Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o Golfe

 

13/05/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender aspectos básicos do funcionamento do jogo de Golfe. Conhecer regras básicas do funcionamento do jogo. Descobrir, por meio do jogo, novas formas de explorar os espaços. Coordenar diferentes movimentos com os braços - arremessos com mais força, menos força – interagindo, com os materiais e com o espaço.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Construindo o “Taco” de Golfe com os pais.

Recursos: Bilhete informativo aos pais. 1 semana antes da aula.

Descrição: Professor(a), elabore um bilhete para ser enviado aos pais dos(as) alunos(as) para que seja possível conseguir o material para a realização da atividade. Sugere-se que para os alunos das séries avançadas (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) a atividade seja desenvolvida durante a aula, necessitando apenas do bilhete para adquirir o material para confeccionar o taco.

  • Bilhete: (1 semanas antes da aula): Escreva um texto inicial contextualizando a temática da aula. Posteriormente, explique aos pais como poderão confeccionar o taco de golfe, destacando as seguintes instruções:

Materiais para confecção: prego, martelo, serrote e cabo de vassoura.

1.      Serre um pedaço do cabo de vassoura: 7cm.

2.      Na ponta do cabo de vassoura pregue o pedaço cortado, formando um ângulo de 90°.

Ilustração que poderá integrar o corpo do bilhete:

Arquivo Pessoal

É importante que o professor(a) leve um modelo para que os alunos visualizem o “taco” que será confeccionado com os pais. Não se esqueça de pedir para os alunos trazerem o “taco” no dia da aula.

Atividade 2: Conhecendo o Golfe Recursos: Internet

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) dividirá a turma em pequenos grupos (máximo 5) e pedirá para que os mesmos visualizem os seguintes vídeos na sala de informática (internet):

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=lscTZQZ6ii8&feature=related (acessado em 14 de abril de 2010)      

http://www.youtube.com/watch?v=3mqGYlh1jjg&feature=related (acessado em 14 de abril de 2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=XMo6aOfw0Bg&NR=1 (acessado em 14 de abril de 2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=Jrg07AIYuAQ&feature=related (acessado em 14 de abril de 2010)

Neste momento, o(a) professor(a) deverá circular entre os grupos e enfatizar os movimentos do corpo dos jogadores durante a tacada do taco, as trajetórias das bolas, os espaços onde o esporte é praticado. Professor(a), é importante que os alunos, ao visualizarem os vídeos, criem referências dos movimentos do esporte, que posteriormente serão utilizadas nas atividades posteriores.

Em seguida, os grupos irão pesquisar sites relacionados ao Golfe. Cada grupo registrará regras e curiosidades do jogo. Estes registros, também, servirão de base para a realização das atividades posteriores. Sugestões de sites:

Regras e Curiosidades do jogo:   

http://www.fpgolfe.com.br/ (acessado em 14 de abril de 2010)    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Golfe (acessado em 14 de abril de 2010)    

Atividade 3: Experimentando as Tacadas: a “corrida” das bolinhas.

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Bolinhas de Ping Pong ou Bolinhas de Refil de Desodorante e Tacos confeccionados.

Descrição: Com esta atividade proposta, os alunos poderão experimentar diferentes formas de rebater com o taco de acordo com os desafios proporcionados pelos espaços e pelas características das bolinhas utilizadas: tacar com mais força, menos força, muita distância, pouco distância etc.

Em um primeiro momento, no espaço aberto proponha aos alunos que experimentam as tacadas com os tacos, com o objetivo que acertem algum alvo escolhido por eles. Os alvos podem ser feitos a partir de buracos no chão, desenhos de círculos, ou garrafas tipo Pet para serem acertadas. É importante que nesta atividade os(as) alunos(as) criem seus movimentos baseados nos vídeos assistidos no laboratório e que descubram quais as formas mais interessantes de posicionar o corpo e de rebater na bola.

No segundo momento, sugira uma “corrida” das bolinhas. Na quadra de Futsal, cada aluno(a) deverá se posicionar atrás de uma das linhas de fundo, sugerida pelo(a) professor(a). Para a disputa ser considerada justa, peça para que sejam utilizadas as bolinhas de mesmo modelo. Cada um posicionará sua bolinha em cima da linha e ao sinal todos deverão realizar a tacada. A bolinha que atravessar a linha de fundo do outro lado da quadra vencerá.

Atividade 4: Circuitos de Golfe: desafiando os espaços.

Recursos: Bolinhas de Ping Pong, Tacos, Cones e Cordas .

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, proponha novamente a formação dos grupos, podendo ser os mesmos da atividade 1, e peça para construirem um circuito. Neste poderão usar cones e cordas, objetivando acertarem um alvo, que pode ser um buraco, em menos tacadas. Enfatize a importância de explorarem os espaços, construindo desafios.

Nesta atividade é muito importante a presença do(a) professor(a) junto aos grupos, auxiliando-os na construção de circuitos mais desafiantes, que explorem as percepções de espaço e força: mais distante, menos distante, mais força, menos força. Nesse aspecto, os vídeos e as curiosidades pesquisadas na internet (atividade de laboratório) deverão ser retomadas com os grupos.

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Espaço: As atividades podem ser realizadas em qualquer espaço que permita a “construção” dos obstáculos. Fica mais interessante se realizada em local gramado e com elevações no terreno.

Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores das equipes podem estabelecer as ordens das jogadas. Ajudar o colega que está com mais dificuldade.

Quanto ao Material: Outros materiais podem ser utilizados para a montagem dos circuitos, tais como: pneus, garrafas tipo pet, pratos demarcatórios etc.

Quanto às Propostas para Elaboração de Projetos Multidisciplinares: Como possibilidade de enriquecimento da proposta da aula, o(a) professor(a) poderá sugerir para os professores das disciplinas de matemática e de geografia a construção de um projeto multidisciplinar: No caso da matemática, o professor poderá trabalhar com os alunos a temática da geometria: ângulos e formas geométricas, enfatizando a elaboração de obstáculos com diferentes formas, além de explorar a própria forma do bastão. Já no caso da geografia, a construção de espaços a partir do estudo dos relevos, como, por exemplo, montanhas, depressões etc. É importante lembrar que essa proposta demandará diálogos constantes entre as três disciplinas, porém muito enriquecedoras para a formação dos alunos e dos professores.

Recursos Complementares

O site da Confederação Brasileira de Golfe traz muitas informações legais a respeito do Golge aqui no nosso país.

http://www.cbg.com.br/ (acessado em 14 de abril de 2010) 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como foi confeccionar o “taco” com os pais? O que encontraram nas pesquisas realizadas na internet? O que acharam dos vídeos e das imagens? Que comentários fazem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? Criam estratégias e novas formas de jogar? Sugerem novas regras? Como elaboraram os desafios nos circuitos? Os grupos se ajudam? Conhecem o esporte? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Brincam de outras formas? Questionam as regras?  Exploraram os espaços e os materiais? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi a pesquisa na internet? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? E como inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.