20/05/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula:
Justificativa para a proposição das aulas: No trabalho de conscientização das crianças acerca da importância de se preservar a natureza, o conhecimento das ações do IBAMA se faz imprescindível, pois faz com que a criança veja tal orgão como um parceiro “legal” na luta contra a destruição da natureza.
Atividade 1 – Sabendo um pouco mais sobre o IBAMA.
1º Momento: O/a professor/a reunirá a turma para conversar sobre o IBAMA, fazendo alguns questionamentos:
Ouvidas as possíveis respostas, o/a professor/a começará a dar explicações sobre o IBAMA, comentando sobre sua data de fundação, quem o criou, com que finalidade, qual o trabalho que o orgão desenvolve, quem trabalha nele.
2º Momento: Aproveitando o conhecimento angariado pelos alunos sobre o assunto, o/a professor/a lançará mão da seguinte questão: será que os animais silvestres não podem ser criados por ninguém mesmo? Depois das respostas, começará a explicar que existem pessoas que podem criar animais silvestres, mas para isso é preciso que elas tenham uma autorização do IBAMA, sendo que esta autorização só é dada quando o IBAMA sabe que a pessoa tem plenas condições de providenciar coisas, como: espaço ideal para o animal que deseja criar, funcionários especializados para tratarem do animal, além disso a criação não poderá ter, de forma alguma, fins lucrativos.
3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças farão um texto coletivo, em forma de tópicos, pontuando as principais informações sobre o IBAMA, sendo tal texto escrito em uma cartolina e expostona sala de aula.
Sede do IBAMA no Pará
Atividade 2 - Entrevistando um especialista.
Os alunos entrevistarão um funcionário do IBAMA, porém antes o/a professor/a, tomará nota dos principais questionamentos das crianças:
Mesmo assim, salienta-se que os alunos devem ser estimulados a fazerem novas perguntas no momento da entrevista.
Atividade 3 – Visitando um cativeiro.
1º Momento: O/a professor/a dirá aos alunos que irão visitar um cativeiro. Como de costume, aproveitará a oportunidade para fazer os combinados da aula-passeio: não se afastar do grupo, obedecer as determinações do/a professor/a, não pegar nos animais, entre outros.
2º Momento: Durante a visitação, o/a professor/a deverá pedir que os alunos prestem atenção na estrutura do cativeiro, em como os animais são tratados, se eles parecem felizes ou não, se o tamanho do lugar parece ideal para criar o tipo de animal que está sendo criado, na maneira como a alimentação é feita. Também, se possível, perguntar ao responsável pelo cativeiro, como a saúde dos animais é tratada, qual a despesa mensal, o que foi preciso para ganhar a autorização do IBAMA.
Obs: A visita deverá ser registrada em fotos.
Anta criada em cativeiro
Atividade 4: Confeccionando um "grande" livro.
1º Momento: Os alunos deverão criar um texto narrando, em capítulos, a aula passeio, a partir da observação das fotos tiradas. Este texto deverá ser transcrito para um grande livro, que poderá de confeccionado com cartolina, estando cada capítulo emoldurado pelas respectivas fotos a ele ligadas. O livro deverá ser bem colorido, fazendo lembrar as cores da natureza.
2º Momento: O livro deverá ser lançado oficialmente na biblioteca com a presença de direção, coordenação e das demais turmas, ficando os alunos anfitriões responsáveis por explicar o conteúdo da obra e como ela foi confeccionada.
Material Necessário
Vídeos que mostram a atuação do IBAMA:
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!