Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contação de histórias: interpretação e escrita de “palavras-chaves”.

 

14/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Desenvolver a habilidade de ouvir e interpretar histórias;

Desenvolver a produção escrita realizando o registro de palavras principais do texto;

Ampliar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;

Duração das atividades
6 horas/aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças no processo inicial de alfabetização e que já reconheçam sílabas, rimas e terminações de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Ouvindo uma história e interpretando-a.

Nesta primeira atividade, você precisa contar uma história para o grupo ( de preferência não muito longa). A intenção é que as crianças interpretem e registrem a história em uma folha de papel em branco com desenhos ou com a escrita de algumas palavras que conseguirem grafar sozinhas.  

 É importante que neste momento as crianças não troquem informações, que elas somente ouçam a história e registrem.

Peça que cada uma apresente seu registro da história para toda a turma. Converse com o grupo sobre as impressões que cada criança teve sobre a história.

 Depois peça que escrevam no verso da folha o nome, a data, título da história, e o nome do autor.   

 * Sugestões de livros abaixo e  nos Recursos educacionais adicionados a aula.    

Atividade 2 – Interpretação em conjunto.

Com a turma faça uma visita à biblioteca e organize as crianças em duplas. Peça que cada dupla escolha um livro. É importante que você auxilie neste processo de escolha para que as crianças tenham um livro adequado ao nível de aprendizado/idade em mãos para realizar esta atividade.

  1. Cada dupla fará uma interpretação do livro através do reconhecimento de imagens e  palavras.
  2. Peça que a dupla faça o registro com desenhos e escrita de algumas palavras que consigam grafar sozinhas.
  3. Ajude a dupla a ler o título, localizar onde está escrito o nome do autor e fazer o registro na folha.    

Atividade 3 – Leitura do livro e apresentação do registro.

Ao final de cada aula, você poderá fazer a leitura de um dos livros que foram escolhidos pelas crianças.

Antes da leitura que você fará do livro, peça dupla que fez o registro sobre o livro que o apresente antes, pois Isto possibilitará o levantamento de hipóteses.

Leia o livro com a turma e depois faça uma roda de conversa sobre o registro que a dupla fez sobre o livro sem tê-lo lido e pergunte a dupla sobre o que mudou depois de ouvir a história contada pela professora. Deixe que toda turma faça observações sobre a história.

Dica: Fale sempre da importância de observar com atenção as “pistas” dos livros (imagens e palavras chaves). Converse, de maneira que as crianças compreendam, sobre a importância da leitura para o entendimento e aprendizado.

      Boa aula!

Recursos Complementares

Neste site indico uma lista de livros: http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/ 

, neste site é apresentada uma lista com os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006, indicado pelo Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Outra  lista de livros está na reportagem do Jornal  FolhaOnline, em que 17 especialistas em literatura indicaram livros infantis essenciais a biblioteca. Você pode ler a reportagem no site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70169.shtml . 

Avaliação

Durante a realização da atividade, você observará o desempenho das crianças nos os seguintes aspectos:

1)     Como foi o registro do livro considerando a produção escrita de palavras principais do texto.

2)     Com relação aos desenhos observe se  há uma coerência entre a imagem e o que a criança explica do mesmo.

 3)     Por meio desta atividade as crianças aprenderam novas palavras.

4)      Ampliaram seu vocabulário e conseguem escrever algumas delas mesmo que de memória.

4) A criança foi capaz de ouvir e interpretar as histórias lidas?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria helena de Souza, E.M.Professora Stella Fideles , Minas Gerais - disse:
    dmariahelena35@yahoo.com.br

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    Entrei no portal do professor e observei a aula de Mariane Patricia de Madeira Lopes.Contação de histórias e escrita da palavra chave. Ela apresenta uma estratégia de trabalho bem parecido com as nossas aulas,quando diz que é muito importante conversar de maneira que as crianças compreendam sobre a importância da leitura para o entendimento e aprendizado.Registrando algumas palavras.Fazendo desenhos sobre a historia e também visitando a biblioteca onde as crianças poderão escolher a proxima hist


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.