Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura enigmática: desvendando pistas

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Observar os sinais de pontuação nos textos.

- Utilizar a noção de frase (enunciação com sentido completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.

- Conhecer esses textos através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.

- Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.

- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.

- Desenvolver estratégias de compreensão e fluência na leitura.

- Identificar lacunas ou falta de clareza em esclarecimentos dados por outrem.

- Pedir esclarecimentos sobre assuntos tratados ou atividades propostas.

- Realizar atividades seguindo instruções escritas.

- Interessar-se pelo debate de idéias e pela fundamentação de seus argumentos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio específico.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

- aula interativa;

- trabalhos em  duplas - debate

As estratégias a serem utilizadas são:    

1º passo:    

- O educador inicia a aula pontuando o trabalho que realizarão a partir de  um texto que, ao contrário de muitos, nos traz enigmas, dúvidas. O desafio será solucionar todas elas e para isso é necessário que observem bem o desenho que antecede o texto.

- Nesse momento o educador entrega a cópia do desenho com as frases, que está no endereço eletrônico:

 http://picasaweb.google.com/mirianchaves.carneiro/Enigmas#5460793131154930402   

- Com o objetivo de auxiliar os alunos, o educador solicita que façam um colorido em cada casa de acordo com a cor escrita no alto de cada uma.

- Analisando ainda o desenho, o educador propõe que discutam a imagem dizendo o que viram nela, o que acham que esse desenho está representando, etc...    

2º passo:  

- O educador propõe a leitura, em duplas, do texto (cada frase enigmática) abaixo do desenho e a resolução dos   seguintes desafios:        

Quem mora ...

na casa laranja é ________________________ e o seu bicho é ___________________.

na casa vermelha é ______________________ e o  seu bicho é __________________.

na casa rosa é _________________________  e o seu bicho é ___________________.

na casa amarela é ______________________ e o seu bicho é ___________________.

na casa azul é ___________________________ e o seu bicho é _________________.   

3º passo: 

 - O educador socializa as respostas da turma questionando os alunos sobre como encontraram as respostas?  Para realizar a socialização e correção, cada frase poderá ser lida por um aluno e o educador irá marcando num desenho semelhante ao dos alunos e maior, para que todos possam acompanhar.

Respostas:

http://picasaweb.google.com/mirianchaves.carneiro/Enigmas#5460734559214237586  

4º passo:

 - Após a etapa de correção, o educador propõe aos alunos uma discussão seguindo as questões abaixo.

1- O que sentiram ao ler o texto pela primeira vez? E ao lê-lo em dupla?

2- Quantas vezes leram o texto para resolver todos os desafios?

3-Conseguiram acertar todos? Por quê?

4- Vocês tiveram a prova, neste texto, de que mesmo um texto simples, pode trazer vários desafios. Nesta atividade, ler foi vencer desafios.

5. Para vocês, o que é ler?  

Ouvir opiniões de alguns alunos e pedir, se desejar, que respondam por escrito.

Fazer um varal na sala: Ler, para mim, é...

O varal será feito esticando uma corda na sala de aula, prendendo em pontas estratégicas para que, ao pendurar os trabalhos nelas, as pessoas possam ler, passar pelo local, sem que a corda atrapalhe o caminho. Também poderá ser feito fora da sala de aula, para que mais pessoas possam ler o que estiver exposto no varal. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada  oral e coletivamente,  enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas de leitura na tentativa de localizar os moradores de cada casa e quais são seus animais, as intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.