14/05/2010
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
- Observar os sinais de pontuação nos textos.
- Utilizar a noção de frase (enunciação com sentido completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.
- Conhecer esses textos através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.
- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.
- Identificar lacunas ou falta de clareza em esclarecimentos dados por outrem.
- Pedir esclarecimentos sobre assuntos tratados ou atividades propostas.
- Realizar atividades seguindo instruções escritas.
- Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico.
Estratégias e recursos da aula
- aula interativa;
- trabalhos em duplas - debate
As estratégias a serem utilizadas são:
1º passo:
- O educador inicia a aula pontuando o trabalho que realizarão a partir de um texto que, ao contrário de muitos, nos traz enigmas, dúvidas. O desafio será solucionar todas elas e para isso é necessário que observem bem o desenho que antecede o texto.
- Nesse momento o educador entrega a cópia do desenho com as frases, que está no endereço eletrônico:
http://picasaweb.google.com/mirianchaves.carneiro/Enigmas#5460793131154930402
- Com o objetivo de auxiliar os alunos, o educador solicita que façam um colorido em cada casa de acordo com a cor escrita no alto de cada uma.
- Analisando ainda o desenho, o educador propõe que discutam a imagem dizendo o que viram nela, o que acham que esse desenho está representando, etc...
2º passo:
- O educador propõe a leitura, em duplas, do texto (cada frase enigmática) abaixo do desenho e a resolução dos seguintes desafios:
Quem mora ...
na casa laranja é ________________________ e o seu bicho é ___________________.
na casa vermelha é ______________________ e o seu bicho é __________________.
na casa rosa é _________________________ e o seu bicho é ___________________.
na casa amarela é ______________________ e o seu bicho é ___________________.
na casa azul é ___________________________ e o seu bicho é _________________.
3º passo:
- O educador socializa as respostas da turma questionando os alunos sobre como encontraram as respostas? Para realizar a socialização e correção, cada frase poderá ser lida por um aluno e o educador irá marcando num desenho semelhante ao dos alunos e maior, para que todos possam acompanhar.
Respostas:
http://picasaweb.google.com/mirianchaves.carneiro/Enigmas#5460734559214237586
4º passo:
- Após a etapa de correção, o educador propõe aos alunos uma discussão seguindo as questões abaixo.
1- O que sentiram ao ler o texto pela primeira vez? E ao lê-lo em dupla?
2- Quantas vezes leram o texto para resolver todos os desafios?
3-Conseguiram acertar todos? Por quê?
4- Vocês tiveram a prova, neste texto, de que mesmo um texto simples, pode trazer vários desafios. Nesta atividade, ler foi vencer desafios.
5. Para vocês, o que é ler?
Ouvir opiniões de alguns alunos e pedir, se desejar, que respondam por escrito.
Fazer um varal na sala: Ler, para mim, é...
O varal será feito esticando uma corda na sala de aula, prendendo em pontas estratégicas para que, ao pendurar os trabalhos nelas, as pessoas possam ler, passar pelo local, sem que a corda atrapalhe o caminho. Também poderá ser feito fora da sala de aula, para que mais pessoas possam ler o que estiver exposto no varal.
Veja uma sugestão de varal com trabalhos: http://1.bp.blogspot.com/_GBv7q2df3BQ/Sm4kC9q9glI/AAAAAAAAAZc/WNlrGCv0CD0/s1600-h/Varal.JPG
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura na tentativa de localizar os moradores de cada casa e quais são seus animais, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!