Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes; José ângelo de Faria; Isnard Domingos Ferraz; José Marcelo Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Meteorologia
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Geodésia e Cartografia
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Geologia
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Geoprocessamento
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ENTENDER QUE A TERRA CRIA UM CAMPO MAGNÉTICO
  • ESTUDAR COMO A BÚSSOLA SE ORIENTA NO CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA
  • SABER COMO E ONDE ACONTECEM AS MARAVILHOSAS IMAGENS NOTURNAS DENOMINADAS DE AURORAS POLARES

 

Duração das atividades
50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • POLOS MAGNÉTICOS DE ÍMÃS
  • ITERAÇÃO ENTRE ÍMÃS
Estratégias e recursos da aula

A. A TERRA PRODUZ UM CAMPO MAGNÉTICO

      Nesta aula o aluno deverá perceber que a Terra produz um campo magnético e que este pode ser usado como forma de orientação espacial e que esta descoberta foi um grande salto para o desenvolvimento da humanidade.

      Para iniciar esta aula o aluno pode construir uma bússola seguindo os passos fornecidos pelos sites:

       Após a construção da bússola pode ser verificado que ela está sempre orientada numa mesma direção, quando distante de corpos que produzam campos magnéticos que a pertube como pilhas, celulares, correntes e ímãs. Se possível, produza várias bússolas e verifique que todas elas se orientam numa mesma direção no local em que estiverem.

Questione o que faz com que as bússola tenham todas esta mesma orientação.

B. COMO É O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA

 Verificamos que algo externo e desconhecido atua nos ponteiros magnetizados das bússolas, para entender esta força reproduza o filme a seguir que explica como é o campo magnético da Terra:

http://www.youtube.com/watch?v=9SyLGsBBdVE&feature=related 

 Promova um novo debate na turma onde um dos alunos seja o mediador, em cima das seguintes hipóteses:

  • A Terra comporta como um grande ímã.
  • Se a Terra é um grande ímã, onde são seus polos Norte e Sul Magnético?
  • Em alguma região do globo terretre as  bússolas magnéticas não orientarão corretamente um navegante?
  • Em que regiões o navegante poderá ficar andando em círculos quando se orientar apenas pela bússola magnética?

 

            O texto a seguir, descreve a descoberta do campo magnético da Terra e como ele age:
           http://www.coladaweb.com/fisica/fisica-geral/magnetismo-terrestre-campo-magnetico-da-terra 

 

Figura 1. Linhas de indução do campo magnético da Terra, a Terra funciona como um grande ímã, http://www.brasilescola.com/upload/e/campo%20magnetico%20da%20terra.jpg.  

C. AS AURORAS POLARES

Nesta etapa são apresentadas fotos das auroras polares que acontece devido a interação do das partículas vindas do Sol com o campo magnético da terra. Fotos dislumbrantes.

Figura 2. Imagem de uma aurora polar obtida do site : http://obviousmag.org/archives/uploads/2008/ZZ3ADA743D.jpg 

Além de ondas eletromagnéticas, a atmosfera terrestre recebe do Sol partículas dotadas de cargas elétricas, denominadas de "Vento Solar".

Ouça a música que o mineiro Lô Borges gravou e que os compositores,  seus irmãos Telo e Márcio Borges se  inspiraram nestas lindas imagens para iniciar a melodia com a frase " Vento solar.." :

http://www.youtube.com/watch?v=tW0oVxWYOA8&feature=related 

A letra pode ser obtida em  :
http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47458/ ,

a partir desta letra, pode ser estabelecida uma conecção com o fenômeno físico e as metáforas usadas pelo autor em sua poesia.

Agora, para finalizar  veja as belezas das paisagens.  Um fenômeno  que resulta em paisagens noturnas estonteantes onde se destacam os céus com cores quase psicodélicas. Verde, vermelho, azul e violeta são as tonalidades presentes nestes cenários que resultam da interação de átomos de nitrogênio, oxigênio e do vento solar. Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2010/01/fenomenos_da_natureza_auroras_polares_1.html 

 As aurorás polares, com suas cores sintilantes,  podem ser vistas nas fotografias exibidas pelo filme a seguir que tem uma linda música de fundo na voz da cantora Vanessa da Mata.http://www.youtube.com/watch?v=3OO3d_wRvro&feature=related 

Após a exibição do filme, discuta com os alunos as fotografias e questione:

  • Onde ocorre o fenômeno das auroras polares?
  • Elas acontecem nos dois polos?
  • Elas acontecem devido a que?
  • Se a Terra não se comportasse como um grande ímã elas aconteceriam?

Ressalte a importância do campo magnético da Terra e conclua sua aula repetindo a música sugerida anteriormente. Caso tenha algum aluno que toque violão peça, com antecedência, para preparar a música e cantem juntos, eles adoram atividades que provocam emoção.

 

 

Recursos Complementares

 

Avaliação

Ao final o aluno deverá saber:

  • construir uma bússola;
  • como uma bússola se orienta em relação ao campo magnético da Terra;
  • como surgem as auroras boreais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.