17/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Identificar e conhecer o habitat, as características físicas, a alimentação, reprodução dos animais em questão;
Justificativa para a proposição das aulas: Diante do descaso do homem com a natureza, atualmente se torna imprescindível um trabalho permanente com as crianças de conscientização da importância da preservação da natureza, um trabalho que faça com que elas não vejam a natureza (animais, plantas, rios e mares) como algo exterior a elas, mas se sintam parte deste universo, se sintam integradas a ele, até mesmo porque dependem dele para sobreviverem.
Atividade 1 – Conhecimentos gerais sobre periquito, maritaca e papagaio.
1º Momento: O/a professor/a questionará as crianças sobre quais aves elas conhecem, se conhecem alguém que tenha aves em casa, se sabem como as aves vivem, onde vivem, o que elas comem, se são animais silvestres ( todas as falas das crianças deverão ser registradas e expostas no mural da sala). Em seguida, seria interessante que o/a professor/a apresentasse à turma o som característico do periquito, da maritaca e do papagaio.
Som da maritaca
http://www.youtube.com/watch?v=8ctfV2xA_fU
Som do periquito
http://www.youtube.com/watch?v=ydp29OpTVS0
Som do papagaio
http://www.youtube.com/watch?v=KMbguQp-zns&feature=related
Depois, o/a professor/a deverá levantar os seguintes questionamentos:
O/a professor/a deverá instigar as crianças a emitirem suas opiniões, sempre registrando suas ideias. Depois deverá explicitar conforme consta no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Psitaciformes , que estas aves são Psitaciformes e que de forma geral caracterizam-se pelo bico encurvado, com a mandíbula superior recurvada sobre a inferior. Esta forma de bico é uma adaptação à alimentação à base de sementes e frutos. Normalmente são muito coloridas e algumas espécies são capazes de aprender a reproduzir sons de fala humana. O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como: papagaios, periquitos, maritacas ou maitacas, araras, maracanãs, tuins, jandaias, caturritas, apuins, cacatuas
Atividade 2 – Diferenças entre periquito, maritaca e papagaio.
1º Momento: Após o diálogo, o/a professor/a deverá pesquisar, juntamente com as crianças, para descobrirem as características de cada ave, das quais já haviam escutado seus sons, bem como conhecerem as respectivas imagens de cada animal em questão, cabendo ao/à professor/a salientar que as diferenças entre as aves não se restringem ao som produzido por cada uma delas (aqui, acontecerá a diferenciação entre elas, levando-se em conta os aspectos físicos, de organização social, de reprodução, entre outros), porém existem muitas outras peculiaridades que tornam uma ave bem diferente da outra.
Papagaio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio Conforme consta no site: O papagaio (também conhecido como louro) é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante sua vida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana.
Maritaca
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maritaca Conforme consta no site: O termo maitaca(ou maritaca, ou baitaca) é a designação comum a diversas espécies de aves psitaciformes, da família dos psitacídeos, género Pionus. São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Também são conhecidas pelos nomes de baitaca, humaitá, maitá, maritaca, sôia e suia. As maitacas caracterizam-se pela cauda curta e pela zona em volta dos olhos, que não tem penas. São semelhantes aos papagaios do género Amazona, mas menores.
Periquito
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piriquito
Conforme consta no site: Piriquito ou periquito é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae (papagaios). O nome não corresponde a nenhuma classe taxonómica e é usado para referir as aves menores deste grupo. Os periquitos vivem nas regiões de pastagens naturais na Austrália. A cor natural era o verde claro, mas após várias gerações foi tendo várias cores.
2º Momento: De posse das imagens, o/a professor/a deverá questionar:
Todas as falas devem ser registradas e expostas no mural.
3º Momento: Em seguida, o/a professor/a solicitará que os alunos façam um desenho individual, retratando as mesmas, orientando-os para que prestem atenção ao tamanho de cada uma, às cores, ao formato do bico, as cores dos bicos e ao formato das garras, enfim, à anatomia de cada ave. As produções das crianças deverão ser expostas no mural da escola.
Material Necessário
Atividade 3: Montando uma cena teatral.
1º Momento: O/a professor/a poderá apresentar às crianças um jogo teatral proposto por Viola Spolin, no qual elas deveriam retratar a vida destas aves. Para tanto, teriam que pensar em alguns procedimentos:
A turma seria dividida em grupos de 5 crianças, que deveriam criar uma história para ser apresentada aos demais, o/a professor/a deverá mediar a elaboração do enredo, porém respeitando as idéias das crianças. Lembrando que elas estão estudando sobre aves silvestres, que devem viver na natureza, e não podem ficar presas em gaiolas, nem serem comercializadas em feiras livres. O/a professor/a deverá levar as crianças a refletirem sobre as condições que estas aves devem viver. E a partir daí, criarem uma história, na qual uma destas aves seja um dos personagens.
2º Momento: O/a professor/a deverá discutir que elementos teatrais são necessários para a apresentação: texto, cenário, figurino, sonoplástia e iluminação. Como o jogo teatral não tem a intenção de ser um grande espetáculo para escola, o/a professor/a poderá propor aos alunos que construam apenas as asas e os bicos de seus personagens. Para tanto, deverá discutir com os alunos a elaboração e produção desse figurino.
Obs: As asas poderão ser feitas de TNT branco e pintadas da cor de preferida dos alunos e o bico poderá ser feito de cartolina, fixado com elástico.
Foto da Aluna Brenda e Leticia (1 ano do ensino fundamental) confeccionando asas de TNT para apresentação teatral.(Nayde Solange Garcia Fonseca)
Material Necessário
Atividade 4 - Apresentando a cena teatral.
1º Momento: Os alunos deverão apresentar a cena montada para a escola, vivenciando o jogo teatral com o objetivo de se comunicarem com a platéia, não tendo a preocupação de decorar as falas, deverão improvisar uma vez que foram as próprias crianças que elaboraram o texto.
Foto dos alunos do 1 ano do ensino fundamental - Nayde Solange Garcia Fonseca
Obs: A apresentação deverá ser registrada em fotos e, se possível, filmada.
2º Momento: Ao final do jogo, o/a professor/a deverá propor, a partir a apreciação das fotos e da filmagem, uma avaliação oral do trabalho realizado.
Material Necessário
Alguns sites que abordam o tema:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui
http://www.youtube.com/watch?v=TQKoTusJ2Ec sagüi em cativeiro
http://www.youtube.com/watch?v=neRCtm2mFfg&feature=related sagüi na natureza
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/02/2016
Cinco estrelasADOREI E ESPERO MAIS NOVIDADES, POSSO POSTAR AULA TAMBÉM AQUI SE EU QUISER?????
01/02/2016
Cinco estrelasAchei esse projeto muito criativo, principalmente por ensinar os pequenos a valorizar a natureza através da importância das aves. Indiquei esse projeto, que encontrei quando pesquisava a diversidade das maitacas, no meu blog http://explorandoaves.blogspot.com.br/. Parabéns pela iniciativa!
14/11/2011
Cinco estrelasadorei espero que tenham aprendido um pouco + sobre a natureza ass:Leticia de araujo dias