04/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer, a partir da música brasileira, a presença do futebol nosso cotidiano enquanto prática social e cultural. Ampliar o conhecimento a respeito do futebol enquanto uma prática social, histórica e cultural. Experimentar jogos de futebol tendo como referência parte das canções.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: O Futebol na Música
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Som e Cd com músicas de Futebol ou Vídeos
Músicas sugeridas para a aula:
Brazuca – Gabriel O Pensador
http://www.youtube.com/watch?v=8mBckqLawdw&feature=related (acessado em 15/04/2010)
Filho Maravilha – Jorge Benjor
http://www.youtube.com/watch?v=9nHbbWT1Jy4 (Acessado em 15/04/2010)
O Juiz Apitou – Chico Buarque
http://www.youtube.com/watch?v=SfreotgLyU0&feature=related (Acessado em 15/04/2010)
É uma partida de Futebol – Skank
http://www.youtube.com/watch?v=8AKBrcl8ZYQ&feature=related (Acessado em 15/04/2010)
A Taça do Mundo é Nossa
http://www.youtube.com/watch?v=hJAriHOh1Jg&feature=related (Acessado em 15/04/2010)
Pra Frente Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=FY-J_Jv4sFc&feature=related (Acessado em 15/04/2010)
Descrição: Nesta atividade, conduza os(as) alunos(as) até um espaço onde seja possível reproduzir as músicas. É interessante que o(a) professor(a) imprima as letras das músicas e faça cópias para os alunos acompanharem. Na roda o(a) professor(a) irá reproduzir as músicas e na medida em que cada uma for acabando ele abrirá para o debate da letra expressa na música. Neste momento, o(a) professor(a) irá pedir para que os(as) alunos(as) exponham sua opinião a respeito da música. Como exemplos: a música Brazuca – Gabriel O Pensador – retrata uma realidade social do Brasil, fazendo junção aos temas futebol e violência. Nesse aspecto, trabalhe com os alunos essas questões.
Atividade 2: A Música no Futebol
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolas de Futebol, Cones para marcação do Gol
Descrição: Na quadra organize a turma em 4 grupos. Cada grupo irá utilizar letras das músicas: Fio Maravilha (Jorge Benjor) e É uma partida de Futebol (Skank) para criar pequenos jogos de futebol. Como exemplos: Na música Fio Maravilha Jorge Benjor relata o “Gol de Placa”, assim os alunos podem inventar diferentes formas de fazer um “Gol de Placa”. Na música há relato de uma jogada: “Tabelou, driblou dois zagueiros. Deu um toque driblou o goleiro”.
Letras das músicas para auxiliar o(a) professor(a):
Fio Maravilha - Jorge Ben Jor
E novamente ele chegou com inspiração Com muito amor, com emoção, com explosão em gol Sacudindo a torcida aos 33 minutos do segundo tempo Depois de fazer uma jogada celestial em gol Tabelou, driblou dois zagueiros Deu um toque driblou o goleiro Só não entrou com bola e tudo Porque teve humildade em gol Foi um gol de classe Onde ele mostrou sua malícia e sua raça Foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa E a galera agradecida, se encantava Foi um gol de anjo, um verdadeiro gol de placa E a galera agradecida, assim cantava Filho maravilha nós gostamos de você Filho maravilha faz mais um pra gente vê.
Fonte: http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/65578/ (Acessado em 15/04/2010)
É Uma Partida De Futebol - Skank Composição: Samuel Rosa E Nando Reis
Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? A bandeira no estádio é um estandarte A flâmula pendurada na parede do quarto O distintivo na camisa do uniforme Que coisa linda é uma partida de futebol Posso morrer pelo meu time Se ele perder, que dor, imenso crime Posso chorar, se ele não ganhar Mas se ele ganha, não adianta Não há garganta que não pare de berrar A chuteira veste o pé descalço O tapete da realeza é verde Olhando para bola eu vejo o sol Está rolando agora, é uma partida de futebol O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante Que emocionante, é uma partida de futebol O meu goleiro é um homem de elástico Os dois zagueiros tem a chave do cadeado Os laterais fecham a defesa Mas que beleza é uma partida de futebol Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante, Que emocionante é uma partida de futebol ! Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê
Fonte: http://letras.terra.com.br/skank/72339/ (Acessado em 15/04/2010)
Atividade 3: Compartilhando os Jogos
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolas de Futebol, Cones para marcação do Gol
Descrição: Nesta atividade divida o espaço da quadra. Dois grupos ficarão numa metade e os outros dois na outra metade. Em cada metade da quadra, os grupos compartilharão os jogos criados a partir das músicas.
Atividade 4: É uma Partida de Futebol
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bola de Futebol
Descrição: Reúna todos(as) alunos(as) na quadra e proponha partidas de futebol com duração de 5 minutos cada.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: Na atividade 2 e 3 peça para os(as) alunos explorarem os espaços, ora utilizando as marcações da quadra ou ora colocando obstáculos com cones, pneus etc.
Quanto ao Corpo do Colega: Nas atividades 2, 3 e 4 os(as) alunos(as) podem criar jogadas em que a participação do colega seja essencial para seu êxito. Jogos com as mãos dadas possibilitam interações entre os(as) alunos(as).
Quanto ao Material: O professor poderá propor novas músicas e incentivar os(as) alunos(as) a pesquisarem outras músicas relacionadas ao tema. Nas atividades 2 e 3 diversifique os matérias, utilizando, por exemplo, pneus e minitraves. Aumentar o número de bolas durante os jogos também é bem interessante.
Abaixo segue o link do site da CBF que traz muitas curiosidades a respeito do Futebol Brasileiro e Mundial.
Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a aula? Fazem perguntas e colocam questões a respeito das músicas? Como debatem a respeito de questões sociais presentes nas músicas? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante os jogos propostos? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.
Professor(a), ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das músicas? O que aprenderam? Como foi realizar os jogos a partir das músicas? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2013
Cinco estrelasOk boa aula trabalhando a inteligência musical como foco
01/06/2010
Quatro estrelasGostei muito da sugestão da atividade. Amo trabalhar com música.