Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol de 4 Quadrados

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e aprender novas formas de jogar futebol. Aprender a organizar e reinventar jogos de futebol, explorando os materiais e os espaços. Ampliar suas experiências de movimentos, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas, interagindo com o espaço, com os materiais e com seus colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Praticando os Passes e o Chute ao Gol

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: Bolas de Futebol

Descrição: No espaço da quadra, divida a turma em 2 grupos. Nos grupos, os alunos formarão duplas e trocarão passes com chutes ao gol. Um membro do grupo poderá ficar no gol. Após aproximadamente 15 minutos os alunos formarão trios. Dois dos componentes trocarão passes, sem deixar que  o terceiro companheiro pegue a bola. O objetivo é que troquem passes e chutem ao gol sem deixar o colega roubar a bola. Nesta atividade, oriente os alunos para que organizem a ordem de quem irá trocar passes ou ser o peru.

Atividade 2: Derrubando os Cones

Duração: Aproximadamente 15 minutos

Recursos: 6 Bolas de Futebol, 6 Cones e Giz ou Fita Crepe

Descrição: Nesta atividade, peça para que cada grupo ocupe a linha de fundo de seu campo de jogo. Coloque cones na linha do meio da quadra. Com auxílio do giz, desenhe uma linha demarcatória dentro da quadra de jogo de cada grupo, a uma distância de aproximadamente 2 metros da linha de fundo. Distribua as bolas para os grupos. Ao sinal, os(as) alunos(as) tentarão derrubar os cones chutando a bola. Como regra, não permitir que o campo do outro grupo seja invadido pelos componentes do time adversário para pegar a bola. Os chutes devem ser dados antes da linha demarcatória próxima da linha de fundo. A equipe que conseguir derrubar o maior número de cones marcará 1 ponto. Estipule a pontuação máxima para o término do jogo.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

Atividade 3: Guerra das Torres

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: 2 Bolas de Futebol e Cones (1 para cada 3 alunos)

Descrição: Proponha a divisão dos alunos em trios. Cada trio terá um cone e será responsável por ele. Os trios podem colocar o cone em qualquer espaço dentro da quadra. O objetivo do jogo é que cada trio tente derrubar o cone dos outros trios, porém o cone não poderá ser abandonado. Nesse caso, no mínimo um componente do trio deverá “defender” sua torre. Caso ela seja derrubada, os componentes do grupo irão compor o trio que conseguiu derrubá-la e assim sucessivamente. Dessa forma, vencerá o jogo o trio que não teve seu cone derrubado.

Atividade 4: Futebol de 4 Quadrados

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Recursos: 2 Bolas de Futebol e Fita Crepe

Descrição: Professor(a), na quadra faça uma marcação horizontal, dividindo-a em quatro partes. Proponha a divisão de dois times com 12 componentes cada. Cada time se dividirá em 4 trios, sendo 2 trios no campo de defesa e dois trios no campo de ataque. Nos seus respectivos campos, a defesa e o ataque de cada trio ocuparão um quadrado. Dado o início da partida, os trios da defesa tentarão passar a bola para o trio do ataque, sem sair de seus respectivos quadrados. Os trios do ataque tentarão finalizar em gol. Quando isso acontecer o trio da defesa irá trocar de lugar com os componentes do seu time correspondente ao trio que está no quadrado da frente que finalizou no gol. Por exemplo, acompanhando na figura, se o trio de ataque que está no quadrado 4 (ataque) fizer o gol, ele troca com o trio que está no quadrado 2 (defesa). O mesmo é válido para a outra equipe. O jogo fica mais dinâmico quando é utilizada 2 bolas de futebol. Nesse caso, passes em diagonais (trio 2 para trio 3 ou trio 4 para trio 1) não são permitidos.

  Fonte: Arquivo Pessoal

 

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Na atividade peça para os(as) alunos explorarem os espaços, ora utilizando as marcações da quadra ou ora colocando obstáculos com cones, pratos demarcatórios etc. Na atividade 3 o(a) professor(a) poderá propor o desenho de um círculo em volta do cone. O círculo demarcará um zona proibida de ser invadida.

Quanto ao Corpo do Colega: Nas atividades os(as) alunos(as) podem criar jogadas em que a participação do colega seja essencial para seu êxito. Na atividade 3 os(as) alunos(as) podem dar as mãos para proteger os cones, possibilitando interações entre os(as) alunos(as).

Quanto ao Material: Na atividade 2 aumente o desafio, colocando bolas de basquete na ponta do cone. Ainda nesta atividade, utilize bolas de outras modalidades esportivas. Aumentar o número de bolas na atividade 4.

Recursos Complementares

Site que divulga noticiários a respeito do Futebol:

 http://www.futebolnews.com/   

Avaliação

Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acham do tema proposto? Como se envolvem com a aula? Fazem perguntas e colocam questões a respeito das atividades? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras e formas de jogar? Como são estabelecidas as relações e interações entre os alunos? Sabem cooperar com os colegas durante os jogos propostos? Como são e/ou estão estabelecidas as relações de gênero nesse esporte? E no momento das atividades? dentre outras.

Professor(a), ao final da aula realize uma roda com os(as) alunos(as) e procure discutir com eles como foi sua proposta. Pergunte: O que acharam das atividades? O que aprenderam? Como foi realizar os jogos? Fácil (por que)? Difícil (por que)? Qual gostou mais? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Em que(quais) situação(ões) se envolveram mais? Por quê? Como foi a participação da turma durante a aula? Respeitaram as regras e aos colegas? Peça sugestões para a aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.