Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COMO AGE O IBAMA?

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula:

  •  A conhecer as ações do IBAMA;
  •  A conhecer quem pode criar animais silvestres;
  •  Sobre a importância deste orgão para a preservação da natureza.
Duração das atividades
Três aulas cada uma com 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Noção de preservação da natureza.
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: No trabalho de conscientização das crianças acerca da importância de se preservar a natureza, o conhecimento das ações do IBAMA se faz imprescindível, pois faz com que a criança veja tal orgão como um parceiro “legal” na luta contra a destruição da natureza.

 

Atividade 1 – Sabendo um pouco mais sobre o IBAMA.

1º Momento: O/a professor/a reunirá a turma para conversar sobre o IBAMA, fazendo alguns questionamentos:

  •  Vocês já ouviram falar do IBAMA?
  •  Sabem o que significa esta sigla?
  •  O que ele faz?

Ouvidas as possíveis respostas, o/a professor/a começará a  dar explicações sobre o IBAMA, comentando sobre sua data de fundação, quem o criou, com que finalidade, qual o trabalho que o orgão desenvolve, quem trabalha nele.

 2º Momento: Aproveitando o conhecimento angariado pelos alunos sobre o assunto, o/a professor/a lançará mão da seguinte questão: será que os animais silvestres não podem ser criados por ninguém mesmo? Depois das respostas, começará a explicar que existem pessoas que podem criar animais silvestres, mas para isso é preciso que elas tenham uma autorização do IBAMA, sendo que esta autorização só é dada quando o IBAMA sabe que a pessoa tem plenas condições de providenciar coisas, como: espaço ideal para o animal que deseja criar, funcionários especializados para tratarem do animal, além disso a criação não poderá ter, de forma alguma, fins lucrativos.

3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças farão um texto coletivo, em forma de tópicos, pontuando as principais informações sobre o IBAMA, sendo tal texto escrito em uma cartolina e expostona sala de aula.

                             Sede do IBAMA no Pará

Atividade 2 - Entrevistando um especialista.

  Os alunos entrevistarão um funcionário do IBAMA, porém antes o/a professor/a, tomará nota dos principais questionamentos das crianças:

  • O que significa "IBAMA"?
  • Qual a finalidade dele?
  • Como o IMABA trabalha?
  • O que a pessoa tem que fazer para poder trabalhar nele?

 Mesmo assim, salienta-se que os alunos devem ser estimulados a fazerem novas perguntas no momento da entrevista.

 

Atividade 3 –  Visitando um cativeiro.

1º Momento: O/a professor/a dirá aos alunos que irão visitar um cativeiro. Como de costume, aproveitará a oportunidade para fazer os combinados da aula-passeio: não se afastar do grupo, obedecer as determinações do/a professor/a, não pegar nos animais, entre outros.

 2º Momento: Durante a visitação, o/a professor/a deverá pedir que os alunos prestem atenção na estrutura do cativeiro, em como os animais são tratados, se eles parecem felizes ou não, se o tamanho do lugar parece ideal para criar o tipo de animal que está sendo criado, na maneira como a alimentação é feita. Também, se possível, perguntar ao responsável pelo cativeiro, como a saúde dos animais é tratada, qual a despesa mensal, o que foi preciso para ganhar a autorização do IBAMA.

 Obs: A visita deverá ser registrada em fotos.

                         Anta criada em cativeiro

Atividade 4: Confeccionando um "grande" livro.

1º Momento: Os alunos deverão criar um texto narrando, em capítulos, a aula passeio, a partir da observação das fotos tiradas. Este texto deverá ser transcrito para um grande livro, que poderá de confeccionado com cartolina, estando cada capítulo emoldurado pelas respectivas fotos  a ele ligadas. O livro deverá ser bem colorido, fazendo lembrar as cores da natureza.

2º Momento: O livro deverá ser lançado oficialmente na biblioteca com a presença de direção, coordenação e das demais turmas, ficando os alunos anfitriões responsáveis por explicar o conteúdo da obra e como ela foi confeccionada.

Material Necessário

  •  Máquina fotográfica,
  •  Cartolinas,
  •  Coleções de lápis para pintura,
  •  Cola,
  •  Lápis piloto.

 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Por seu envolvimento na realização das atividades;
  • Pelo sua interação com os colegas de classe;
  • Pela sua capacidade de concentração na hora das explicações;
  • Pelo seu entendimento sobre as funções do IBAMA, os profissionais que nele atuam, e das conseqüências do trabalho desenvolvido pelo orgão para a preservação da natureza.
  • Por sua capacidade de cumprir combinados;
  • Pela desenvoltura da sua oralidade nos momentos oportunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.