10/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos, Marina Silva Rocha, Priscila Barbosa Peixoto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Entender a importância da vegetação para o solo e qual a sua contribuição para a redução da erosão deste.
Os alunos deverão compreender o que é a erosão do solo, como funciona o ciclo da água e como acontece a formação do solo.
Introdução: uma abordagem para o professor
A erosão é um processo natural de desagregação, decomposição, transporte e deposição de materiais de rochas e solos, que vem agindo sobre a superfície terrestre desde os seus princípios. Contudo, a ação humana sobre o meio ambiente contribui exageradamente para a aceleração do processo, trazendo como consequências a perda de solos férteis, a poluição da água, o assoreamento dos cursos d'água e reservatórios e a degradação e redução da produtividade global dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
Os processos erosivos são condicionados basicamente por alterações do meio ambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas várias formas, desde o desmatamento e a agricultura, até obras urbanas e viárias que, de alguma forma, propiciam a concentração das águas de escoamento superficial.
Segundo OLIVEIRA et al (1987), este fenômeno de erosão vem acarretando, através da degradação dos solos e, por consequência, das águas, um pesado ônus à sociedade, pois além de danos ambientais irreversíveis, produz também prejuízos econômicos e sociais, diminuindo a produtividade agrícola, provocando a redução da produção de energia elétrica e do volume de água para abastecimento urbano devido ao assoreamento de reservatórios, além de uma série de transtornos aos demais setores produtivos da economia.
A quebra do equilíbrio natural entre o solo e o ambiente (remoção da vegetação), muitas vezes promovida e acelerada pelo homem conforme já exposto, expõe o solo a formas menos perceptíveis de erosão, que promovem a remoção da camada superficial deixando o subsolo (geralmente de menor resistência) sujeito à intensa remoção de partículas, o que culmina com o surgimento de voçorocas (SILVA, 1990).
Retirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-solo/erosao.php (consultado em 19/01/10, às 17h07min).
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Por meio da atividade experimental, os alunos poderão visualizar como a vegetação reduz a erosão do solo, e como isso pode interferir no meio ambiente.
Como o professor irá ativar esse processo:
O professor irá propor a atividade investigativa citada abaixo e por meio dela levantar questionamentos sobre o assunto trabalhado.
Atividade experimental: Plantando alpiste e testando o solo
Professor, num primeiro momento, leve seus alunos a algum jardim ou ambiente em que seja possível o manuseio de terra e água, observando áreas com vegetação (ver figura 1 abaixo) e sem vegetação (ver figura 2 abaixo). A seguir, realize com eles a atividade experimental descrita abaixo.
Figura 1: Solo com vegetação
Figura 2: Solo sem vegetação
Fotos: Priscila Barbosa Peixoto
Material necessário:
- Duas peneiras finas
- Suporte para as peneiras (pode ser bacias ou vasilhames transparentes em que a peneira encaixe como tampa)
- Um pouco de solo
- Sementes de alpiste (ou outra semente que germine rápido)
- Um regador
- Água para regar
Modo de fazer:
Apoiar as peneiras no vasilhame e colocar o solo nas mesmas com cuidado para não cair. Plantar as sementes de alpiste cerca de 15 dias antes do planejamento da aula sobre o assunto, numa das peneiras com solo. Na outra peneira, não plantar nenhuma semente, deixando apenas a terra. Depois do preparo das peneiras regar com a mesma quantidade de água os dois modelos. Pedir aos alunos para observarem como a água está no fundo da bacia, e qual a sua quantidade em cada modelo, quais as diferenças observadas, com qual velocidade a água desceu em cada modelo, dentre outras observações pertinentes.
Instigue os alunos a observarem que, neste primeiro momento, os dois modelos estão praticamente iguais, pois ainda não há vegetação no solo. Após a germinação das sementes de alpiste num dos modelos, leve os alunos para verem o que prepararam, e peça que eles reguem novamente os solos das peneiras, observando se os dois modelos continuam praticamente iguais no que diz respeito à quantidade de água que desceu para a bacia, da terra que desceu junto com a água, da velocidade com que a água desceu em cada modelo.
Leve os alunos a refletirem sobre o porquê de observarem estas diferenças agora, entendendo que o modelo que tem vegetação teve mais quantidade de água que ficou retida no solo, pois tinha menos água na bacia do que o outro modelo sem alpiste. Eles poderão também observar que no modelo com vegetação, o solo ficou mais preso, já que tinha poucos grãos misturados à água que desceu para a bacia. Além disso, no modelo com vegetação, a água desceu mais lentamente que no modelo sem vegetação.
