14/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Desenvolver a habilidade de ouvir e interpretar histórias;
Desenvolver a produção escrita realizando o registro de palavras principais do texto;
Ampliar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;
Crianças no processo inicial de alfabetização e que já reconheçam sílabas, rimas e terminações de palavras.
Atividade 1 – Ouvindo uma história e interpretando-a.
Nesta primeira atividade, você precisa contar uma história para o grupo ( de preferência não muito longa). A intenção é que as crianças interpretem e registrem a história em uma folha de papel em branco com desenhos ou com a escrita de algumas palavras que conseguirem grafar sozinhas.
É importante que neste momento as crianças não troquem informações, que elas somente ouçam a história e registrem.
Peça que cada uma apresente seu registro da história para toda a turma. Converse com o grupo sobre as impressões que cada criança teve sobre a história.
Depois peça que escrevam no verso da folha o nome, a data, título da história, e o nome do autor.
* Sugestões de livros abaixo e nos Recursos educacionais adicionados a aula.
Atividade 2 – Interpretação em conjunto.
Com a turma faça uma visita à biblioteca e organize as crianças em duplas. Peça que cada dupla escolha um livro. É importante que você auxilie neste processo de escolha para que as crianças tenham um livro adequado ao nível de aprendizado/idade em mãos para realizar esta atividade.
Atividade 3 – Leitura do livro e apresentação do registro.
Ao final de cada aula, você poderá fazer a leitura de um dos livros que foram escolhidos pelas crianças.
Antes da leitura que você fará do livro, peça dupla que fez o registro sobre o livro que o apresente antes, pois Isto possibilitará o levantamento de hipóteses.
Leia o livro com a turma e depois faça uma roda de conversa sobre o registro que a dupla fez sobre o livro sem tê-lo lido e pergunte a dupla sobre o que mudou depois de ouvir a história contada pela professora. Deixe que toda turma faça observações sobre a história.
Dica: Fale sempre da importância de observar com atenção as “pistas” dos livros (imagens e palavras chaves). Converse, de maneira que as crianças compreendam, sobre a importância da leitura para o entendimento e aprendizado.
Neste site indico uma lista de livros: http://livroseafins.com/os-33-melhores-livros-infantis-de-1974-a-2006/
, neste site é apresentada uma lista com os 33 melhores livros infantis de 1974 a 2006, indicado pelo Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Outra lista de livros está na reportagem do Jornal FolhaOnline, em que 17 especialistas em literatura indicaram livros infantis essenciais a biblioteca. Você pode ler a reportagem no site: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u70169.shtml .
Durante a realização da atividade, você observará o desempenho das crianças nos os seguintes aspectos:
1) Como foi o registro do livro considerando a produção escrita de palavras principais do texto.
2) Com relação aos desenhos observe se há uma coerência entre a imagem e o que a criança explica do mesmo.
3) Por meio desta atividade as crianças aprenderam novas palavras.
4) Ampliaram seu vocabulário e conseguem escrever algumas delas mesmo que de memória.
4) A criança foi capaz de ouvir e interpretar as histórias lidas?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/11/2010
Cinco estrelasEntrei no portal do professor e observei a aula de Mariane Patricia de Madeira Lopes.Contação de histórias e escrita da palavra chave. Ela apresenta uma estratégia de trabalho bem parecido com as nossas aulas,quando diz que é muito importante conversar de maneira que as crianças compreendam sobre a importância da leitura para o entendimento e aprendizado.Registrando algumas palavras.Fazendo desenhos sobre a historia e também visitando a biblioteca onde as crianças poderão escolher a proxima hist