Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A criação do jornal da escola

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda as condições de circulação e de produção de jornais;
  • Produza textos de acordo com o suporte explorado e os gêneros trabalhados.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta sequência didática é indicada para as crianças que dominam o sistema alfabético. Esse aprendizado ocorre quando o aluno compreende que cada letra (grafema), geralmente, é representada por um som (fonema) e, por isso, já é capaz de ler e de escrever de forma autônoma.

 

Em caso de turmas heterogêneas, sugerimos que a criança em processo de apropriação do sistema de escrita realize as atividades junto com um aluno que já tenha se apropriado desse conhecimento. Você poderá explicar que uma das formas de ajudar o colega é pedindo que tente ler uma parte do texto sozinho. Além disso, ele deve ter participação ativa na elaboração de texto, dando suas opiniões e ajudando a escrevê-lo. É interessante incentivar a turma a ser uma comunidade de aprendizagem, deixando claro que todos podem contribuir com o aprendizado do outro.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que essa sequência didática seja desenvolvida por três turmas do mesmo ciclo.   

 

ATIVIDADE 1: ANALISANDO UM JORNAL

 

Objetivos: Analisar diversos gêneros textuais presentes em um jornal   

 

Esta atividade deverá ser desenvolvida por cada turma, individualmente.

 

1.1  A primeira folha do jornal - Suplemento infantil         

 

Distribua às crianças a primeira folha do suplemento infantil abaixo. Caso a escola tenha disponível, é interessante trabalhar com o suplemento inteiro.

 

http://4.bp.blogspot.com/_aDYE6E3sRv4/S6pxF6ikWnI/AAAAAAAAA-A/z0Ma7swCJKA/s1600/6FF01NFA1212.jpg

 

 

Em seguida, peça aos aprendizes que respondam as seguintes questões:

 

  • Qual o nome do suplemento?
  • A que jornal ele pertence?
  • Quais as notícias anunciadas nesta folha?
  • Em que páginas elas podem ser encontradas?
  • Qual notícia é considerada a mais importante? Como é possível a gente fazer essa observação?  

 

 Em seguida, distribua uma folha de papel ofício. Solicite aos alunos que sistematizem as principais características da primeira página de um jornal. A atividade poderá ser feita coletivamente. Abaixo um exemplo:

 

A PRIMEIRA PÁGINA DE UM JORNAL DEVE TER:

 

O nome do jornal e a data de publicação

 

A notícia principal, em letras maiores e ilustrada

 

A indicação das páginas em que as notícias se encontram.

 

(Recolha a folha. Ela será usada para sistematizar as características dos outros gêneros textuais que serão estudados nesta atividade)   

 

 

1.2  O que é uma notícia?   

 

Distribua a notícia abaixo:   

 

 FESTA DE DIA DAS CRIANÇAS É UM SUCESSO EM PAULÍNIA

 

 

 

Palhaços, brincadeiras e muita diversão marcaram a comemoração do ‘Dia das Crianças’ em Paulínia. O evento foi realizado no Parque Brasil 500, na última terça feira, dia 12. O tema da festa foi: 'Toda Criança tem o Direito de Brincar'.

 

Crianças de várias escolinhas municipais de dança, arte marciais e teatro se apresentaram durante todo o dia no palco dentro da praça de alimentação.

 

O espaço “areninha” surpreendeu as crianças presentes. Com muitas atrações, o ambiente totalmente produzido foi muito movimentado durante toda a festa. As crianças puderam se aproximar dos animais, andar a cavalo, tirar foto e se divertir.

 

A organização do evento mobilizou aproximadamente 300 pessoas, entre funcionários municipais e contratados. O Prefeito de Paulínia compareceu à festa ao lado de sua esposa. Várias autoridades da cidade também prestigiaram o evento.

 

Retirado do site: http://portaldepaulinia.com.br/201010138249/Paulinia/Noticias/festa-de-dia-das-criancas-e-um-sucesso-em-paulinia.html    

 

Divida as crianças em duplas e peça que respondam as seguintes questões:

 

  • QUE EVENTO FOI RELATADO PELA NOTÍCIA?
  • ONDE ACONTECEU?
  • QUANDO ACONTECEU?
  • QUEM PARTICIPOU?
  • COMO FOI O EVENTO?               

