Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma viagem pela história dos números

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Ellen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá explorar uma das primeiras ideias matemáticas – a ideia de número, bem como utilizar o próprio corpo para fazer contagens. A estimulação da imaginação das crianças e o hábito de ouvir histórias também constituem aspectos a serem desenvolvidos nos alunos a partir do trabalho proposto na aula. As atividades possibilitarão trabalhar habilidades linguísticas e o potencial criativo dos educandos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o/a professor/a já tenha trabalhado situações matemáticas envolvendo contagens cotidianas com a turma.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - aproximadamente 60 minutos  

Professor inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue a reflexão sobre os lugares de nosso cotidiano em que utilizamos os números. Aproveite para fazer um cartaz com todas as informações que surgem. Após a confecção do cartaz, fixe-o em um local na sala de aula. Agora, problematize com o grupo como imaginam um mundo em que não existissem os numerais. Solicite que os participantes fechem os olhos e tentem imaginar. Você poderá instigá-los falando situações em que os numerais são essenciais, como nos supermercados, na numeração dos calçados, dentre outros e que imaginem como seriam estes e outros lugares e coisas se não existissem os números.

Atividade 2 - aproximadamente 60 minutos

 Nesta aula, você professor irá trabalhar com a história dos números. Para isso, utilize como suporte a história estruturada abaixo:

Fonte: DANTE, Luiz Roberto. Matemática 1º ano. Ed. Ática, São Paulo, 2008.

Sugerimos que você professor procure adaptar a história à faixa etária da turma, colocando mais detalhes e organizando um cenário utilizando fantoches e outros brinquedos do dia a dia da criança de forma a representar as diferentes formas que o homem utilizou ao longo da história para registrar quantidade. Veja a foto abaixo:

 

Fonte: Foto 1- Atividade de Contação de História. Realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz Fonte: Acervo da autora

Após a contação de história, pergunte à turma quem gostaria de recontar a história utilizando o material disponível. Aproveite para observar a forma como a turma compreendeu a história.   

Atividade 3 –  aproximadamente 60 minutos  

 Professor, nesta aula você poderá retomar as diferentes formas como o homem registrava quantidades e a necessidade do dia a dia que fez originar a ideia de contar. Providencie uma atividade com situações-problema do próprio cotidiano das crianças, para que sejam solucionadas utilizando as diferentes formas de registrar quantidade ao longo da história. Veja a sugestão abaixo:

Fonte: Acervo da Autora

Após a atividade socialize as diferentes formas de registro. Peça que cada aluno relate o modo como pensaram para resolver as situações-problema e o que perceberam ao fazerem os riscos no osso, desenhos de pedra e nós em um barbante. Aproveite o momento para explicar as dificuldades do homem com essas formas de contar, o peso das pedras e os nós nos barbantes representando galhos de árvores e instigar a importância dos números para representar quantidades.

Recursos Complementares

 Professor para maiores informações sobre a história dos números acesso o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Qh6wS2MWXLU 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. Procure perceber se a turma compreendeu a importância e a necessidade dos números em nosso dia a dia e se entenderam a forma como os numerais foram inventados a partir da necessidade do homem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.