Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Histórias em quadrinhos: interpretação, leitura e escrita.

 

23/06/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar a interpretação de imagens;
  • Reconhecer a importância do título na construção de um texto;
  • Trabalhar a produção escrita de acordo com o gênero textual;
Duração das atividades
4aulas de 40 minutos divididos em dois momentos distintos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar ( ainda que com dificuldades) pequenos textos/frases.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Contando a história dos Três Porquinhos.

 Para que as crianças interpretem a história em quadrinhos nesta atividade, conte a história dos Três Porquinhos.

Quando terminar, organize as crianças em roda e converse sobre o que compreenderam da história, se já a conheciam, se conheciam outra versão e neste caso peça às crianças que façam comparações entre a história que já conheciam e a que você contou.

 Seguem sugestões de livro e site para contar a história. Você pode ainda contar de memória e pedir às crianças que ajudem a relembrar trechos da história.

Outra possibilidade é ir com a turma a biblioteca da escola e procurar um livro com esta história. 

História: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24 

Livro: Os três porquinhos - Cyril Hahn    

Atividade 2 – Contando uma nova versão 

Segue abaixo uma história em quadrinhos.  Apresente-a  para a turma da maneira que for mais adequada: impressão em folha tamanho A3, por exemplo, ou uma cópia para cada criança. Deixe que  as crianças interpretem a história.

 Faça uma roda de conversa e peça às crianças que interpretem a história em quadrinhos, discuta sobre o ambiente em que ocorre esta história, quais as relações que este quadrinho tem com a história dos “Os três porquinhos”?

  • Peça que discutam os possíveis sentidos da fala da Mônica no último quadrinho.
  • Como cada porquinho dessa história se relaciona com as outras versões conhecidas da turma?
  • Que outro título a turma daria para esta história?  

 Imagem retirada do site: http://www.turmadamonica.com.br/index.htm  

Atividade 3 - Criando sua própria história em quadrinhos.

Dividindo a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 crianças, você  pode propor as crianças que façam com outra história conhecida (clássica) como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela,  O Flautista de Hamenlin, uma nova versão em quadrinhos.

Pode  ser proposto um pequeno roteiro:

 1 – Escolher a história,

2 – Os personagens da nova história serão da Turma da Mônica ou da nossa própria sala de aula?

3 – Como faremos esta história virar quadrinhos? Qual será o princípio, o meio e o final da história?

 4 – Usaremos balões com escrita ou não?

 5 -  Quem fará os desenhos?

6 – Qual o título que daremos a esta história em quadrinhos? O título combina com a história?

Depois da história pronta revise junto com os grupos e depois das correções, peça às crianças que passem canetinhas nos escritos para ficar bem bonito!

Você pode reunir todas as histórias da turma e criar uma revista em quadrinhos, podem fazer uma capa, numerar páginas e deixá-la a disposição das crianças para que todos possam ler as histórias.

 

Boa aula!

Recursos Complementares

Pode ser apresentado ainda um vídeo para a turma com a história dos "Os três porquinhos" e repetido o exercício de comparação das versões:

http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&NR=1  

Avaliação

Durante a realização da atividade, você pode observar o desempenho das crianças sob os seguintes aspectos:

  •  As crianças foram capazes de interpretar as imagens com coerência e autonomia?
  • As crianças relacionaram e compararam  as diversas versões da mesma história?                      
  •  As crianças conseguiram entender a importância do título na construção do sentido do texto?
  • Formularam de forma coerente um novo título para a história em quadrinhos?  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.