 

Ao final, faça a correção coletiva da atividade e peça aos aprendizes que registrem na folha, já utilizada no item anterior, as características de uma notícia. Abaixo, um exemplo:

 

UMA NOTÍCIA DEVE APRESENTAR:

 

Título.

 

Onde o fato aconteceu.

 

Quando ele ocorreu.

 

Como aconteceu.

 

  1.3  O que são os classificados?

 

Leve para a sala de aula jornais com classificados. Deixe que as crianças os explorem. Em seguida, eleja alguns para o estudo da estrutura do gênero textual: “classificados”. Abaixo, alguns exemplos:

 

 

DOCES

 

Tradicionais doces de Pelotas

p/ festas em geral.

Inês, Av. Dona Mercês, fone: 33249876

 

MOTORISTAS

Ofereço-me p/ trabalhar por dia.

Exp. com crianças, pessoas

idosas e enfermas.

Disponibilidade p/ viagens.

Tr. Com Carlos 70917400

 

GELADEIRA

Eletrolux, na caixa, com nota fiscal.

Pagamento em dinheiro,

falar com José. Fone: 3445-9876

 

LIVROS USADOS

Vendo livros usados. Loja do

Messias. Pça João Mendes, 166.

 

 

Após a leitura dos classificados, faça as seguintes questões às crianças:

 

  • O QUE CADA CLASSIFICADO ANUNCIA?
  • ESSES TEXTOS SÃO LONGOS OU CURTOS? POR QUÊ?
  • HÁ ABREVIAÇÕES NO TEXTO? QUAIS?
  • POR QUE SÃO USADAS ABREVIAÇÕES NESTE TIPO DE TEXTO?        

 

 Distribua a folha utilizada na atividade anterior  para o registro das características desse gênero textual. Abaixo, um exemplo:

 

UM CLASSIFICADO DEVE:

 

Ser um texto curto.

 

Ter algumas palavras abreviadas.

 

Dar o contato das pessoas que estão anunciando algum produto ou serviço.

 

  1.4  O que é uma “Indicação de leitura”?

 

Distribua aos alunos o texto abaixo:   

 

LIVRO MOSTRA ARTE DE DIFERENTES POVOS DO CONTINENTE AFRICANO   

 

                                                                                        

 

DE SÃO PAULO   

 

A África é formada por muitos povos, que têm diferentes jeitos de se expressar. É o que fala o livro "Arte Africana", de Hildegard Feist.

 

No livro, há trabalhos de arte do povo da Costa do Marfim, da Nigéria e de Serra Leoa. As peças têm origens diferentes, mas a maioria está relacionada à religiões, mitos, fatos históricos e costumes de comunidades. São, em sua maioria, de artistas desconhecidos. Ou seja, ninguém sabe direito quem criou as peças.

 

Para falar da arte que diferentes povos criaram no continente africano, o livro fala um pouco de reis e reinos que habitaram a região. Poderemos conhecer o rei Esigie, filho de Ozolua. Nas lutas, ele contava com a ajuda da própria mãe, a curandeira Idia, que comandava o exército.

 

"Arte Africana"

Autor: Hildegard Feist

 Editora: Moderna

Preço: R$ 29,90   

 

Texto retirado do site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/810315-livro-mostra-arte-de-diferentes-povos-do-continente-africano.shtml

Peça às crianças que respondam, no caderno e em duplas, as perguntas:

 

  • QUAL É O NOME DO LIVRO QUE ESTÁ SENDO INDICADO PARA LEITURA?  
  • QUAL É O AUTOR DO LIVRO?
  • O QUE O LIVRO NOS MOSTRA?
  • VOCÊ GOSTARIA DE LER ESSE LIVRO? POR QUE?

 

Faça a correção coletiva das questões. Em seguida, os aprendizes deverão registrar, na folha em que estão trabalhando, as características desse texto. Abaixo, um exemplo:

 

 

A INDICAÇÃO DE UM LIVRO DEVE:

 

Apresentar o nome do livro indicado e o seu autor.

