Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com o alfabeto.

 

14/06/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica;                        

Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;

Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças no processo inicial de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), uma forma interessante de iniciar esta atividade, pode ser apresentando para a turma um vídeo ou uma música sobre o alfabeto.

Alfabeto - Versão Trem da Alegria (sugiro esta versão, pois no vídeo são exibidos os objetos e as letras) http://www.youtube.com/watch?v=PDwSijmQW0Y Alfabeto  

Enquanto as crianças assistem ao vídeo (o que pode ser mais de uma vez caso as crianças queiram)  vocês podem cantar juntos a música.  Você pode utilizar um grande alfabeto mostrando as letras e reforçando a ordem alfabética para que as crianças memorizem a canção e assimilem as letras do alfabeto. Segue também a letra da música.

Música: Alfabeto

Intérprete: Trem da Alegria

Composição: Ed Wilson/Carlos Colla .

O que começa com A?

Abacate e avião

O que começa com B?

Brincadeira e beliscão

O que começa com C?

Cachorrinho e caminhão

O que começa com D?

Dado, dedo, dói, dedão

O que começa com E?

Elefante e empurão

O que começa com F?

Faca, foca e feijão

O que começa com G?

Gato, garfo e garotão

O que começa com H?

Hot-dog e hamburgão

A e i o u

Ba be bi bo ó

 Ca ce ci co ó

 Da de di do ó

 O que começa com I?

 Ivo, índio e injeção

O que começa com J?

Jacaré e jamelão

O que começa com L?

Lagartixa e lampião

O que começa com M?

Marmelada e macarão

O que começa com N?

Narizinho e narigão

O que começa com O?

Olho, onze e oração

O que começa com P?

Piniquinho, pinicão

O que começa com Q?

Quarta, quinta, sexta não

 A e i o u

Ba be bi bo ó

 Ca ce ci co ó

Da de di do ó

O que começa com R?

 Rabanada e requeijão

O que começa com S?

Sapo, sopa e salsição

O que começa com T?

Talharim e tubarão

O que começa com U?

Urubu e não sei não

O que começa com V?

Vaca, vela e violão

O que começa com X?

Xixi, Xuxa e xuxuzão

O que começa com Z?

Zero, zorro e zangadão

 Eu acho que já sabe ler

Quem cantar essa canção

A e i o u

Ba be bi bó

Ca ce ci có

Da de di do ó

Letra de música retirada do site: http://letras.terra.com.br/trem-da-alegria/75247/ 

Sugestão: após cantar, explorar a música acima (ou outra) pedir para que identifiquem as letras trabalhadas em cada verso.

    Atividade 2- Reconhecimento visual das letras na música.

Depois de ver o vídeo, você e sua turma podem  cantar a canção. Se for possível, você pode imprimir a letra da música em tamanho grande e com o marcador de texto, marcando a letra e as palavras que começam por ela: O que é que começa com S? Sapo, sopa e salsichão   

*É interessante que as crianças estejam em roda e próximas ao quadro para facilitar  a visualização da música e das letras.  

 Atividade 3- Reconhecendo as letras pelas imagens de objetos  

 Você pode selecionar um desenho ou imagem com um objeto que tenha no nome a letra inicial de todas as letras do alfabeto para fazer um alfabeto ilustrado e fixá-lo na sala de aula, desta forma as crianças farão sempre a associação da letra inicial com o som daquela palavra que eles já conhecem. 

 À medida que for fixando as palavras, em ordem alfabética, fale em voz alta a letra inicial e depois a palavra, faça-os  voltar a atenção para o som  de cada letra no início de cada palavra.

Exemplo retirado do site:  http://liarty.blogspot.com/2010/03/alfabeto-ilustrado_24.html 

 

Atividade 4- Nomeando os desenhos.

Utilizando os desenhos acima, as crianças podem praticar a escrita dos nomes das figuras que aparecem nas imagens. Esse é um bom exercício para, além de tudo, o professor realizar um diagnóstico de como as crianças estão grafando as palavras.    

Recursos Complementares

Você pode trabalhar com outros vídeos com músicas relacionadas ao alfabeto.

Versão Eliana: http://www.youtube.com/watch?v=BZr5Hi718qA&feature=player_embedded      

Abecedário da Xuxa : http://www.youtube.com/watch?v=IE61bi--yoQ&feature=related    

Avaliação

Depois de realizar as atividades acima você poderá avaliar:

  1)     se as crianças nomeiam, pelo menos, algumas letras;

2)     se associam as letras (pelo menos algumas) a algumas palavras;

 3)     Se algumas crianças nunca viram o alfabeto, você deverá redobrar sua atenção reforçando a imagem e o som, mostrar a letra e o desenho da palavra para que elas compreendam que as letras são uma representação do som;

 4)      Observe se os aprendizes conseguem ter um reconhecimento das letras, mostrando-os o alfabeto e fazendo-os refletir e responder qual é a letra inicial do objeto e o reconhecimento do respectivo símbolo/letra;

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria da Conceição de Oliveira, Escola Municipal Eusébio de Queiroz , Rio de Janeiro - disse:
    ginha5.4@hotmail.com

    11/07/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante as atividades complementares pois uso essa atividades com frequência com o alfabeto da Xuxa, e eles adoram!A partir de agora complementarei com as sugestões apresentadas. Obrigada ! Adorei!


  • jorcilei lima, Escola Municipal Arthur Campos Mello , Mato Grosso do Sul - disse:
    jorcileilima3@hotmail.com

    14/06/2013

    Quatro estrelas

    Primeira vez q acesso este site ele é otimo.


  • Alexandra Magalhães Frighetto, EE NORBERTO SCHWANTES , Mato Grosso - disse:
    magalhaesfrighetto@yahoo.com.br

    26/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, gostei desta aula.


  • Elma da Pascoa dos Santos Marinato, Escola Municipal Rotary , Minas Gerais - disse:
    elmadapascoa@Gmail.com

    18/10/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito legal, criativa e divertida. A autora usou como estratégia a musica que além de lúdica é muito melhor para o aluno memorizar. Trouxe também sugestões de sites a serem utilizados; deu abertura para que possamos apresentar essa aula da forma que acharmos mais apropriada. Nesse momento foi que pensei em encaixar aqui também alguns jogos tipo: memória, baralho e também trilhas do alfabeto. Gostei muito da aula, vou aproveitá-la já que sou amante da alfabetização.Quero que todos leiam.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.