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Textos míticos” e “textos enciclopédicos”: comparação de dois gêneros textuais

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

  • Identifique as características centrais dos gêneros textuais: “lendas” e “textos enciclopédicos”;
  • Leia e compreenda os textos: “lenda” e “texto enciclopédico”
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema) é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma mais autônoma.

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo a ele que tente ler uma parte do texto sozinho. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: LENDA: “O ÍNDIO GUARANÁ”

Objetivos:

Levantar e confirmar hipóteses referentes ao conteúdo do texto.                  

Desenvolver estratégias de leitura                   

Desenvolver o conceito de palavra

ÍNDIO GUARANÁ

Dizem os índios que, uma vez, há muito tempo atrás, vivia um casal que não conseguia ter filhos.

Como eles queriam muito uma criancinha, rezaram para que Tupã, o deus supremo, lhes fizesse a vontade. Tupã olhou nos corações do índio e da índia e viu que eles eram bons e honestos. Assim, resolveu atender o desejo do casal e lhes deu de presente um menino.

O indiozinho cresceu forte e bonito, trazendo muitas alegrias a seus pais e a toda a tribo. Porém, o deus da escuridão, chamado Jurupari (você já reparou que há sempre um malvado que vem estragar a alegria dos outros nas histórias de todos os povos?), começou a ter inveja do menino, exatamente porque ele trazia felicidade e muita paz à todos. A inveja cresceu e cresceu, até que Jurupari resolveu acabar com aquilo de vez: aproveitou um momento de distração da criança e, transformando-se em cobra, mordeu o menino e matou-o com seu veneno.

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Todos ficaram desesperados com a notícia da morte do indiozinho. Mas, de repente, trovões estrondosos se ouviram nos céus. A mãe da criança morta percebeu que o trovão era a voz de Tupã, dizendo: "Mulher! Planta na terra os olhos de teu filho tão injustamente assassinado. Não posso fazer a criança voltar à vida, mas farei nascer dos olhos dela uma fruta maravilhosa, que muitos prazeres trará ao teu povo!"

Assim a índia fez. Plantou os olhos do filho e, pouco depois, viu brotar da terra uma planta que deu um fruto negro, com um aro ao redor, como se fossem... olhos!

Dessa forma, surgiu o guaraná, um fruto da Floresta Amazônica que é usado para dar energia a quem o bebe.

Certamente você já tomou guaraná sob a forma de refrigerante. Mas existe também à venda o pó para fazer refresco. Que tal experimentar um autêntico suco indígena esta semana?

Retirado do site: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=743                                                                

XXX

1.1 Leitura da lenda

Entregue a lenda para as crianças e leia até a metade da história (fizemos uma marcação no texto para indicá-la). Em seguida, solicite aos alunos que levantem hipóteses sobre o desfecho do enredo. Anote-as no quadro e, ao final da leitura, peça que verifiquem se elas se confirmaram.               

1.2 Releitura da lenda 

Para essa intervenção, siga os seguintes procedimentos:

  • Divida as crianças em grupos de seis.
  • Distribua para cada membro do grupo uma folha de ofício com o título de uma parte da história. Um dos membros deverá receber a folha com o título do texto.
  • Peça aos alunos que ilustrem a parte da história que lhes coube.
  • Em seguida, os grupos deverão ler o título de cada parte da história e observar as ilustrações para montar a história na ordem correta, formando um livrinho.  
  • Os alunos poderão levar o livrinho para casa a fim de mostrá-lo aos familiares.

Abaixo, sugerimos os títulos que cada membro do grupo deverá receber:

NOME DA HISTÓRIA

Índio Guaraná

TÍTULO 1

Oração à Tupã

TÍTULO 2

O nascimento do indiozinho

TÍTULO 3

A maldade de Jurupari

TÍTULO 4

 A ordem de Tupã

TÍTULO 5

 O nascimento do  Guaraná

1.3 Atividade de segmentação de palavras   

Escreva os títulos trabalhados no item 1.2 no quadro e peça aos alunos que contem quantas palavras tem cada um. Em seguida, reforce que todas as palavras devem ser separadas por um espaço em branco.  Peça, então, que tentem segmentar corretamente os referidos títulos.