 

Contar um pouco de sua história.

 

Procurar convencer o leitor de que o livro é bom.

 

 

 

1.5 O que é um texto enciclopédico ? 

 

17/07/2010 - 07h00

 

ANIMAIS QUE VIVEM EM CAVERNAS SÃO CEGOS

 

 

CRISTIANE CAPUCHINHO

 

Morcegos estão entre os animais que habitam as cavernas

 

As cavernas são divididas em três zonas. A primeira é a entrada. Ela recebe luz e pode ter vegetação, fungos e animais. Na segunda área não tem luz, mas há correntes de ar. A última zona é de trevas permanentes e tem animais cegos. Esses animais se  especializaram em viver dentro das cavernas. Em sua maioria, eles não têm cor e nem olhos, pois vivem no completo escuro. Em lugar dos olhos, costumam ter longas antenas e um olfato muito apurado.     

 

Além disso, na história da humanidade, grutas e cavernas foram usadas para diversas atividades. Vejam alguns exemplos:   

 

-  No Piauí, foram encontradas mais de 30 mil pinturas rupestres --feitas por homens pré-históricos-- na Serra da Capivara. Em Minas Gerais, as mais conhecidas ficam na região de Lagoa Santa e Diamantina.

 

- Na Europa, cavernas são usadas ainda hoje para cultivar cogumelos, como adega e para fazer queijo.     

 

Adaptado do site: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/766289-animais-que-vivem-nas-cavernas-sao-cegos-leia-mais-curiosidades.shtml    

 

Lance aos alunos o seguinte desafio:             

 

Ao término da leitura do texto, deverão falar o que aprenderam sobre a caverna. Após a discussão, peça que respondam, em duplas, as seguintes perguntas:

 

  • QUAL O TÍTULO DO TEXTO?
  • QUAL É O ASSUNTO DO TEXTO?
  • GRIFE DUAS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES.

 

Em seguida, na mesma folha já usada nos itens anteriores, solicite aos estudantes que continuem a preenchê-la com as características do texto enciclopédico. A atividade poderá ser feita coletivamente. Abaixo, um exemplo:

 

O TEXTO ENCICLOPÉDICO DEVE TER:

 

Título

 

Informações importantes sobre o assunto estudado.

 

Ilustrações que nos ajudem a ter mais conhecimento do assunto.

 

 

ATIVIDADE 2: PRODUÇÃO DO NOSSO JORNAL

 

 

Objetivos: Produzir notícia, classificados, texto para indicação de leitura e texto enciclopédico, obedecendo a estrutura desses gêneros textuais.  

 

 2.1 O que cada turma produzirá?             

 

As professoras deverão dividir as tarefas entre suas turmas, de modo que todos os textos abaixo sejam produzidos:

  • Notícia
  • Classificados
  • Indicação para leitura
  • Texto enciclopédico          

 

 2.2 Orientações para produção de cada texto             

 

Antes de iniciar a produção, retome os textos estudados na atividade 1 e o esquema elaborado com as características de cada gênero. Sugerimos as intervenções:

 

NOTÍCIA:

 

  • Qual notícia lemos?
  • De acordo com o esquema que montamos, o que deve conter toda notícia?
  • O que aconteceu de importante em nossa escola ou na comunidade que podemos noticiar?
  • Onde, quando e como aconteceu esse fato? (Registre em um canto do quadro as respostas dos  alunos)
  • Que título terá nosso texto? Como podemos iniciá-lo?  

 

 Durante a escrita, volte ao planejamento feito no quadro e peça aos alunos que verifiquem se o texto está contemplando todos os itens levantados. Ao final, leia-o para a turma e peça que avaliem se a produção está completa ou se ainda faltam informações importantes.

 

 

CLASSIFICADOS:

 

  • Que tipo de classificados nós lemos?
  • Que classificados podemos colocar em nosso jornal?
  • Que tal escrevermos um bilhete aos familiares, perguntando se eles desejam anunciar algum produto ou serviço? (Durante a escrita do bilhete, chame atenção para as características desse gênero textual)
  • Quantos classificados escreveremos?
  • Vamos voltar ao esquema que elaboramos? Como deve ser um classificado?   