Pessoal, o que observamos nos mostra que, em solos com bastante vegetação plantada, a água das chuvas, por exemplo, penetra por ele sem causar danos, sem levar embora os nutrientes que ali estão. Vocês observaram que na peneira onde foi plantado o alpiste a água desceu mais lentamente e em menor quantidade?
Ela penetra devagar, dando a chance de todo o solo ser molhado, o que ajuda com que a vida naquele local seja facilitada, e todos os seres vivos dali possam se beneficiar da água, seja plantas ou pequenos animais e microrganismos. O que foi observado na visita que fizemos a locais protegidos pela vegetação e locais sem essa proteção?
É possível que os alunos associem os locais observados anteriormente com o tipo de solo e vegetação, percebendo que o solo coberto por vegetação é mais aerado, melhor para plantio, enquanto o solo nu é bem mais compactado, sem vida. Faça os alunos refletirem sobre isso, instigando-os a discutirem entre eles. Após as discussões, faça as considerações pertinentes.
A vegetação no solo faz com que ele fique mais preso, não permitindo que a água da chuva, nas enxurradas, leve a camada superior do solo e seus nutrientes para outros locais, inclusive rios e lagos. Isso quer dizer que a vegetação evita com que haja a erosão dos solos. Vocês já observaram o que acontece quando é mostrado na TV deslizamentos de terra em áreas de risco? Por que isso acontece?
Estimular a reflexão dos alunos, para que relacionem esses fatos ao que foi observado no experimento.
A erosão não é algo bom nem para o solo e nem para os cursos d'água que estão próximos. Isso porque ela leva grande quantidade de solo embora, o que o deixa pobre, e sem condições de habitar várias espécies de seres vivos. E este solo que é levado vai parar em algum lugar, geralmente rios e lagos da redondeza. E o que acontece se os rios e lagos forem ficando cheios de terra?
Eles vão ficando com menos água, mais pobres, mais rasos, o que vai diminuindo as espécies de seres vivos que ali podiam morar. Esta situação é chamada de assoreamento. Portanto, vocês podem perceber que não é bom negócio retirar a vegetação do solo, pois vários problemas vão acontecendo em cadeia.
Figura 3: Erosão do Solo
Retirado de: http://www2.fct.unesp.br/joaoosvaldo/Geomorfologia%20figuras/PID/Eros%C3%A3o%20do%20solo.jpg (consultado em 19/01/10, às 17h49min).
Figura 4: Assoreamento de Curso d'água
Retirado de: http://fotos.sapo.pt/ZsWkagtkwGR7E9AWnyOs/ (consultado em 19/01/10, às 17h46min).
Ferramentas e ou recursos tecnológicos:
Após a observação e discussão da atividade experimental, o professor deverá apresentar para a turma os seguintes vídeos:
Erosão – com cobertura vegetal: este vídeo mostra na prática como um solo com cobertura vegetal apresenta nenhuma ou quase nenhuma erosão pela água.
http://www.youtube.com/watch?v=0ppqf6mvxKA&feature=related (consultado em 01/04/10, às 10h51min).
Erosão – sem cobertura vegetal: este vídeo mostra de forma prática como um solo sem cobertura vegetal apresenta muita erosão pela água.
http://www.youtube.com/watch?v=L--GAe-xHq4&NR=1 (consultado em 01/04/10, às 10h52min).
Ambos retratam a erosão do solo e poderão complementar a visualização da situação trabalhada. O professor poderá pedir a turma para reproduzir os experimentos do vídeo e discutir os resultados obtidos por eles, na prática da aula e o assistido no vídeo.
Esta aula não possui recursos complementares, visto que todas as atividades estão incluídas em Estratégias e Recursos da Aula.
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Professor, faça um estudo dirigido com a turma, em que ela será dividida em pequenos grupos e cada grupo deverá responder às questões a seguir:
1) Há alguma diferença na quantidade de solo removido nos dois modelos estudados?
2)Em qual deles a erosão é maior?
3) Qual o papel da vegetação no processo de prevenção da erosão?
4) A erosão influencia outros seres vivos além das plantas? Como e quais?
Após cada grupo responder as questões propostas, peça à turma para ficarem em semicírculo e promova uma espécie de mesa redonda, em que os grupos discutirão as respostas entre eles. Dessa forma, os alunos poderão entender a importância da cobertura vegetal para o solo e o porquê de estudarem este assunto.
Quatro estrelas 1 classificações
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02/05/2012
Quatro estrelasGostei, através do link do vídeo, encontrei uma experiência para fazer em sala de aula.