Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Maculelêlutando”

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender e experimentar os movimentos do maculelê. Experimentar músicas e ritmos do maculelê. Criar, junto com os colegas, novos movimentos do maculelê utilizando o bastão, tais como a ginga, as batidas no ritmo, esquivas (defesa). Ampliar as experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos = 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A princípio, não é necessário nenhum. Porém, faz-se relevante que o aluno tenha vivenciado alguns movimentos da capoeira.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os Movimentos do Maculelê.

Recursos: Vídeos da Internet

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) conduzirá os alunos até a sala vídeo e exibirá alguns vídeos do maculelê, para que os(as) alunos(as) possam ver os movimentos da luta, as músicas e o ritmo. O(A) professor(a) enfatizará as semelhanças dos movimentos com os da capoeira, podendo assim destacar alguns aspectos referentes à história do maculelê. Para subsidiar sua fala, o(a) professor(a) poderá se basear nos sites abaixo:

http://www.rosanevolpatto.trd.br/maculele11.html (acessado em 13 de abril de 2010) 

http://www.capoeiradobrasil.com.br/maculele.htm (acessado em 13 de abril de 2010) 

Vídeos que o(a) professor(a) poderá utilizar na aula:

http://www.youtube.com/watch?v=yb2m1kQqoLM (acessado em 13 de abril de 2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=NWUEBAUcI2Y&feature=related (acessado em 13 de abril de 2010) 

Atividade 2: Entrando no Ritmo do Maculelê

Recursos: Letras de música de Maculelê, Bastões - Pedaço de cabo de Vassoura de 40cm (2 para cada aluno)

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Após a atividade 1, proponha que os alunos façam uma roda e distribua os bastões. Faz-se importante que o(a) professor(a) destaque que o atabaque é o instrumento que dá o ritmo ao maculelê. Professor(a), você pode propor a seguinte música:

Música

Professor(a) Eu vim pela mata eu vinha

Eu vim pela mata escura

Eu vi seu Maculelê No clarear, no clarear da lua

Alunos Eu vim, pela mata eu vinha

Eu vim pela mata escura

Eu vi seu Maculelê 

No clarear, no clarear da lua 

Fonte: http://www.capoeiradobrasil.com.br/maculele.htm (Acessado em 13 de abril de 2010) 

Para auxiliar o professor, o vídeo abaixo apresenta o ritmo do Maculelê

http://www.youtube.com/watch?v=hUfn-uyA2Gw&feature=related (Acessado em 13 de abril de 2010) 

Com os bastões em mãos, os(as) alunos(as) seguirão o ritmo da batida do maculelê, com a ajuda do professor.

Atividade 3: O Maculelê e a Capoeira

Recursos: Bastões

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Em um primeiro momento, relembre com os(as) alunos(as) alguns movimentos da capoeira, tais como a ginga, a esquiva e a meia lua para frente. Em seguida, divida a turma em duplas. Cada aluno(a) com sua dupla irá manejar o bastão no ritmo da música, gingando, batendo o bastão, esquivando e realizando a meia lua para a frente com seu colega.

Atividade 4: É Maculelê!!!

Recursos: Bastões e Música

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Nesta atividade, proponha o maculelê com todos(as) alunos(as). No ritmo da música, com o coro dos(as) alunos(as), e da batida dos bastões proponha deslocamentos laterais e para frente. Em roda, cada aluno(a) poderá convidar o colega para uma luta de bastões.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: A roda poderá ser feita em qualquer espaço. Organizar visitas a um local onde se pratica o maculelê, como por exemplo: nas cidades há locais públicos onde os grupos se reúnem para praticar a capoeira e o maculelê, pesquise estes locais e tente realizar uma visita com os alunos. Tente agendar visitas de grupos para se apresentarem na escola.

Quanto ao Corpo do Colega: O(A) professor(a) deve incentivar os(as) alunos(as) a ensinarem os colegas algo que aprendeu. Formar grupos maiores (trios e quartetos) é interessante e possibilita a partilha de movimentos e ritmos diferenciados entre os(as) alunos(as).

Quanto ao Material: O(A) professor(a) poderá elaborar aulas ensinando a confecção dos bastões e enfeitando-os com cores e fitas. Convidar alguém que tenha experiência com o maculelê e que possa apresentar o ritmo no atabaque e as músicas para os(as) alunos(as).

Recursos Complementares

http://www.apcab.net/identidade-afro-brasileira/maculele/ (Acessado em 13 de abril de 2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como eles estão relacionando o maculelê com a capoeira? Como destacam os movimentos e o ritmo do maculelê? Os grupos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem o maculelê? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento da ginga, da esquiva e da meia lua? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.