Sugerimos que a atividade seja feita em duplas e sem consulta. Ao final, deverá ser corrigida coletivamente. Abaixo um exemplo:             

Separe as palavras por um espaço em branco:   

Índioguaraná  

______________________________________________________________________

Onascimentodoindiozinho

______________________________________________________________________

AmaldadedeJurupari

______________________________________________________________________

AordemdeTupã

______________________________________________________________________

OnascimentodoGuaraná

______________________________________________________________________

ATIVIDADE 2: TEXTO: “GUARANÁ DA AMAZÔNIA”

Objetivos: Localizar e relacionar informações do texto                   

               Elaborar perguntas em relação ao conteúdo de um texto

GUARANÁ DA AMAZÔNIA

MANAUS - O Guaraná é uma pequena árvore originária da Amazônia. Ele é  encontrado no Brasil e  naVenezuela. Seu nome científico é Paullinia Cupana Kunth e pertence a família Sapindaceae. É também conhecido por uaraná, narana, guaranauva, guaranaina, guaraná cerebral e guaraná-da-amazônia. O seu fruto possui grande quantidade de cafeína (chamada de guaraína quando encontrada no guaraná) e por ser estimulante é usado na fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.

Tem casca vermelha e quando maduro deixa aparecer a polpa branca e suas sementes, assemelhando-se com olhos. Seus frutos formam cachos. Na região próxima ao município de Maués, onde é cultivada, os índios da nação saterê-mawé têm lendas sobre a origem da planta. Os índios consideravam o guaraná sagrado e utilizavam sua pasta como remédio.   

Adaptado do site: http://portalamazonia.globo.com/pscript/amazoniadeaaz/artigoAZ.php?idAz=76    

2.1 Leitura do texto 

Entregue para a turma o texto e leia o seu título. Explique que esse texto não contará uma história sobre o Guaraná. Ele nos dará algumas informações em relação a esse fruto.

Ao final da leitura, pergunte aos aprendizes o que eles aprenderam sobre o Guaraná. Oralmente, questione:

  • De onde o Guaraná é originário?
  • Qual o seu nome científico?
  • Que outros nomes ele recebe?
  • Por que ele é usado para fabricar refrigerante?
  • Como são seus frutos?
  • Qual a visão dos índios sobre essa planta?  

 2.2 Elaboração de perguntas escritas

Lance o desafio aos alunos de escreverem perguntas sobre o texto para outra turma responder. Eles deverão elaborá-las oralmente enquanto você as registra no quadro. Ao final, é só copiá-las em uma folha de ofício. (Cada aluno da outra turma deverá receber uma folha e responder as perguntas. Faça os combinados necessários com a professora referente.)

2.3 Correção das perguntas             

A correção das perguntas poderá ser feita coletivamente. A cada questão, peça aos alunos que leem as respostas dadas pelos colegas e verifiquem se ela está correta. Se houver correções a fazer, poderão escrever a resposta adequada ao final da folha.

ATIVIDADE 3: COMPARANDO OS TEXTOS

Objetivos:

Analisar e comparar os gêneros textuais: “lenda” e “texto enciclopédico”

Retome os dois textos trabalhados nas atividades anteriores. Leia-os para os alunos e os incentive a identificar as diferenças entre eles. Encaminhe o debate por meio das seguintes questões:

  • Qual dos texto conta uma história? Por que?
  • A história contada no texto  “O índio Guaraná” foi criada por qual povo?
  • Qual dos textos nos oferece informações sobre o Guaraná? Localize algumas dessas informações.   

