21/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As situações de conflitos na sala observadas pelo professor;
a
Iniciar uma conversa na roda perguntando:
Através dessa conversa as crianças irão refletir sobre seus atos e o dos colegas. O professor apresenta o livro " Declaração Universal dos Direitos Humanos", de Ruth Rocha. Depois ler alguns direitos para as crianças.
Após a conversa o professor retoma com as crianças os combinados da turma, refletindo sobre os direitos e deveres de cada um enquanto aluno(a), possibilitando a discussão sobre a importância da construção das regras de convivência em sala e em outros espaços coletivos. A construão dos combinados acontece no dia a dia, para que os alunos lembrem do compromisso com o grupo proponha a escrita dos combinados, em duplas as crianças irão escolher uma regra para escrever e desenhar. Após essa atividade, colar no painel.
O professor deve ler o texto Por favor, Por favor de Alicia Aspinwall do livro "O Livro das Virtudes para Crianças".
Após a leitura refletir com as criança sobre os momentos ou situações em casa e na escola elas usam as expressões 'por favor',obrigado e com licença. Como poposta de atividade, solicitar a escrita de uma lista de situações na sala de aula que devemos usar essas expressões. Esta atividade pode ser feita em duplas ou trios, caso as crianças tenham de 4 a 5 anos. Com as turmas menores pode-se construir um painel coletivo com o seguinte título: Por favor, eu existo, muito obrigada...O professor continua a contação da história. Em seguida, reflete com as crianças sobre os acontecimentos da história lida. E depois propõe o desenho da história.
O professor ler a sinopse do livro "A minhoca e os passarinhos"
Dois passarinhos querem a mesma minhoca... Como resolver o problema? Partindo para a briga? Conversando? Ou pedindo a ajuda de um terceiro? Conversar é melhor que brigar, mas, às vezes, fica difícil chegar a um acordo. Por isso, em caso de conflito, chamar outra pessoa pode ser uma boa alternativa para solucionar o caso.
Questione as crianças:
O professor deve ler a toda história - A minhoca e os passarinhos, e comparar as soluções dos alunos com o resultado que a autora da história apresenta. Após a leitura indagar: Como foi que os passarinhos resolveram o conflito? Vocês consideram a briga dos passarinhos como uma atitude de violência? E vocês, como resolveriam o conflitos dos passarinhos?
Colocar no painel da sala de aula as atividades dos alunos para que todos possam ler as soluções apontadas por todos os grupos.
Sugestões de livros e sites sobre o assunto:
O Livro das Virtudes para Crianças. William J. Bennett Tradução: Editora: Nova Fronteira.
Declaração Universal dos Direitos Humanos.Otavio Roth & Ruth Rocha. Editora Salamandra.
A minhoca e os passarinhos.Puig Rosado & Sylvie Girardet. Editora: Scipione.
Coleção Sim X Não ? Direitos das Crianças, SIM! Autor: Bruno Muscat
Consulte o site sobre filosofia para criança:
http://www.cbfc.org.br/stc_filosofiacrianca.asp
Cinco estrelas 2 classificações
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13/07/2012
Cinco estrelasExcelente aula! E através desta ideia pode-se ampliar para as demais virtudes. Parabéns!
24/05/2010
Cinco estrelasBem, em se tratando de filosofia para crianças é um pouco complicado pois algumas pessoas não entendem que lidar com crianças é maravilhoso,a cada minutos elas estão sempre no mundo imaginário,criando coisas e personagens, pensam bastante , quer dizer estão filosofando, é por isso que alguns autores relacionam as crianças com os filósofos,e isto é ótimo.E esta aula ela é perfeita para desenvolvê-la com as crianças, voçês estão de parabéns. Eu dou nota 100 para ela.MEUS SINCEROS PARABÉNS.