15/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:
· Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas;
·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras;
·Familiarize com as funções comunicativas dos materiais informativos presentes na escola.
Essa sequência didática é indicada para as crianças que estão iniciando o processo de alfabetização. Recomendamos que seja desenvolvida logo no início do ano.
Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos
Objetivo: Reconhecer as diferenças entre a escrita, o número e o desenho
Caro professor, sugerimos que reúna as crianças em roda e coloque no centro cartões contendo diversas situações em que são empregados material escrito, números ou desenhos. Os cartões podem trazer situações relacionadas à escola e a outros contextos. Citamos como exemplos: o nome da instituição e o seu número de identificação, placas de trânsito, placas que indicam a proibição do fumo ou da entrada de animais em determinados locais, número de ônibus, identificação de vestuários femininos e masculinos etc. Peça aos estudantes que identifiquem as cartelas em que a informação é dada por meio de um desenho e discuta com eles sobre a função comunicativa do símbolo e sobre os locais onde pode ser encontrado. Faça o mesmo com os cartões que usam números e letras. À medida que cada cartão for discutido, você pode pedir às crianças que o coloquem em um mural. Esse mural poderá ser como uma tabela, em que os alunos farão a classificação de acordo com a “função” dos símbolos e/ ou com informações que usam números, letras ou desenhos. Outra estratégia possível é solicitar às crianças que pesquisem em jornais e revistas números, letras e desenhos e classifiquem o material encontrado de acordo com esse critério.
Atividade 2: Passeio pela escola
Objetivo: Trabalhar sobre as funções comunicativas de materiais presentes na escola, percebendo as diferenças entre as informações que se utilizam de números, letras ou desenhos. Estimular o reconhecimento das unidades fonológicas como letra inicial, final e sílabas.
Nesta atividade os alunos deverão fazer um passeio pela escola e identificar os locais que apresentam números, desenhos ou letras. Como as crianças estão no início do processo de alfabetização, é interessante a abordagem de textos mais simples, como número das salas, identificação da sala da direção e da biblioteca, nome e número da escola etc.
A cada situação, você pode perguntar: “O material que vemos utiliza-se de letras, números ou desenhos?”, Por que foram utilizados números e não letras?”, “O que vocês acham que está escrito?”, “Para que serve esse material? O que ele pretende nos comunicar?”.
Quando se depararem com palavras, explore também a quantidade de letras usadas, a letra inicial e final, o número de sílabas etc.
Em sala de aula, sugiro que a professora escreva no quadro as respostas dadas pelos aprendizes em relação a cada registro e discuta com eles o motivo de esses registros terem sido configurados dessa forma e não de outra. Solicite também à turma que levante sugestões de outros registros que poderiam ser usados naquela situação comunicativa.
Atividade 3: Trabalho com as palavras localizadas no passeio
Objetivos: Retomar a discussão sobre a função comunicativa dos materiais analisados no passeio. Reconhecer das unidades fonológicas como letra inicial, final e sílabas.
Sugerimos que essa atividade seja realizada por meio das seguintes instruções:
Sugerimos que você conheça o material do CEALE /FAE/UFMG sobre Alfabetização e Letramento no site:
http://www.ceale.fae.ufmg.br/publicacoes_colecoes.php?catId=126&txtId=110
Ao final dessa sequência de atividades esperamos que o estudante reconheça as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas e inicie o reconhecimento das unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras. Além disso, o aluno deve ter se familiarizado com os materiais informativos existentes na escola.
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