23/06/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar ( ainda que com dificuldades) pequenos textos/frases.
Para que as crianças interpretem a história em quadrinhos nesta atividade, conte a história dos Três Porquinhos.
Quando terminar, organize as crianças em roda e converse sobre o que compreenderam da história, se já a conheciam, se conheciam outra versão e neste caso peça às crianças que façam comparações entre a história que já conheciam e a que você contou.
Seguem sugestões de livro e site para contar a história. Você pode ainda contar de memória e pedir às crianças que ajudem a relembrar trechos da história.
Outra possibilidade é ir com a turma a biblioteca da escola e procurar um livro com esta história.
História: http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=24
Livro: Os três porquinhos - Cyril Hahn
Segue abaixo uma história em quadrinhos. Apresente-a para a turma da maneira que for mais adequada: impressão em folha tamanho A3, por exemplo, ou uma cópia para cada criança. Deixe que as crianças interpretem a história.
Faça uma roda de conversa e peça às crianças que interpretem a história em quadrinhos, discuta sobre o ambiente em que ocorre esta história, quais as relações que este quadrinho tem com a história dos “Os três porquinhos”?
Imagem retirada do site: http://www.turmadamonica.com.br/index.htm
Dividindo a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 crianças, você pode propor as crianças que façam com outra história conhecida (clássica) como Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, O Flautista de Hamenlin, uma nova versão em quadrinhos.
Pode ser proposto um pequeno roteiro:
1 – Escolher a história,
2 – Os personagens da nova história serão da Turma da Mônica ou da nossa própria sala de aula?
3 – Como faremos esta história virar quadrinhos? Qual será o princípio, o meio e o final da história?
4 – Usaremos balões com escrita ou não?
5 - Quem fará os desenhos?
6 – Qual o título que daremos a esta história em quadrinhos? O título combina com a história?
Depois da história pronta revise junto com os grupos e depois das correções, peça às crianças que passem canetinhas nos escritos para ficar bem bonito!
Você pode reunir todas as histórias da turma e criar uma revista em quadrinhos, podem fazer uma capa, numerar páginas e deixá-la a disposição das crianças para que todos possam ler as histórias.
Pode ser apresentado ainda um vídeo para a turma com a história dos "Os três porquinhos" e repetido o exercício de comparação das versões:
http://www.youtube.com/watch?v=kL5EjA2xu3k&NR=1
Durante a realização da atividade, você pode observar o desempenho das crianças sob os seguintes aspectos:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2010
Quatro estrelasÈ uma aula muito dinamica e que leva em conta o desenvolvimento dos diversos aspectos do desenvolvimento da leitura