Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.

— A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.

Em seguida, oriente-os para responderem no caderno o seguinte roteiro de leitura com base no texto lido:

1)Quem mora naquela casinha minúscula?

2) O que são as  pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?

3) O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?

4) Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.

Atividade 3 - Correção da Atividade 2  

Professor, é importante que na correção da atividade 2 seja também mostrado aos alunos, no próprio texto em estudo, que os artigos, além de determinar, marcando ou individualizando o substantivo, têm a função de introduzir uma informação nova no texto (como é o caso dos indefinidos) e de retomar uma informação dada, já dita, caso dos definidos. Você poderá, por exemplo, usar trechos narrativos para mostrar como isso acontece. Ensinar a gramática nesta perspectiva é instigar o aluno a refletir sobre a funcionalidade da língua nos diferentes contextos de uso.

Atividade 4 -  Refletindo sobre outros usos dos artigos - Atividade em grupo 

 Professor, oriente os alunos para discutirem no grupo o efeito de sentido provocado pelo emprego dos artigos nas frases abaixo. Em seguida, peça a eles que tentem se lembrar de outras situações em que os artigos foram usados nesse contexto:

a)    Meu amigo é o cara!

b)    Minha professora é um amor de pessoa!

c)    Você vê aí uns dez chicletes pra mim?

d)    Ele é um poeta, mas não é um Carlos Drummond de Andrade.        

Recursos Complementares

Para desenvolver o ensino da língua materna sob a perspectiva interacionista da linguagem, sugerimos para o professor a seguinte bibliografia básica:

ROJO, Roxane. (2000) A Prática de Linguagem em Sala de Aula: praticando os PCNs. São Paulo: Educ: Campinas:Mercado Aberto.

 TRAVAGLIA. Luiz Carlos (1996) Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez.

 Para aprofundar os conhecimentos, sugerimos:

 ANTUNES, I. (2009) Língua, texto, ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola editorial.

______. (2007) Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial. NEVES, Maria Helena Moura Neves (2000) Gramática de usos do português. São Paulo: Ed. UNESP.

______ (2003). Que gramática estudar na escola? norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto.      

Avaliação

O professor avaliará se os alunos, durante as atividades, compreenderam o emprego dos artigos nos seus diferentes contextos de uso. Este conteúdo poderá ser avaliado quantitativamente, desde que o professor avalie da maneira como o estudo foi desenvolvido nas aulas.

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