14/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.
Atividade 1 - Leitura do texto sobre o Dia Mundial da água.
Professor (a) seguem atividades que você pode trabalhar com sua turma referentes ao dia mundial da água, o texto sofreu adaptações para poder ser lido e entendido por crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Leia para sua turma e juntos façam a interpretação por parágrafos. É importante que seja feita uma cópia para cada criança.
22 de Março: Dia Mundial da água
Desde os primórdios da humanidade, sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da agricultura. Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. Por esses motivos, a ONU – Organização das Nações Unidas - criou o dia mundial da água, em vinte e dois de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a água.
Em dez de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.” A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental, a consciência ecológica em relação à água.
Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:
- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que a mesma é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da preservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.
Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todos os homens sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Texto de Jussara de Barros adaptado por Mariane Patrícia Madeira Lopes.
Junto com as crianças faça oralmente a interpretação do texto. Busque no dicionário, junto com o grupo, o significado das palavras negritadas e/ou outras que as crianças demonstrarem dúvida sobre o significado. Ajude-as a entender expressões como: ONU, Patrimônio Mundial, Gerações futuras etc.
Atividade 2 – Organização de palavras em ordem alfabética.
A proposta é de organização alfabética de palavras, explique que desta forma ficará mais fácil a consulta ao dicionário.
Cada criança fará a organização em sua folha e depois você fará a correção no quadro explicando o sistema de organização alfabético, o que sempre é bom relembrar!
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
Coloque as palavras do quadro abaixo em ordem alfabética:
PRIMÓRDIOS |
POLUÍDA |
DESPERDIÇADA |
AGRICULTURA |
ACERCA |
DESENVOLVIMETNO |
NAÇÕES |
SOCIEDADE |
SENADO |
OPORTUNIDADES |
SOLUÇÕES |
CAUTELOSAS |
COTIDIANO |
ESSENCIAL |
PATRIMÔNIO |
POTÁVEL |
ESCASSOS |
PRESERVAÇÃO |
Atividade 3 – Ampliando a capacidade de escrita a partir da interpretação do texto.
Atividade de Português
Responda sozinho as questões abaixo:
1. Qual a atitude que sua família pode adotar a partir de hoje para diminuir o consumo de água? ______________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________
2. Lembra-se que discutimos o texto em sala hoje? Vamos resgatar algumas expressões que a professora explicou. Escreva o que você entendeu sobre:
Organização das Nações Unidas: ___________________________________________________ _____________________________________________________________________________
Gerações futuras: _______________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
Patrimônio Mundial: _____________________________________________________________ _____________________________________________________________________________
3. O texto abaixo está com as frases fora de ordem. Reescreva em seu caderno organizando as frases para que faça sentido.
Dia mundial da água. |
Dia 22 de março é o Dia Mundial da água. |
Fechando o chuveiro durante o banho, escovando os dentes com a torneira fechada, utilizando a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada, molhando as plantas no início da manhã ou final da tarde, consertando vazamentos, nunca jogar óleo no ralo da pia e não tomando banhos demorados. |
Todos nós podemos contribuir para a economia de água, com pequenas ações no nosso dia a dia. |
Se todos não mudarmos nossos hábitos de consumo, um dia a água em nosso planeta pode acabar. |
Atividade 4 – Dialogando com outro texto através da interpretação da música:
Água! Vamos Economizar! Nesta atividade, você pode optar por mostrar o clipe através da internet que é bastante educativo e bonito ou mesmo ensinar a música aos seus alunos. Depois vocês podem, em roda, fazer uma discussão do texto comparando-o a música da Turma da Mônica, para finalizar, as crianças podem fazer um registro das coisas comuns de ambos registrando o que eles reconhecem como sendo fundamental para conservação da água.
Letra da Música “Água! Vamos economizar”:
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY
Atividade 5 - Pensando novas soluções para o Meio Ambiente.
Adaptação do texto do site: http://educaja.com.br/2010/03/dia-mundial-da-agua-22-de-marco.html
Durante a leitura e interpretação coletiva do texto, como os alunos relacionaram as informações novas, quais as sugestões e hipóteses que criaram sobre o texto?
Durante a atividade de organização alfabética das palavras, observe se:
Quanto a atividade de produção escrita:
Quanto a conscientização ambiental:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2013
Três estrelasmuito interessante
22/03/2011
Cinco estrelasGostei muito do direcionamento da professora! Parabéns!!! Estou adaptando suas ideias para meus alunos!
20/03/2011
Cinco estrelasnota 1000000
20/03/2011
Cinco estrelasdorei a aula.Parabéns e obrigada.