04/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Aprender e experimentar os movimentos do maculelê. Experimentar músicas e ritmos do maculelê. Criar, junto com os colegas, novos movimentos do maculelê utilizando o bastão, tais como a ginga, as batidas no ritmo, esquivas (defesa). Ampliar as experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.
A princípio, não é necessário nenhum. Porém, faz-se relevante que o aluno tenha vivenciado alguns movimentos da capoeira.
Atividade 1: Conhecendo os Movimentos do Maculelê.
Recursos: Vídeos da Internet
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) conduzirá os alunos até a sala vídeo e exibirá alguns vídeos do maculelê, para que os(as) alunos(as) possam ver os movimentos da luta, as músicas e o ritmo. O(A) professor(a) enfatizará as semelhanças dos movimentos com os da capoeira, podendo assim destacar alguns aspectos referentes à história do maculelê. Para subsidiar sua fala, o(a) professor(a) poderá se basear nos sites abaixo:
http://www.rosanevolpatto.trd.br/maculele11.html (acessado em 13 de abril de 2010)
http://www.capoeiradobrasil.com.br/maculele.htm (acessado em 13 de abril de 2010)
Vídeos que o(a) professor(a) poderá utilizar na aula:
http://www.youtube.com/watch?v=yb2m1kQqoLM (acessado em 13 de abril de 2010)
http://www.youtube.com/watch?v=NWUEBAUcI2Y&feature=related (acessado em 13 de abril de 2010)
Atividade 2: Entrando no Ritmo do Maculelê
Recursos: Letras de música de Maculelê, Bastões - Pedaço de cabo de Vassoura de 40cm (2 para cada aluno)
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Após a atividade 1, proponha que os alunos façam uma roda e distribua os bastões. Faz-se importante que o(a) professor(a) destaque que o atabaque é o instrumento que dá o ritmo ao maculelê. Professor(a), você pode propor a seguinte música:
Música
Professor(a) Eu vim pela mata eu vinha
Eu vim pela mata escura
Eu vi seu Maculelê No clarear, no clarear da lua
Alunos Eu vim, pela mata eu vinha
Eu vim pela mata escura
Eu vi seu Maculelê
No clarear, no clarear da lua
Fonte: http://www.capoeiradobrasil.com.br/maculele.htm (Acessado em 13 de abril de 2010)
Para auxiliar o professor, o vídeo abaixo apresenta o ritmo do Maculelê
http://www.youtube.com/watch?v=hUfn-uyA2Gw&feature=related (Acessado em 13 de abril de 2010)
Com os bastões em mãos, os(as) alunos(as) seguirão o ritmo da batida do maculelê, com a ajuda do professor.
Atividade 3: O Maculelê e a Capoeira
Recursos: Bastões
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Em um primeiro momento, relembre com os(as) alunos(as) alguns movimentos da capoeira, tais como a ginga, a esquiva e a meia lua para frente. Em seguida, divida a turma em duplas. Cada aluno(a) com sua dupla irá manejar o bastão no ritmo da música, gingando, batendo o bastão, esquivando e realizando a meia lua para a frente com seu colega.
Atividade 4: É Maculelê!!!
Recursos: Bastões e Música
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Nesta atividade, proponha o maculelê com todos(as) alunos(as). No ritmo da música, com o coro dos(as) alunos(as), e da batida dos bastões proponha deslocamentos laterais e para frente. Em roda, cada aluno(a) poderá convidar o colega para uma luta de bastões.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: A roda poderá ser feita em qualquer espaço. Organizar visitas a um local onde se pratica o maculelê, como por exemplo: nas cidades há locais públicos onde os grupos se reúnem para praticar a capoeira e o maculelê, pesquise estes locais e tente realizar uma visita com os alunos. Tente agendar visitas de grupos para se apresentarem na escola.
Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu. Formar grupos maiores (trios e quartetos) é interessante e possibilita a partilha de movimentos e ritmos diferenciados entre os(as) alunos(as).
Quanto ao Material: O(A) professor(a) poderá elaborar aulas ensinando a confecção dos bastões e enfeitando-os com cores e fitas. Convidar alguém que tenha experiência com o maculelê e que possa apresentar o ritmo no atabaque e as músicas para os(as) alunos(as).
http://www.apcab.net/identidade-afro-brasileira/maculele/ (Acessado em 13 de abril de 2010)
Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão relacionando o maculelê com a capoeira? Como destacam os movimentos e o ritmo do maculelê? Os grupos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem o maculelê? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento da ginga, da esquiva e da meia lua? Peça sugestões para a aula posterior.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!