16/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Trabalhar o reconhecimento de nome dos colegas da turma, bem com a organização desta escrita.
Reconhecer o nome dos colegas da turma, compreender a organização da escrita alfabética.
Nas atividades propostas a seguir, espera-se que, por meio da realização de atividades lúdicas, as crianças possam trabalhar e consolidar, o reconhecimento de nome dos colegas de sala, identificar número de letras e sílabas destes, além de serem desafiados a dizer e/ou registrar palavras que comecem ou terminem, com letras de nomes já trabalhados. Será indicado também, que a partir do nome do colega ou mesmo o da criança sejam formadas novas palavras (exemplo_ Mariana – Ana / ria / Maria).
Organize as crianças em grupos de quatro ou cinco integrantes. Apresente a dinâmica de desenvolvimento das atividades, que serão indicadas a seguir. Sugiro, que nesta organização prévia, sejam definidas a ordem de participação das equipes, o tempo que cada equipe terá para desenvolver a atividades, entre outros. Lembre-se também que, por se tratar de uma gincana, é importante que sejam definidos pontos para as tarefas realizadas. Assim, deve-se planejar também “penalidades” no caso, por exemplo, de uma criança do grupo não conseguir sozinha, ela poderá solicitar o apoio de um (a) integrante do seu grupo, contudo isso deve implicar em receber menos pontos na tarefa.
MATERIAL: Fotocopia/Xerox das fotos dos alunos e dos professores da turma ampliada; cartões com nomes dos alunos e professores da turma; envelope.
Dica: faça a cópia do o “mapa de fotos” em folha tamanho A3 e em seguida recorte-as. Isso permitirá uma melhor apreciação das crianças durante a atividade.
Separe sobre uma mesa grande ou mesmo sobre um tecido no chão, no centro da sala ou do pátio onde desenvolver a atividade as fotografias. Em um envelope, coloque os cartões com os nomes das crianças e também o seu professor(a).
1 – Em cada rodada, um integrante de cada grupo deve sortear um nome no envelope. A criança é desafiada então, a encontrar na mesa, a foto do colega sorteado. Isso implicará no exercício de reconhecer (ler) o nome escrito do (a) colega.
Nesta atividade, conforme característica e potencialidade do seu grupo, podemos alternar o exercício, ou seja, a criança faz o sorteio de uma foto do colega, e deve encontrar o nome escrito. Como desafio, é possível também colocar no envelope de nomes, alguns que não sejam da turma, assim poderemos verificar que não se trata de memorização apenas. Caso opte pode este desafio, anuncie a turma que poderá haver desafios especiais.
2 – Coloque no envelope as fotos utilizadas na atividade anterior. O desafio dessa vez é, sortear a foto e registrar no quadro/lousa o nome desta pessoa.
Para que a escrita fique correta, a criança responsável pelo registro poderá contar com apoio dos colegas da equipe.
Nesta ocasião professor (a), retome com o grupo o quanto é importante falar pausadamente a palavra que desejamos escrever, a fim de reconhecermos as letras necessárias. Sendo importante também, ler pausadamente após o registro para conferir. Ao apresentar esta tarefa, faça alguns exemplos com as crianças no quadro. Nesta atividade, observe se há nomes estrangeiros (Keven, Nataly, Ryan, etc.) e aproveite a oportunidade para refletir com o grupo, as possíveis “interferências” para a escrita.
Ainda nesta atividade, sugiro que explore com o grupo todo, e não só com a equipe, o número e o reconhecimento de sílabas de cada nome e também o número de letras. No processo de alfabetização, é muito importante que as crianças compreendam o que é palavra, sílaba e letra. Assim, caso, a turma esteja avançada neste aspecto, essa poderá ser mais uma tarefa da equipe ou do membro.
3 – Retorne os cartões com os nomes para o envelope. Agora, a criança deverá sortear um nome e identificar qual é a primeira e a última letra deste nome. Ela deverá escolher uma das duas letras e então com um tempo determinado, deve registrar o maior número de palavras possível que comece com a letra escolhida.
Exemplo : NOME_ Rita Se a letra escolhida, foi a última a lista poderá ser: Amor, alegria, almoço, alergia, avião, abacaxi, abacate, etc.
Caso o grupo esteja inicial, no processo de alfabetização e, portanto não é viável pedir o registro escrito da lista no quadro, peça para que a criança e/ou a equipe da vez expresse oralmente a lista. Se assim for, à medida que for falado, trabalhe o registro escrito no quadro.
Uma outra alternativa, interessante é você fazer o sorteio de um nome, e escolher a primeira ou última letra. Feito isso, cada grupo deverá fazer o registro de uma lista de palavras, neste caso então o registro será coletivo por equipe.
4 – Professor(a) observe o nome dos alunos e identifique aquele que trocando letras ou mesmo sedimentando pode-se formar novas palavras. Caso, isso não seja possível com os nomes do seu grupo, escolha você alguns nomes.
De posse de um nome, com a característica mencionada, o grupo deverá formar o máximo de novas palavras que conseguir, em um tempo determinado.
Exemplo:
MARIANA _ Maria, ria, Ana, mar
ROBERTA _ rota, reta, bota, berro
Em atividade assim, é sempre importante que o professor (a) trabalhe no quadro/lousa, para se certificar que todos compreenderam.
Professor(a), conheça também aqui no portal a aula intitulada _ Trabalhando com nomes_ acróstico, (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5449) também de minha autoria.
É fundamental que a criança tenha ampliado sua capacidade de registrar e reconhecer o nome dos colegas da turma, perceber a forma início e fim das palavras/nomes (primeira e última letra). Além disso, deverá ser capaz de observar que a variação da posição das letras do nosso alfabeto forma novas palavras, novos sons.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/01/2013
Cinco estrelasAmei esta aula, gostaria de agradecer e parabenizar, pois sera de grande valia para iniciar o ano letivo. Tenha certeza que será repassado aos colegas e com a autoria devida. Obrigada.