Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Drible, Lance Livre e o Rebote

 

16/05/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar os fundamentos do Drible, Lance Livre e o Rebote no basquetebol;

Realizar pequenos jogos que desenvolvam os fundamentos do Drible, Lance Livre e o Rebote no basquetebol;

Compreender como estes fundamentos se inerem na dinâmica do jogo de Basquetebol.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

AULA 1 

Espaço: sala de aula, laboratório de informática, quadra esportiva, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: livros, artigos, cartazes, vídeos, blogs e pesquisas.

O professor juntamente com a turma identificará algumas definições do Drible, Lance Livre e do Rebote.

www.cbb.com.br

O Drible  

www.cbb.com.br 

Ato de impulsionar a bola na direção do solo no intuito de deslocar pela quadra mantendo sua posse.Corpo abaixado, cabeça elevada, joelhos flexionadas, impulsionar a bola com a flexão do pulso, evite ao máximo olhar para a bola enquanto estiver driblando, isso dará mais velocidade ao seu drible, mas para isso é necessário muita prática.   

Detalhes técnicos:

- Posição da bola à frente e ao lado do corpo;

- Utilizar os movimentos do punho e do antebraço;

- Empurrar a bola e não batê-la de encontro ao solo;

- Procurar não olhar para bola. Proteção com o braço oposto à mão que drible.

Erros comuns na execução do Drible

- Olhar para a bola e drible muito alto;

- Não amortecer a bola no movimento de punho (matar barata);

- Erro no deslocamento, violação no início ou no fim de uma seqüência de dribles, uso excessivo da mão predominante.

FINTAS

Capacidade de superar seu oponente com ou sem a bola.

Tipos (com bola):

-  Pela frente

-  Por trás

-  Por baixo das pernas

-  Reversão

Habilidade com a bola (drible):

Troca de mão pela frente, dribles à frente, ao lado e atrás do corpo.

Detalhes técnicos

- Pela frente (empurrar a bola para outra mão);

- Por trás (drible atrás do corpo, “raquetada” para companheiro e “raquetada” para si);

- Por baixo das pernas (drible a frente do corpo, flexionar as pernas e empurrar a bola por entre as pernas para o companheiro);

- Reversão (trabalhar o giro sem bola e puxar com a mesma mão).

Drible de progressão 

Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.

Drible de proteção 

Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade da defesa e o jogador tem de dar uma maior atenção à proteção da bola. Roubar a bola do adversário é considerado um drible de proteção.

Drible pedalada 

Quicar a bola no chão e faça o movimento da pedalada do futebol por cima da bola.  

Regras de Drible

Um jogador não poderá tirar o pé-de-pivô do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible. Um jogador poderá tirar o pé-de-pivô do chão para executar um passe ou um arremesso, mas a bola deverá deixar sua mão antes que o pé retorne ao solo.

O pé-de-pivô é determinado da seguinte forma:

- Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: Aquele pé é o pé-de-pivô;

- Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô;

- Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé-de-pivô;

- Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé-de-pivô.

Um jogador que esteja driblando ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos rítmicos e, a seguir, arremessar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos (como é mais comumente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.

Mas o esquema dos passos não é a única restrição. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada e você também não pode:

- Driblar a bola e pegá-la com as mãos e driblá-la novamente;  

- Não pode driblar a bola com ambas as mãos;  

- Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola.

O LANCE-LIVRE

  

www.cbb.com.br 

É igual ao arremesso com uma das mãos, efetuado da linha do lance - livre, sem marcação e tendo cinco segundos para a execução. É importante que o jogador mantenha o peso do corpo na perna da frente, concentre-se e bloqueie a respiração antes do arremesso.

REBOTE

Partindo da posição de guarda, o jogador da defesa procura através de um trabalho de pernas evitar que o adversário tome a sua frente para o rebote. É importante, durante o lançamento da bola, que o defensor não olhe para a trajetória da bola, e sim o jogador que esteja marcando.

1º caso:

Quando o adversário correr para o rebote pelo lado da perna de trás do defensor, basta a este fazer o giro na perna de trás.

2º caso:

Quando o movimento para a cesta for feito pelo lado da perna da frente, o defensor efetuará dois movimentos de giro. O primeiro pela perna da frente e o segundo igual ao 1º caso.  

AULA 2 

Espaço: quadra esportiva, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade

Material: bolas de basquete

ATIVIDADES

1) Os alunos posicionados no centro da quadra e cada aluno fará a execução do drible baixo em um tempo e quantidade estipulado pelo professor, ora com a mão direita, ora com a mão esquerda.

2) Cada aluno com uma bola e os alunos deverão fazer movimentos do drible até o outro lado da quadra com a mão direita e voltar com a mão esquerda.

3) Os alunos divididos em colunas, deverão driblar até o meio da quadra com a mão direita e trocar a bola para a mão esquerda até o fim da quadra, depois deverá voltar realizando o mesmo movimento.

4) O professor dividirá a turma e organizará um jogo de basquete.

AULA 3  

Espaço: quadra esportiva, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade

Material: bolas de basquete

ATIVIDADES  

1) Os alunos deverão lançar a bola em direção a tabela, saltar e pegar a bola

2) Os alunos divididos em duplas, um de frente para o outro, deslocando-se de um lado a outro da quadra sendo que o aluno que estiver correndo de frente jogará a bola para o alto e o aluno que estiver caminhando de costas realizará o rebote e passará a bola com o passe de peito. Depois de um tempo inverter as posições.

3) Posicionar um aluno debaixo de cada tabela da quadra e formar uma coluna para que os alunos façam o arremesso. Caso o aluno não acerte a cesta, o aluno posicionado dentro do garrafão tentará realizar o rebote ofensivo, se conseguir, troca de lugar  com quem arremessou.

4) O professor dividirá a turma e organizará um jogo de basquete. 

AULA 4

Espaço: quadra esportiva, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade

Material: bolas de basquete

ATIVIDADES

1) Os alunos distribuídos em colunas, uma de frente para a outra, onde o aluno fará o arremesso de lança livre para a coluna a sua frente e correrá para o final da coluna.

2) Os alunos distribuídos em colunas de frente para a tabela e os alunos executarão o arremesso lance livre, afastando a coluna ao passo que chegar ao primeiro aluno que arremessou.

3) Os alunos posicionados dentro do garrafão e no local da realização do lance livre e executarão o arremesso

4) O professor dividirá a turma e organizará um jogo de basquete.      

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos foram capazes de desenvolver as atividades propostas?

Entenderam a importância dos fundamentos do Drible, Lance Livre e do Rebote?

O tema proposto despertou a participação e o interesse dos alunos?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.