Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PERIQUITO, MARITACA E PAPAGAIO: SUAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS.

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

 Identificar e conhecer o habitat, as características físicas, a alimentação, reprodução dos animais em questão;

  •  Comparar e diferenciar: papagaio, maritaca e periquito;
  •  Os cuidados que devemos ter para a preservação dessas aves;
  •  Ter consciência da importância delas para o ecossistema.
Duração das atividades
Duas aulas de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noção de preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Diante do descaso do homem com a natureza, atualmente se torna imprescindível um trabalho permanente com as crianças de conscientização da importância da preservação da natureza, um trabalho que faça com que elas não vejam a natureza (animais, plantas, rios  e mares) como algo exterior a elas, mas se sintam parte deste universo, se sintam integradas a ele, até mesmo porque dependem dele para sobreviverem.

 

Atividade 1 – Conhecimentos gerais sobre periquito, maritaca e papagaio.

1º Momento: O/a professor/a questionará  as crianças sobre quais aves elas conhecem, se conhecem alguém que tenha aves em casa, se sabem como as aves vivem, onde vivem, o que elas comem, se são  animais silvestres ( todas as falas das crianças deverão ser registradas e expostas no mural da sala). Em seguida, seria interessante que o/a professor/a apresentasse à turma o som característico do periquito, da maritaca e do papagaio.

Som da maritaca

http://www.youtube.com/watch?v=8ctfV2xA_fU 

Som do periquito

http://www.youtube.com/watch?v=ydp29OpTVS0 

Som do papagaio

http://www.youtube.com/watch?v=KMbguQp-zns&feature=related 

Depois, o/a professor/a deverá levantar os seguintes questionamentos:

  • Quem reconhece esses sons?
  •  Quem sabe dizer o nome de cada ave que emite estes sons?
  •  Qual é o som do papagaio?
  • Qual é o som do periquito?

O/a professor/a deverá instigar  as crianças a emitirem suas opiniões, sempre registrando suas ideias. Depois deverá explicitar conforme consta no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Psitaciformes , que estas aves são   Psitaciformes e que de forma geral caracterizam-se pelo bico encurvado, com a mandíbula superior recurvada sobre a inferior. Esta forma de bico é uma adaptação à alimentação à base de sementes e frutos. Normalmente são muito coloridas e algumas espécies são capazes de aprender a reproduzir sons de fala humana. O grupo inclui aves muito populares e conhecidas tais como: papagaios, periquitos, maritacas ou maitacas, araras, maracanãs, tuins, jandaias, caturritas, apuins, cacatuas

Atividade 2 – Diferenças entre periquito, maritaca e papagaio.

1º Momento: Após o diálogo, o/a professor/a deverá pesquisar, juntamente com as crianças, para descobrirem as características de cada ave, das quais já haviam escutado seus sons, bem como conhecerem as respectivas imagens de cada animal em questão, cabendo ao/à professor/a salientar  que as diferenças entre as aves não se restringem ao som produzido por cada uma delas (aqui, acontecerá a diferenciação entre elas, levando-se em conta os aspectos físicos, de organização social, de reprodução, entre outros), porém existem muitas outras peculiaridades que tornam uma ave bem diferente da outra.

 

                                    Papagaio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio Conforme consta no site: O papagaio (também conhecido como louro) é uma das muitas aves pertencentes à ordem dos Psitaciformes, família Psittacidae; vivem cerca de 100 anos e tem apenas 3 filhotes durante sua vida. Os papagaios têm como característica um bico curvo e penas de várias cores, variando muito entre as diferentes espécies. Alguns papagaios são capazes de imitar sons e, inclusive, a fala humana. 

                                     Maritaca

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maritaca Conforme consta no site: O termo maitaca(ou maritaca, ou baitaca) é a designação comum a diversas espécies de aves psitaciformes, da família dos psitacídeos, género Pionus. São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Também são conhecidas pelos nomes de baitaca, humaitá, maitá, maritaca, sôia e suia. As maitacas caracterizam-se pela cauda curta e pela zona em volta dos olhos, que não tem penas. São semelhantes aos papagaios do género Amazona, mas menores.  

                                    Periquito

http://pt.wikipedia.org/wiki/Piriquito 

Conforme consta no site: Piriquito ou periquito é o nome comum de várias espécies pertencentes à família Psittacidae (papagaios). O nome não corresponde a nenhuma classe taxonómica e é usado para referir as aves menores deste grupo. Os periquitos vivem nas regiões de pastagens naturais na Austrália. A cor natural era o verde claro, mas após várias gerações foi tendo várias cores.

