Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FILOSOFIA PARA CRIANÇA: uma aproximação para o pensar reflexivo

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir noções sobre ética e moral, como valores a serem buscados para se obter uma boa convivência, baseada na tolerância e respeito ao outro.
  • Ler e interpretar imagens.
  • Exercitar o diálogo como uma atividade cognitiva de se perguntar sobre as questões do cotidiano.
  •  Relatar oralmente suas opiniões.

Duração das atividades
Duas aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As situações de conflitos na sala observadas pelo professor;

Estratégias e recursos da aula

  1º Momento

Iniciar uma conversa na roda perguntando:  

  • Como devemos nos relacionar com os colegas da sala?
  • Como devemos fazer para respeitar a vez do outro?
  • Por que devemos construir combinados em sala de aula?
  • Quais são os direitos das crianças?
  • Quais são os deveres das crianças?

Através dessa conversa as crianças irão refletir sobre seus atos e o dos colegas.  O professor apresenta o livro " Declaração Universal dos Direitos Humanos", de Ruth Rocha. Depois ler alguns direitos para as crianças.

 Após a conversa o professor retoma com as crianças os combinados da turma, refletindo sobre os direitos e deveres de cada um enquanto aluno(a), possibilitando a discussão sobre a importância da construção das regras de convivência em sala e em outros espaços coletivos. A construão dos combinados acontece no dia a dia, para que os alunos lembrem do compromisso com o grupo proponha a escrita dos combinados, em duplas as crianças irão escolher uma regra para escrever e desenhar. Após essa atividade, colar no painel.  

 2º Momento

O professor deve ler o texto Por favor, Por favor de Alicia Aspinwall do  livro "O Livro das Virtudes para Crianças". 

 Após a leitura refletir com as criança sobre os momentos ou situações em casa e na escola elas usam as expressões 'por favor',obrigado e com licença. Como poposta de atividade, solicitar a escrita de uma lista de situações na sala de aula que devemos usar essas expressões.  Esta atividade pode ser feita em duplas ou trios, caso as crianças tenham de 4 a 5 anos. Com as turmas menores pode-se construir um painel coletivo com o seguinte título:  Por favor, eu existo, muito obrigada...O professor continua a contação da história. Em seguida, reflete com as crianças sobre os acontecimentos da história lida. E depois propõe o desenho da história.

3º Momento 

 O professor ler a sinopse do livro "A minhoca e os passarinhos"

 Dois passarinhos querem a mesma minhoca... Como resolver o problema? Partindo para a briga? Conversando? Ou pedindo a ajuda de um terceiro? Conversar é melhor que brigar, mas, às vezes, fica difícil chegar a um acordo. Por isso, em caso de conflito, chamar outra pessoa pode ser uma boa alternativa para solucionar o caso

Questione as crianças:

  • Como será que os passarinhos resolveram esse problema?
  • Qual será o acordo que eles fizeram?  
  • Que sugestões vocês dariam para os passarinhos?. Em seguida, as  crianças irão discutir em dupla uma solução, ilustrar e depois apresentar para o grupo.

4º Momento

O professor deve ler a toda história - A minhoca e os passarinhos, e comparar as soluções dos alunos com o resultado que a autora da história apresenta.  Após a leitura indagar: Como foi que os passarinhos resolveram o conflito? Vocês consideram a briga dos passarinhos como uma atitude de violência?  E vocês, como resolveriam o conflitos dos passarinhos?

Colocar no painel da sala de aula as atividades dos alunos para que todos possam ler as soluções apontadas por todos os grupos.

 

Recursos Complementares

Sugestões de livros e sites sobre o assunto:

O Livro das Virtudes para Crianças. William J. Bennett Tradução: Editora: Nova Fronteira.   

Declaração Universal dos Direitos Humanos.Otavio Roth & Ruth Rocha. Editora Salamandra.

A minhoca e os passarinhos.Puig Rosado & Sylvie Girardet. Editora: Scipione.      

Coleção Sim X Não ? Direitos das Crianças, SIM! Autor: Bruno Muscat   

  Consulte o site sobre filosofia para criança:

http://www.cbfc.org.br/stc_filosofiacrianca.asp  

Avaliação
  • Perceber se as crianças respeitam os combnados da sala.Observar se utilizam  expressões de agradecimento e solicitações quando se relacionam com os colegas e adultos da escola.
  • Observar se as crianças conseguem relatar fatos de sua vivência relacionados as discussões em sala de aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria Tristão, CEI Municipal Beija-Flor , Minas Gerais - disse:
    maryxtristao@yahoo.com.br

    13/07/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula! E através desta ideia pode-se ampliar para as demais virtudes. Parabéns!


  • suzana xavier freire, POLO UAB , Alagoas - disse:
    suzana__2008@hotmail.com

    24/05/2010

    Cinco estrelas

    Bem, em se tratando de filosofia para crianças é um pouco complicado pois algumas pessoas não entendem que lidar com crianças é maravilhoso,a cada minutos elas estão sempre no mundo imaginário,criando coisas e personagens, pensam bastante , quer dizer estão filosofando, é por isso que alguns autores relacionam as crianças com os filósofos,e isto é ótimo.E esta aula ela é perfeita para desenvolvê-la com as crianças, voçês estão de parabéns. Eu dou nota 100 para ela.MEUS SINCEROS PARABÉNS.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.