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Explorando materiais escritos na escola

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

· Compreenda as diferenças entre a escrita convencional (com letras) e outras formas gráficas;

 ·Inicie o reconhecimento de unidades fonológicas como sílabas e terminações de palavras;

 ·Familiarize com as funções comunicativas dos materiais informativos presentes na escola.

Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que estão iniciando o processo de alfabetização. Recomendamos que  seja desenvolvida logo no início do ano.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos

Objetivo: Reconhecer as diferenças entre a escrita, o número e o desenho

Caro professor, sugerimos que reúna as crianças em roda e coloque no centro cartões contendo diversas situações em que são empregados material escrito, números ou desenhos. Os cartões podem trazer situações relacionadas à escola e a outros contextos. Citamos como exemplos: o nome da instituição e o seu número de identificação, placas de trânsito, placas que indicam a proibição do fumo ou da entrada de animais em determinados locais, número de ônibus, identificação de vestuários femininos e masculinos etc. Peça aos estudantes que identifiquem as cartelas em que a informação é dada por meio de um desenho e discuta com eles sobre a função comunicativa do símbolo e sobre os locais onde pode ser encontrado. Faça o mesmo com os cartões que usam números e letras. À medida que cada cartão for discutido, você pode pedir às crianças que o coloquem em um mural. Esse mural poderá ser como uma tabela, em que os alunos farão a classificação de acordo com a “função” dos símbolos e/ ou com informações que usam números, letras ou desenhos. Outra estratégia possível é solicitar às crianças que pesquisem em jornais e revistas números, letras e desenhos e classifiquem o material encontrado de acordo com esse critério.

 

Atividade 2: Passeio pela escola 

Objetivo: Trabalhar sobre as funções comunicativas de materiais presentes na escola, percebendo as diferenças entre as informações que se utilizam de números, letras ou desenhos. Estimular o reconhecimento das unidades fonológicas como letra inicial, final e sílabas.

Nesta atividade os alunos deverão fazer um passeio pela escola e identificar os locais que apresentam números, desenhos ou letras. Como as crianças estão no início do processo de alfabetização, é interessante a abordagem de textos mais simples, como número das salas, identificação da sala da direção e da biblioteca, nome e número da escola etc.

A cada situação, você pode perguntar: “O material que vemos utiliza-se de letras, números ou desenhos?”, Por que foram utilizados números e não letras?”, “O que vocês acham que está escrito?”, “Para que serve esse material? O que ele pretende nos comunicar?”.

Quando se depararem com palavras, explore também a quantidade de letras usadas, a letra inicial e final, o número de sílabas etc.  

Em sala de aula, sugiro que a professora escreva no quadro as respostas dadas pelos aprendizes em relação a cada registro e discuta com eles o motivo de esses registros terem sido configurados dessa forma e não de outra. Solicite também à turma que levante sugestões de outros registros que poderiam ser usados naquela situação comunicativa.

 

Atividade 3: Trabalho com as palavras localizadas no passeio

Objetivos: Retomar a discussão sobre a função comunicativa dos materiais analisados no passeio. Reconhecer das unidades fonológicas como letra inicial, final e sílabas.

Sugerimos que essa atividade seja realizada por meio das seguintes instruções:

  • Relembrar com as crianças os locais da escola em que foram observados palavras, desenhos ou números. Pedir para que registrem esses locais por meio de um desenho. Se o estudante escolher o nome da escola, por exemplo, ele poderá registrá-lo e desenhar o local onde é encontrada essa informação. Você poderá escrever o nome no quadro para que ele copie ou oferecer dicas em relação à escrita.
  • Distribuir uma folha com as palavras identificadas no passeio. Escrever no quadro cada uma dessas palavras e pedir para que todos verifiquem se ela está presente na folha que têm em mãos. Explorar a quantidade de letras que cada palavra apresenta a letra inicial e a final, o número de sílabas etc. Relembrar a função comunicativa de cada palavra e o contexto em que está presente.
  •  Escrever no quadro as palavras trabalhadas, distribuir letras móveis às crianças e pedir para que montem cada uma delas.
  • Apresentar novamente as palavras trabalhadas. Fazer coletivamente listas de palavras que iniciem e que terminem com a mesma letra da palavra focalizada.
  • Algumas das palavras trabalhadas poderão ser “isoladas” (circuladas ou marcadas com giz colorido, por exemplo) para a realização da contagem de sílabas. Nesse momento é importante pedir às crianças para contar quantas vezes abrem a boca para falar a palavra destacada. Esse tipo exercício auxilia na atenção do aprendiz para a relação entre som e grafia.
Recursos Complementares

Sugerimos que você conheça o material do CEALE /FAE/UFMG sobre Alfabetização e Letramento no site:

 http://www.ceale.fae.ufmg.br/publicacoes_colecoes.php?catId=126&txtId=110 

 

Avaliação

Ao final dessa sequência de atividades esperamos que o estudante reconheça as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas e inicie o reconhecimento das unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras. Além disso, o aluno deve ter se familiarizado com os materiais informativos existentes na escola.

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