Em seguida, explique aos aprendizes que chamamos o primeiro texto de “lenda” e o segundo de “texto enciclopédico”. Leia para a turma a definição de cada um desses textos:

Lenda: Narrativa sobre seres maravilhosos ou encantadores feitas por um povo. Trata-se de uma história cheia de mistério e fantasia, que nasceu para explicar acontecimentos de causas desconhecidas.

Texto enciclopédico: Expõe conhecimentos sobre determinado assunto de forma metódica e ordenada.

Ao final, as crianças deverão completar um quadro com as características de cada tipo de texto. Essa atividade poderá ser feita coletivamente. Abaixo, um exemplo:

LENDAS

TEXTOS ENCICLOPÉDICOS 

São histórias criadas por um povo.

São textos que nos oferecem informações sobre um determinado assunto.

São guardadas na memória e passadas de geração em geração.

São encontradas em enciclopédias, jornais, revistas, internet etc

A gente lê para conhecer um povo ou para se distrair.

A gente lê para ficar se informar sobre assuntos de nosso interesse.

ATIVIDADE 4: APLICANDO OS CONHECIMENTOS

 

Objetivo: Identificar os gênero textuais: “lenda” e “texto enciclopédico”   

Leia os textos junto com as crianças e peça que elas identifiquem qual deles é a “lenda” e qual deles é o “texto enciclopédico”. Em seguida, incentive-as a falarem as características de cada um desses textos.

Se necessário, volte ao quadro elaborado na atividade anterior. Sugerimos, ainda, que você desenvolva atividades de leitura e de interpretação semelhantes às aqui propostas.

A LENDA DOS RIOS   

Dizem que antigamente era tudo seco. Juruna morava dentro do mato e não tinha água nem rio. Juriti era a dona da água, que a guardava em três  tambores.  Os filhos de Cinaã estavam com sede e foram pedir água para o passarinho, que não deu e disse: "Seu pai é Pajé muito grande, porque não dá água para vocês?" Aí voltaram para casa chorando muito. Cinaã perguntou porque estavam chorando e  eles contaram.

Cinaã disse para eles não irem mais lá que era perigoso, tinha peixe dentro dos tambores. Mas eles foram assim mesmo e quebraram os tambores. Quando a água saiu, Juriti virou bicho. Os irmãos pularam longe, mas o peixe grande que estava lá dentro engoliu Rubiatá (um dos irmãos) , que ficou com as pernas fora da boca.

Os outros dois irmãos começaram a correr e foram fazendo rios e cachoeiras. O peixe grande foi atrás levando água e fazendo o rio Xingu. Continuaram até chegar no Amazonas. Lá os irmãos pegaram Rubiatá, que estava morto. Cortaram suas pernas, pegaram o sangue e sopraram. Rubiatá virou gente novamente. Depois eles sopraram a água lá no Amazonas e o rio ficou muito largo. Voltaram para casa e disseram que haviam quebrado os tambores e que teriam água por toda a vida para beber.   

Retirado do site: http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=42&Itemid=1       

OS RIOS

Existem rios que nascem quando as águas que estão embaixo da terra chegam à superfície, formam as chamadas “minas d´água” e escorrem. Outros rios têm sua origem a partir do gelo que derrete, como é o caso do rio Amazonas.

Os rios podem variar segundo a quantidade de água. Rios perenes: São rios em que as águas não secam, mesmo nos períodos de pouca chuva. Esses rios são muito importantes em regiões de climas seco, principalmente na agricultura. Rios temporários ou intermitentes: São rios temporários que secam nos períodos com pouco ou nenhuma chuva.

Adaptado do site: http://www.brasilescola.com/geografia/aguas-continentais.htm 

Recursos Complementares

 Sugerimos a  leitura do livro: “Estratégias de leitura”, de Izabel Solé.

Avaliação

Para verificar se os alunos se apropriaram das características dos gêneros textuais: “lenda” e “texto enciclopédico”, sugerimos que você desenvolva essa mesma sequência didática, utilizando os textos da atividade 4.

Assim, você poderá perceber o que as crianças já aprenderam e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

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