04/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de tênis de mesa, popularmente conhecido como Ping Pong. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas - saques com mais força, menos força, recepção de bola, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o Tênis de Mesa – Ping Pong
Recursos: Internet
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (máximo 5) e pedirá para que os mesmos pesquisem na sala de informática (internet) imagens, vídeos relacionados ao Tênis de Mesa. O Professor(a) deve circular entre os alunos e pedir que eles observem os movimentos do corpo dos jogadores e da bola no momento do jogo.
Referências para subsidiar a pesquisa dos alunos:
Tênis de Mesa – Ping Pong
http://www.youtube.com/watch?v=ga6zAEB9fOM (acessado em 14 de abril de 2010)
http://www.youtube.com/watch?v=A8IVASo0umU&feature=related (acessado em 14 de abril de 2010)
Regras e Curiosidades do jogo
http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa#Regras_do_jogo (acessado em 14 de abril de 2010)
Atividade 2: O Ping Pong Abismo
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bolas de Ping Pong, Raquetes e Mesas da sala de Aula (1 para cada aluno)
Descrição: Na quadra o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (4 alunos em cada). Cada grupo deverá ir até o espaço da sala de aula e pegar 2 mesas (importante que seja combinado uma organização posterior das mesas e reservado um tempo para organização dos materiais após a atividade). No espaço da quadra, o professor (a) poderá distribuir as mesas da seguinte maneira:
Em cada grupo, as mesas são colocadas a uma distância de ½ metro, como especificado na figura acima. Cada dupla terá sua raquete e definirá quem começará o jogo. O objetivo é que o jogador rebata a bolinha na mesa do adversário sem deixá-la cair no chão ou no “abismo” entre as mesas. É importante retomar alguns lances observados nos vídeos, incentivando os alunos a inventar novas formas de rebater a bola para seu colega, jogando-a para o alto. Quando o jogador errar, o seu companheiro entrará em seu lugar (o número de erros poderá também ficar a critério dos grupos). Nesta atividade, mais mesas podem compor o campo de cada dupla, dependendo das dificuldades e/ou facilidades com o jogo.
Atividade 3: O jogo do Ping Pong
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: Bola de Ping Pong, Mesa de Ping Pong, Raquetes.
Descrição: No espaço onde se encontra a mesa de Ping Pong, reúna os alunos e proponha pequenos jogos para que todos possam experimentar e aprender os movimentos básicos. Caso a escola não disponha de uma mesa de Ping Pong, você poderá propor a montagem de uma, conforme nas instruções abaixo: Montando Mesas de Ping Pong: Materiais: para construir 2 mesas de Ping Pong - 16 mesas da sala de aula, 4 pedaços de cabo de vassoura (30cm/cada), elástico ou fita. Junte 8 mesas. No meio, monte a rede com os pedaços de cabo de vassoura e com o elástico ou a fita.
Mesa de Ping Pong: Arquivo Pessoal
Atividade 4: Mini-campeonato de Ping Pong
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Bola de Ping Pong, Mesa de Ping Pong montadada e Raquetes.
Descrição: Nesta atividade, proponha um mini-campeonato de duplas de Ping Pong. Defina uma pontuação mínima e organize a eliminatória simples.
Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a “construção” das mesas.
Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de mãos seguram as raquetes formando um “único jogador”. Nessa proposta, os(as) alunos(as) têm que passar as raquetes um para o outro, ou cada um utilizar sua raquete
Quanto ao Material: Bolas de frescobol e Tênis também podem ser utilizadas no momento da aula. Caso seja viável, na aula anterior peça aos alunos para trazerem chinelos que poderão servir de raquetes no momento das atividades.
Artigo que traz curiosidades a respeito do Ping Pong/Tênis de Mesa.
http://www.brasilescola.com/curiosidades/pingpong.htm (acessado em 14 de abril de 2010)
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que encontraram nas pesquisas realizadas na internet? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras? Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a pesquisa na internet? Como foi montar as “mesas” de Ping Pong? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior. Na avaliação, o professor pode pedir que, em pequenos grupos, os alunos criem uma atividade e apresentem para os próximos grupos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/11/2014
Quatro estrelasMuito bom! Parabéns!