08/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
1° aula - Anatomia
Leve os alunos ao laboratório de informática e apresente a anatomia dos répteis aos seus alunos, acessando o endereço abaixo:
http://www.ceip-diputacio.com/MITJA%20I%20SUPERIOR/naturals/mon%20animal/mon%20animal2.htm .
Clique sobre a imagem do réptil na página e automaticamente o recurso será baixado para seu computador.
Este recurso tem objetivo de ilustrar as explicações do professor sobre a anatomia dos répteis e suas características diferenciais.
Questionamento:
Os répteis (Classe Reptilia) são considerados animais tetrápodes, ectotérmicos e amniotas. Questione seus alunos sobre o que isto significa e o que representa na história evolutiva dos vertebrados.
2° aula - Taxonomia
Agora trabalharemos de maneira diferenciada a taxonomia dos répteis, sua divisão em ordens. Abaixo algumas informações com imagens correlacionadas, que se o professor desejar poderá mostrar aos alunos quando apresentar as ordens dos répteis. Depois sugerimos uma atividade complementar a ser feita com os alunos, que tratará tanto da taxonomia quanto das características do grupo.
Ordens que formam a classe dos répteis.
Ordem Crocodilia - crocodilos, gaviais e jacarés: 23 espécies
Ordem Rhynchocephalia - tuataras (da Nova Zelândia): 2 espécies
Ordem Squamata - lagartos e cobras: aproximadamente 7.600 espécies
Ordem Testudinata - (tartarugas, jabutis e cágados): aproximadamente 300 espécies
Mundo dos Répteis
Professor, nesta atividade, você irá transformar a sala de aula em um ambiente cheio de répteis. O objetivo é testar e reforçar a aprendizagem das características desta classe e das ordens que a constituem.
Previamente:
Imprimia as imagens sugeridas em folhas, preferencialmente uma imagem em cada folha. No verso de cada folha, poderá colocar uma questão referente à figura especificamente ou aos répteis em geral. Também é possível que o professor coloque uma tarefa ou uma brincadeira ao invés da pergunta. Sugerimos que o professor numere discretamente cada folha. Caso o professor queira manter as respostas das perguntas consigo, ficará mais fácil encontrá-las com esta numeração. Mas o professor poderá colocar pergunta e resposta na folha, só mudara um detalhe na atividade. Após a impressão das imagens, o professor deverá esconder as mesmas pela sala de aula. Com uma fita crepe, pode colocar atrás das cortinas, no canto da parede, embaixo da carteira ou da cadeira, em cima do armário, enfim, onde sua criatividade mostrar. A idéia é convidar os alunos para encontrar estes animais dentro da sala de aula.
Agora divida a turma em equipes. Para evitar bagunça cada equipe deverá escolher um representante a cada rodada. Este representante irá procurar pela figura escondida. O objetivo a ser passado para a turma é: cada equipe deverá encontrar ao menos um representante de cada ordem da Classe Reptilia. Cada vez que o aluno encontrar uma imagem, deverá mostrá-la à turma e ler o verso, se há pergunta ou tarefa a ser realizada. O professor deverá determinar previamente, se a pergunta deverá ser respondida pelo aluno ou pela equipe, sem ajuda do seu representante (Caso decida que será pelo aluno, não deverá manter a resposta na folha e sim com o próprio professor).
Terá fotografias de répteis e também de partes que constituem o organismo. Quando o aluno encontrar estas imagens de órgãos e sistemas dos répteis, a imagem não contará como um representante, a não ser que ele encontre mais uma imagem de outra parte do corpo de um réptil (o professor poderá estipular que seja mais de uma imagem, caso deseje dificultar. Também é determinado pelo professor qual representante a equipe encontrou, após os alunos realizarem a contento as tarefas e questões pedidas nas imagens). Exemplo: a equipe A encontou um coração de quelônio, respondeu a pergunta, em seguida encontraram o pulmão do cágado, realizaram a tarefa. O professor determina que eles encontraram um representante do grupo Squamata (ou outro grupo, aleatoriamente).
