10/05/2010
Edson Luis Nunes; José ângelo de Faria; Isnard Domingos Ferraz; José Marcelo Gomes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Meteorologia |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Geodésia e Cartografia |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Geologia |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Geoprocessamento |
Nesta aula o aluno deverá perceber que a Terra produz um campo magnético e que este pode ser usado como forma de orientação espacial e que esta descoberta foi um grande salto para o desenvolvimento da humanidade.
Para iniciar esta aula o aluno pode construir uma bússola seguindo os passos fornecidos pelos sites:
Após a construção da bússola pode ser verificado que ela está sempre orientada numa mesma direção, quando distante de corpos que produzam campos magnéticos que a pertube como pilhas, celulares, correntes e ímãs. Se possível, produza várias bússolas e verifique que todas elas se orientam numa mesma direção no local em que estiverem.
Questione o que faz com que as bússola tenham todas esta mesma orientação.
Verificamos que algo externo e desconhecido atua nos ponteiros magnetizados das bússolas, para entender esta força reproduza o filme a seguir que explica como é o campo magnético da Terra:
http://www.youtube.com/watch?v=9SyLGsBBdVE&feature=related
Promova um novo debate na turma onde um dos alunos seja o mediador, em cima das seguintes hipóteses:
O texto a seguir, descreve a descoberta do campo magnético da Terra e como ele age:
http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo-terrestre-campo-magnetico-da-terra
Figura 1. Linhas de indução do campo magnético da Terra, a Terra funciona como um grande ímã, http://www.brasilescola.com/upload/e/campo%20magnetico%20da%20terra.jpg.
Figura 2. Imagem de uma aurora polar obtida do site : http://obviousmag.org/archives/uploads/2008/ZZ3ADA743D.jpg
Além de ondas eletromagnéticas, a atmosfera terrestre recebe do Sol partículas dotadas de cargas elétricas, denominadas de "Vento Solar".
Ouça a música que o mineiro Lô Borges gravou e que os compositores, seus irmãos Telo e Márcio Borges se inspiraram nestas lindas imagens para iniciar a melodia com a frase " Vento solar.." :
http://www.youtube.com/watch?v=tW0oVxWYOA8&feature=related
A letra pode ser obtida em :
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47458/ ,
a partir desta letra, pode ser estabelecida uma conecção com o fenômeno físico e as metáforas usadas pelo autor em sua poesia.
Agora, para finalizar veja as belezas das paisagens. Um fenômeno que resulta em paisagens noturnas estonteantes onde se destacam os céus com cores quase psicodélicas. Verde, vermelho, azul e violeta são as tonalidades presentes nestes cenários que resultam da interação de átomos de nitrogênio, oxigênio e do vento solar. Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/01/fenomenos_da_natureza_auroras_polares_1.html
As aurorás polares, com suas cores sintilantes, podem ser vistas nas fotografias exibidas pelo filme a seguir que tem uma linda música de fundo na voz da cantora Vanessa da Mata.http://www.youtube.com/watch?v=3OO3d_wRvro&feature=related
Após a exibição do filme, discuta com os alunos as fotografias e questione:
Ressalte a importância do campo magnético da Terra e conclua sua aula repetindo a música sugerida anteriormente. Caso tenha algum aluno que toque violão peça, com antecedência, para preparar a música e cantem juntos, eles adoram atividades que provocam emoção.
Ao final o aluno deverá saber:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!