Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo o Jiu-Jitsu

 

04/05/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer golpes de lutas da modalidade Jiu-Jitsu. Inventar e reinventar golpes da luta. Descobrir, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – amortecimento de quedas, pegadas, e golpes básicos – interagindo com o colega.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Toatal 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo os movimentos do Jiu Jitsu.

Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente de 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos e textos relacionados aos golpes presentes no Jiu Jitsu. Professor(a), circule nos grupos e ajude-os no momento da pesquisa. Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:

http://www.youtube.com/watch?v=FInGGqf6m4w&feature=related (acessado em 13 de abril de 2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=xegMrR6lNe8&feature=related (acessado em 13 de abril de 2010) 

http://www.cbjj.com.br/home.htm (acessado em 13 de abril de 2010) 

Como opção, o(a) professor(a) poderá exibir vídeos e imagens, contextualizando a história e prática do esporte.

Atividade 2: Experimentando os Movimentos Básicos: O Ukemi

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Tatame Montável ou Colchões

Descrição: No espaço do tatame proponha uma roda e, baseado nos vídeos indicados abaixo, demonstre técnicas de rolamento. Explique que essas técnicas auxiliam nas quedas, amortecendo-as. Após a demonstração peça para os(as) alunos(as) realizarem os movimentos. Vídeos para auxiliar o(a) professor(a):

Ukemi: http://www.youtube.com/watch?v=W93w6aw26Ls (acessado em 13 de abril de 2010) 

http://www.youtube.com/watch?v=Rz8lx969WXs&feature=channel (acessado em 13 de abril de 2010) 

Atividade 3: Experimentando os Movimentos Básicos: Queda

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Tatame Montável ou colchões

Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos os movimentos relacionados à queda. Explique a atividade da seguinte maneira:

Queda 1:

·         Sentados no chão e com as pernas esticadas os(as) alunos(as) terão que esticar os dois braços (como se formassem uma “cruz”) e apoiarão as costas nos chão. ·         No mesmo momento em que apoiarem as costas no chão deverão bater os braços. Oriente-os para que esse movimento seja sincronizado com a queda das costas no chão.

Queda 2

·         Nesta atividade, peça para os alunos realizarem o mesmo movimento, porém agachados. O movimento transcorre com a batida do glúteo no chão e posteriormente das costas com a batida dos braços.

Atividade 4: Experimentando os Movimentos Básicos: O Kumi Kata

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Tatame Montável ou colchões

Descrição: O Kumi Kata consiste em movimentos de pegada no Jiu Jitsu. Nesta aula você poderá demonstrar duas pegadas: o “Guarda - raspagem” e o “Mata Leão”. Guarda: A guarda consiste numa maneira de “prender” o adversário que está sobre o corpo do outro.  É a partir desse movimento que os lutadores podem iniciar outros golpes. Para instruir os alunos, peça-os para formarem duplas. Um componente da dupla deitará no chão e outro irá sobrepor seu corpo no do seu colega. O componente da dupla que estiver embaixo irá circular as pernas na cintura do colega. Para dinamizar a atividade, peça para o componente da dupla que estiver embaixo sair desta posição realizando a raspagem.

Para o auxílio do(da) professor(a), o vídeo a seguir demonstra esse exercício:

http://www.youtube.com/watch?v=gqk7wKlF94Q&feature=related (acessado em 13 de abril de 2010) 

As fotos abaixo podem auxiliar os(as) alunos(as) e o(a) professor(a) no momento da aula:

Fonte: http://www.cbjj.com.br/home.htm (acessado em 13 de abril de 2010) 

“Mata-Leão”: Para ensinar o “mata-leão”, peça para um componente da dupla ficar sentado, enquanto o seu companheiro irá ficar atrás, cruzando a perna na frente do seu colega. Demonstre como é feito o movimento do mata leão: o componente da dupla que está atrás irá cruzar um de seus braços no pescoço do colega indo ao encontro do outro braço, colocando a mão na nuca do colega.

O início do vídeo e a figura abaixo podem auxiliar o(a) professor(a) no ensino desta atividade.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kv0EJx_KQFo (acessado em 13 de abril de 2010) 

Obs: Alerte aos alunos para que utilizem não muita força nesta atividade, pois podem machucar o colega.

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Espaço: Procure na sua cidade onde haja praticantes de Jiu Jitsu e veja a possibilidade de uma visita. Lá os(as) alunos(as) poderão experimentar outros movimentos do esporte.

Quanto ao Corpo do Colega: Incentivar os(as) alunos(as) a observarem as imagens, os golpes e as possibilidades do seu corpo e do corpo do colega durante a luta. Experimentar a luta com os colegas com expressões corporais diversificadas, tais como: mais alto, mais baixo, mais forte, mas fraco, mais gordo, mais magro etc.

Quanto ao Material: Caso haja possibilidades dos alunos conseguirem o Kimono a aula ficará interessante, todavia não deverá ser uma regra. Uma alternativa seria pedir para os alunos trazerem blusa de moletom que seja aberta na parte da frente.

 

 

 

Recursos Complementares

O site abaixo oferece muitas informações a respeito do Jiu Jitsu.

http://www.cbjj.com.br/ (Acessado em 13 de abril de 2010) 

 

Avaliação

Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com o esporte? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Como eles registraram? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos do Jiu Jitsu? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.