15/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
Os alunos devem reconhecer as unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.
Atividade1: Levantamento dos conhecimentos prévios
Objetivo: Explorar os nomes dos alimentos e organizar os conhecimentos que as crianças possuem sobre cada um deles
Caro professor, leve para a sala algumas fichas de cartolina em branco. Pergunte às crianças que alimentos costumam comer na hora a merenda. Caso a escola ofereça merenda, desafie os estudantes a lembrarem o cardápio de cada dia da semana. À medida que os alunos forem citando os alimentos, escreva-os na ficha. Você também pode fazer um levantamento em relação aos conhecimentos que as crianças apresentam sobre o tema em questão.
Ao final da conversa, distribua as cartelas entre os alunos e peça que cada um a apresente na frente da sala. Os colegas deverão ler o que está escrito e separar oralmente a palavra em sílabas. Peça às crianças que contem quantas sílabas e quantas letras tem cada palavra.
Proponha também que o estudante que estiver apresentando conte à turma as informações que tem sobre o alimento em questão. Nesse momento, o professor poderá problematizar as informações trazidas pelas crianças e escrever em seu caderno as dúvidas mais recorrentes para o desenvolvimento da atividade proposta ao final dessa sequência (palestra com a nutricionista/responsável pelo lanche da escola).
Atividade 2: Que letra está faltando?
Objetivo: Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
1. Para essa atividade, serão necessárias as letras do alfabeto em cartelas grandes. As crianças irão trabalhar com o nome de cada alimento citado na atividade anterior. Eleja um alimento. Distribua à turma, aleatoriamente, as letras que formam o seu nome, de modo que fique faltando uma (é interessante que as letras possam ser penduradas com barbante no pescoço dos alunos e a atividade seja feita por meio de uma brincadeira: cada aluno será uma letra). As crianças deverão ir à frente da sala, tentar formar a palavra e deixar um ‘buraco’ no lugar da letra faltante. Enquanto isso incentive às outras crianças a ficarem atentas para perceberem que letra está faltando. Ao final, pergunte à turma quem sabe qual é a letra faltante. O aluno escolhido deverá pendurar a letra em seu pescoço e ocupar o lugar vazio. Outra criança poderá ser solicitada para que leia a palavra completa e verifique se a sua grafia está correta.
Formada a palavra, você poderá pedir às crianças que a separem, oralmente, em sílabas. Proponha a um aluno que vá a frente separar a palavra formada pelos colegas (o estudante deverá separar os próprios colegas) também em sílabas. Em seguida, fale uma sílaba e solicite que os alunos que a formam deem um passo à frente. Essa estratégia didática auxilia os alunos a entenderem, de forma lúdica, que as sílabas são formadas por mais de uma letra, percepção essencial para a compreensão do nosso sistema de escrita, em que cada fonema corresponde a um grafema.
Repita o procedimento com o nome de outros alimentos.
2. Distribua à turma uma lista com o nome dos alimentos, de modo que em todos eles esteja faltando uma ou duas letras no meio da palavra. Peça aos alunos que completem cada um delas e depois as separes em sílabas. Ao final, cada estudante deverá corrigir a tarefa do colega. Descobrir a letra faltante também constitui um procedimento didático que possibilita às crianças pensarem sobre as relações entre grafema e fonema.
3. Distribua uma folha em branco para cada aluno e divida a sala em duplas. Diga que cada um fará uma atividade para o colega resolver. Deverão, assim, escrever o nome de alguns alimentos, de modo que no lugar de uma letra colocarão um círculo para que o colega complete com a letra correta. Solicite que a letra faltante esteja localizada no meio da palavra. Em seguida, deverão corrigir a atividade junto com o colega que a respondeu. Ao final, sugerimos que a professora faça uma correção coletiva das palavras e incentive os estudantes a justificarem as respostas que deram na atividade.
4. Peça aos alunos que liguem o desenho dos alimentos ao seu nome:
FJÃEIO
NOCREUA
LRANJAA
Após as crianças realizarem a atividade, peça que utilizem as letras da segunda coluna para escreverem o nome de cada alimento. Esse procedimento também lhes auxiliará na reflexão sobre as relações grafema e fonema, pois terão o desafio de utilizar todas as letras para a formação das palavras.
Atividade 3: Identificar palavras com as imagens dos alimentos
Objetivo: Avançar no domínio das relações entre grafemas e fonemas.
Essa atividade está presente nos recursos oferecidos pelo portal. O aluno deverá ligar o nome do alimento ao seu desenho.
A atividade também pode ser feita no site: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/1º%20ano.htm. Basta selecionar o item ALIMENTOS;
No mesmo site, há atividades relacionadas a outros temas que visam trabalhar as relações entre grafema e fonema.
Atividade 4: Lista do que comemos em nossa merenda
Objetivos: Avançar no domínio das relações entre grafemas e fonemas.Conhecer o gênero textual: lista
Caro professor, sugerimos que, na segunda-feira, você distribua aos alunos um quadro com os dias da semana e faça a proposta de produzirem uma lista com a relação dos alimentos consumidos em cada dia:
SEGUNDA-FEIRA |
TERÇA-FEIRA |
QUARTA-FEIRA |
QUINTA-FEIRA |
SEXTA-FEIRA |
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Converse com os alunos sobre a função social do gênero textual lista. Você pode trazer para a sala de aula alguns exemplos de listas, como lista com os nomes da turma, lista do catálogo, lista de compras etc. Incentive-os a pensarem sobre as condições de produção e recepção desses textos: para que ele serve, por quem deve ter sido escrito, para quem foi escrito, como ele é organizado, onde pode ser encontrado, em que situações ele é necessário etc.
Explore também as características de um quadro. Esse texto traz informações sobre um determinado tema e é organizado de acordo com algum critério. Em nosso caso, cada coluna corresponde a um dia da semana e para preenchê-la obedeceremos ao seguinte critério: ‘alimentos que comemos na merenda do dia’.
Segundo Costa (2008, p.127) lista corresponde a “texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, temporal, cronológica, etc.: lista telefônica, lista de mercadorias, lista de compras, lista de chamada etc.”
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.
Discuta com os estudantes sobre a função da lista que irão produzir: registrar os alimentos consumidos durante a semana para avaliarem a qualidade nutricional da merenda na escola.
Após o lanche, peça aos estudantes que, primeiro, montem o nome dos alimentos ingeridos naquele dia com letras móveis. Em seguida, distribua o quadro e conduza a escrita da lista de forma coletiva, discutindo e explorando com os alunos as possibilidades de grafia de cada palavra.
Explique aos estudantes como deve ser a disposição do texto quando escrevemos uma lista. Geralmente, as palavras são escritas uma debaixo da outra.
Ao final da semana, sugerimos que você convide uma nutricionista ou a pessoa responsável pela merenda escolar para conversar com a turma sobre qualidade dos alimentos consumidos, tendo como ponto de partida as questões levantadas pelos alunos na primeira atividade e o quadro produzido pela turma.
Nome | Tipo |
---|---|
Alimentos | Animação/simulação |
Sugerimos a leitura de duas cartilhas para orientar o diálogo com as crianças:
http://www.anvisa.gov.br/propaganda/alimento_saudavel_gprop_web.pdf (pesquisada no dia 11/04/2010)
http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005536.pdf (pesquisada no dia 11/04/2010)
Esperamos que os estudantes avancem no domínio das relações entre grafema e fonema, reconheçam o gênero textual lista e aprendam a trabalhar coletivamente. Além disso, os alunos deverão reconhecer a importância de uma alimentação saudável.
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