 

 

Oriente a turma durante a escrita e faça a revisão coletiva do texto.

 

 

TEXTO PARA INDICAÇÃO DE LEITURA:

 

  • No texto que lemos, qual livro foi indicado para leitura ?
  • No texto, o autor contou um pouco sobre o conteúdo do livro ? Por que?
  • E nossa turma? Qual livro escolheremos para indicar aos colegas da escola? (Disponibilize às crianças alguns livros que já tenham lido)
  • O que contaremos sobre a obra para convencer as pessoas a lê-la?

 

Após a produção coletiva, leia o texto com as crianças e peça que verifiquem se ele consegue mostrar ao leitor que vale a pena ler o livro indicado.   

 

TEXTO ENCICLOPÉDICO:

 

  • Que texto nós lemos?
  • Que tipo de informações ele nos deu sobre a caverna?
  • Que assuntos nós estudamos essa semana? Sobre qual desses assuntos vocês desejam fazer um texto informativo?
  • De acordo com nosso esquema, como deve ser um texto desse tipo?
  • O que nós escreveremos? (Registre no quadro as sugestões dos alunos)
  • Então, vamos fazer um texto sobre esses aspectos?   

 

Durante a produção, volte ao planejamento feito no quadro e chame atenção dos alunos para que não se esqueçam de nenhuma informação. Ao final, leia a produção e peça à turma que verifique se ela está completa.

 

 

2.3 Eleição de um nome para o jornal

 

Reúna as salas participantes do Projeto. Peça que elejam um nome para o jornal. Sugerimos a realização de uma votação para escolha do nome.

 

 (Os textos poderão ser digitados e diagramados pelas professoras ou outra pessoa competente.)   

 

ATIVIDADE 3: DIVULGAÇÃO DO JORNAL

 

Objetivos: Usar a fala em situação formal

 

3.1 Apresentação do jornal ao púbico da escola e aos familiares             

 

Combine com a direção de anunciar o lançamento do jornal aos outros alunos e professores da escola, em um momento em que todos estiverem reunidos. Nessa ocasião, as crianças poderão distribuir cópias do jornal.             

 

Em uma reunião de familiares, apresente o trabalho aos parentes das crianças. Elas poderão ler alguns textos do jornal. É importante que essa leitura seja preparada anteriormente em sala de aula. Os aprendizes deverão prestar atenção nos seguintes aspectos:             

 

  • Ler em voz alta.             
  • Ler de forma fluente.             
  • Ouvir a leitura do colega.

 

3.2 Divulgando o jornal em outros espaços             

 

Outra sugestão é ir com os alunos aos estabelecimentos comerciais do entorno da escola e distribuir o jornal. Em sala, combine e ensaie o modo como eles podem abordar os comerciantes. Sugerimos que os aprendizes:

  • Apresentem o jornal que fizeram.
  • Peçam para que ele seja distribuído aos clientes etc.

 

 

 

Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do texto: “O trabalho com jornal em sala de aula: estado da arte”, localizado no site:

www.alb.com.br/ltp/img/tcc_yasmin.pdf

Avaliação

Ao término do projeto, sugerimos que cada professora peça aos alunos que elaborem um texto do mesmo gênero produzido na atividade 2.

Assim, será possível verificar o que eles aprenderam e o que ainda precisa ser mais trabalhado. Caso seja necessário, desenvolva novas atividades que visem a análise e a produção de textos referentes aos gêneros focalizados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Fátima Maria Maciel Serra, Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Palmeiraa , Alagoas - disse:
    fatimaserra@hotmail.com

    27/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito do material para orientação da produçção de um jornal. Acredito que trabalhar com as crianças uma produção deste tipo só tem a colaborar para o despertar, o interesse e o gosto pelo leitura dos diversos gêneros. A criança cai em campo para pesquisar, mostrar sua criação e o que é produzido por ela mesma torna-se interessante e prazerosa. É fundamental a interação de todos os professores na orientação da produção do jornal.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.