Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gincana com nomes da nossa turma

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar o reconhecimento de nome dos colegas da turma, bem com a organização desta escrita.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer o nome dos colegas da turma, compreender a organização da escrita alfabética.  

Estratégias e recursos da aula

Nas atividades propostas a seguir, espera-se que, por meio da realização de atividades lúdicas, as crianças possam trabalhar e consolidar, o reconhecimento de nome dos colegas de sala, identificar número de letras e sílabas destes, além de serem desafiados a dizer e/ou registrar palavras que comecem ou terminem, com letras de nomes já trabalhados.  Será indicado também, que a partir do nome do colega ou mesmo o da criança sejam formadas novas palavras (exemplo_ Mariana – Ana / ria / Maria).

Organize as crianças em grupos de quatro ou cinco integrantes. Apresente a dinâmica de desenvolvimento das atividades, que serão indicadas a seguir. Sugiro, que nesta organização prévia, sejam definidas  a ordem de participação das equipes, o tempo que cada equipe terá para desenvolver a atividades, entre outros. Lembre-se também que, por se tratar de uma gincana, é importante que sejam definidos pontos para as tarefas realizadas. Assim, deve-se planejar também “penalidades” no caso, por exemplo, de uma criança do grupo não conseguir sozinha, ela poderá solicitar o apoio de um (a) integrante do seu grupo, contudo isso deve implicar em receber menos pontos na tarefa.

MATERIAL: Fotocopia/Xerox das fotos dos alunos e dos professores da turma ampliada; cartões com nomes dos alunos e professores da turma; envelope.  

Dica: faça a cópia do o “mapa de fotos” em folha tamanho A3 e em seguida recorte-as. Isso permitirá uma melhor apreciação das crianças durante a atividade.  

Separe sobre uma mesa grande ou mesmo sobre um tecido no chão, no centro da sala ou do pátio onde desenvolver a atividade as fotografias. Em um envelope, coloque os cartões com os nomes das crianças e também o seu professor(a).   

1 – Em cada rodada, um integrante de cada grupo deve sortear um nome no envelope. A criança é desafiada então, a encontrar na mesa, a foto do colega sorteado. Isso implicará no exercício de reconhecer (ler) o nome escrito do (a) colega.  

 Nesta atividade, conforme característica e potencialidade do seu grupo, podemos alternar o exercício, ou seja, a criança faz o sorteio de uma foto do colega, e deve encontrar o nome escrito. Como desafio, é possível também colocar no envelope de nomes, alguns que não sejam da turma, assim poderemos verificar que não se trata de memorização apenas. Caso opte pode este desafio, anuncie a turma que poderá haver desafios especiais.   

2 – Coloque no envelope as fotos utilizadas na atividade anterior. O desafio dessa vez é, sortear a foto e registrar no quadro/lousa o nome desta pessoa.  

 Para que a escrita fique correta, a criança responsável pelo registro poderá contar com apoio dos colegas da equipe.  

 Nesta ocasião professor (a), retome com o grupo o quanto é importante falar pausadamente a palavra que desejamos escrever, a fim de reconhecermos as letras necessárias. Sendo importante também, ler pausadamente após o registro para conferir. Ao apresentar esta tarefa, faça alguns exemplos com as crianças no quadro. Nesta atividade, observe se há nomes estrangeiros (Keven, Nataly, Ryan, etc.) e aproveite a oportunidade para refletir com o grupo, as possíveis “interferências” para a escrita.  

Ainda nesta atividade, sugiro que explore com o grupo todo, e não só com a equipe, o número e o reconhecimento de sílabas de cada nome e também o número de letras. No processo de alfabetização, é muito importante que as crianças compreendam o que é palavra, sílaba e letra. Assim, caso, a turma esteja avançada neste aspecto, essa poderá ser mais uma tarefa da equipe ou do membro.     

3 – Retorne os cartões com os nomes para o envelope. Agora, a criança deverá sortear um nome e identificar qual é a primeira e a última letra deste nome. Ela deverá escolher uma das duas letras e então com um tempo determinado, deve registrar o maior número de palavras possível que comece com a letra escolhida.   

Exemplo :  NOME_  Rita   Se a letra escolhida, foi a última a lista poderá ser:   Amor, alegria, almoço, alergia, avião, abacaxi, abacate, etc.

Caso o grupo esteja inicial, no processo de alfabetização e, portanto não é viável pedir o registro escrito da lista no quadro, peça para que a criança e/ou a equipe da vez expresse oralmente a lista. Se assim for, à medida que for falado, trabalhe o registro escrito no quadro.  

 Uma outra alternativa, interessante é você fazer o sorteio de um nome, e escolher a primeira ou última letra. Feito isso, cada grupo deverá fazer o registro de uma lista de palavras, neste caso então o registro será coletivo por equipe.  

4 – Professor(a) observe o nome dos alunos e identifique aquele que trocando letras ou mesmo sedimentando pode-se formar novas palavras. Caso, isso não seja possível com os nomes do seu grupo, escolha você alguns nomes.   

De posse de um nome, com a característica mencionada, o grupo deverá formar o máximo de novas palavras que conseguir, em um tempo determinado.  

Exemplo:    

MARIANA _ Maria, ria, Ana, mar  

ROBERTA _ rota, reta, bota, berro

Em atividade assim, é sempre importante que o professor (a) trabalhe no quadro/lousa, para se certificar que todos compreenderam.

Recursos Complementares

Professor(a), conheça também aqui no portal a aula intitulada _ Trabalhando com nomes_ acróstico, (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5449) também de minha autoria. 

 

Avaliação

É fundamental que a criança tenha ampliado sua capacidade de registrar e reconhecer o nome dos colegas da turma, perceber a forma início e fim das palavras/nomes (primeira e última letra). Além disso, deverá ser capaz de observar que a variação da posição das letras do nosso alfabeto forma novas palavras, novos sons.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Martinha Barbosa da Silva Oliveira, Escola Municipal Comunidade Novo Buritizeiro , Minas Gerais - disse:
    martinhatutora@gmail.com

    27/01/2013

    Cinco estrelas

    Amei esta aula, gostaria de agradecer e parabenizar, pois sera de grande valia para iniciar o ano letivo. Tenha certeza que será repassado aos colegas e com a autoria devida. Obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.