2º Momento: De posse das  imagens, o/a  professor/a deverá questionar:

  •  Elas têm o mesmo tamanho?
  •  Elas têm as mesmas cores?
  •  Como é o bico o papagaio?
  •  E da maritaca?
  •  Qual ave é menor?
  •  Qual ave é maior?
  •  Elas são silvestres?
  •  É correto criar essas aves em casa?
  •  Como são as garras dessas aves?
  •  Por que será que o papagaio fala?
  •  O que eles gostam de comer?
  •  Qual é a cor do periquito?

Todas as falas devem ser registradas e expostas no mural.

3º Momento: Em seguida, o/a professor/a solicitará que os alunos façam um desenho individual, retratando as mesmas, orientando-os para que prestem atenção ao tamanho de cada uma, às cores, ao formato do bico, as cores dos bicos e ao formato das garras, enfim, à anatomia de cada ave. As produções das crianças deverão ser expostas no mural da escola.

 Material Necessário

  •  Tinta guache,
  •  Cartolina,
  •  Pincel,
  •  Tesoura,
  •  Hidrocor,
  •  Giz de cera,
  •  Lápis de cor.

Atividade 3: Montando uma cena teatral.

1º Momento: O/a professor/a poderá apresentar às crianças um jogo teatral proposto por Viola Spolin, no qual elas deveriam retratar a vida destas aves. Para tanto, teriam que pensar em alguns procedimentos:

  •  Onde estariam?
  •  Quem seriam?
  •  O que fariam?

A turma seria dividida em grupos de 5 crianças, que deveriam criar uma história para ser apresentada aos demais, o/a professor/a deverá mediar a elaboração do enredo, porém respeitando as idéias das crianças. Lembrando que elas estão estudando sobre aves silvestres, que devem viver na natureza, e não podem ficar presas em gaiolas, nem serem comercializadas em feiras livres. O/a professor/a deverá levar as crianças a refletirem sobre as condições que estas aves devem viver. E a partir daí, criarem uma história, na qual uma destas aves seja um dos personagens.

 

2º Momento: O/a professor/a deverá discutir que elementos teatrais são necessários para a apresentação: texto, cenário, figurino, sonoplástia e iluminação. Como o jogo teatral não tem a intenção de ser um grande espetáculo para escola, o/a professor/a poderá propor aos alunos que construam apenas as asas e os bicos de seus personagens. Para tanto, deverá discutir com os alunos a elaboração e produção desse figurino.

Obs:  As asas poderão ser feitas de TNT branco e pintadas da cor de preferida dos alunos e o bico poderá ser feito de cartolina, fixado com elástico.

Foto da Aluna Brenda e Leticia (1 ano do ensino fundamental) confeccionando asas de TNT para apresentação teatral.(Nayde Solange Garcia Fonseca)

Material Necessário

  •  TNT,
  •  Tesoura,
  •  Tinta,
  •  Pincel,
  •  Elástico,
  •  Cartolina.

Atividade 4 - Apresentando a cena teatral.

1º Momento: Os alunos deverão apresentar a cena montada para a escola, vivenciando o jogo teatral com o objetivo de se comunicarem com a platéia, não tendo a preocupação de decorar as falas, deverão improvisar uma vez que foram as próprias crianças que elaboraram o texto.

Foto dos alunos do 1 ano do ensino fundamental - Nayde Solange Garcia Fonseca

Obs: A apresentação deverá ser registrada em fotos e, se possível, filmada.

2º Momento: Ao final do jogo, o/a professor/a deverá propor, a partir a apreciação das fotos e da filmagem, uma avaliação oral do trabalho realizado.

Material Necessário

  • Máquina fotográfica;
  • Filmadora.
Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por sua participação na realização das atividades;
  • Por sua interação com à turma;
  • Por sua capacidade de perceber as semelhanças e diferenças entres as três aves estudadas;
  • Por sua desenvoltura na oralidade, nos momentos de expôr dúvidas, fazer perguntas e expressar opiniões;
  • Por sua capacidade de avaliar o estudo realizado no momento da avaliação coletiva;
  • Por sua elaboração e construção da apresentação teatral
  • Por sua criação do texto teatral.
  • Por sua elaboraçao e confecção do figurino

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • leticia , nenhuma , São Paulo - disse:
    titaaraujodias@gmail.com

    14/11/2011

    Cinco estrelas

    adorei espero que tenham aprendido um pouco + sobre a natureza ass:Leticia de araujo dias


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.