Após os representantes encontrarem cada um sua primeira imagem e responderem o que é pedido, eles devem voltar ao grupo e um novo aluno representante continuará a busca.
A atividade poderá durar até todas as equipes encontrarem seus representantes, ou quando acabarem as imagens do jogo, ou ainda por determinação do professor. O professor poderá buscar mais imagens no próprio Portal ou em sítios pela internet, a fim de complementar as sugestões aqui descritas.
I
Vale a pena uma visita guiada ao Instituto para os professores e estudantes que estiverem passando por São Paulo.
Como reconhecer uma cobra peçonhenta?
Se você não é um estudioso dos répteis (herpetologista) o melhor é se afastar ao ver uma cobra, seja ela peçonhenta ou não. As distinções entre estes dois grupos apresentam dificuldades e muitas vezes informações equivocadas. Atualmente recomenda-se que a presença de fosseta loreal, orifício entre o olho e a narina, seja utilizada como uma característica segura e observável à distância do animal. Todas as serpentes que possuem fosseta loreal possuem dentição solenóglifa e, portanto, são peçonhentas. Após identificar-se a presença da fosseta loreal à distância segura, deve-se observar a extremidade da cauda. Se esta for lisa, então a serpente é do grupo das jararacas, gênero Bothrops; se tiver guizo, a serpente é uma cascavel, gênero Crotalus e se possuir pequenas escamas eriçadas, trata-se da surucucu, gênero Lachesis, serpente existente na Mata Atlântica (do Rio ao Nordeste) e Amazônia (BRASIL, 2001a). Texto extraído do artigo: SERPENTES E ACIDENTES OFÍDICOS: UM ESTUDO SOBRE ERROS CONCEITUAIS EM LIVROS DIDÁTICOS, disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID132/v10_n3_a2005.pdf
Instrua os alunos a pesquisar lendas e “causos” que envolvam as serpentes. O resultado desta pesquisa poderá ser convertido em um esquete, representada pelos alunos para toda a classe.
Atendimento a acidentes com ofídios. Peça aos alunos que pesquisem o que pode ou não deve ser feito quando uma pessoa é mordida por uma serpente peçonhenta. Sobre as informações coletadas, eles deverão confeccionar um folheto com desenhos.
Dica: Professor, o artigo mencionado anteriormente traz dados preciosos a respeito das informações quanto ao atendimento de pessoas mordidas por cobras. Muitos livros e sítios da internet podem dispor de informações errôneas, portanto é importante que o professor esteja de posse do real conhecimento desta situação.
Caso o professor deseje trabalhar a ferramenta webquest com seus alunos, sugerimos um exemplo, no endereço abaixo:
http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/2-1/index.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Répteis: serpentes peçonhentas: dentição proteróglifa | Imagem |
Répteis: serpentes peçonhentas: Bothrops moojeni | Imagem |
Répteis: serpente: Waglerophis merremi: alimentação | Imagem |
Répteis: Testudines: Acanthochelys spixii | Imagem |
Répteis: serpentes peçonhentas: Crotalus durissus | Imagem |
Répteis: serpente: Philodryas olfersii | Imagem |
Répteis: serpentes peçonhentas: dentição solenóglifa | Imagem |
Répteis: gônadas masculinas de serpente: Sybinomorphus | Imagem |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/09/2011
Quatro estrelasSou professor de Biologia, mas estou como Vice-Diretor de Escola, gostaria de parabenizar você pela belissima aula de biologia que colocou no SAIT. Um Abraço. Eglinaldo.
24/03/2010
Cinco estrelasMARAVILHOSO MATERIAL, VC EH MUITO SIMPLES E NA TUA SIMPLICIDADE ES MUITO MUITO INTELIGENTE. SO DEUS PARA TE AGRADECER O QTO TEM ME AJUDADO NAS AULAS. DEUS ESTEJA CONTIGO E TE FORTALECA SEMPRE. BJS AMANDA
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom o material. Posso utilizar ? Att. Bertelli