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Nossa alimentação é saudável? Produção de uma lista dos alimentos que temos em nossa merenda

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Avance no domínio das relações entre grafemas e fonemas;
  • Aprenda a produzir listas;  
  • Compreenda a forma de organização do gênero textual “lista”;
  • Avance no aprendizado de expor opiniões em público, de escutar e de respeitar as opiniões dos colegas;
  • Reconheça a importância de uma alimentação saudável.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem reconhecer as unidades fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras.

Estratégias e recursos da aula

Atividade1: Levantamento dos conhecimentos prévios

Objetivo: Explorar os nomes dos alimentos e organizar os conhecimentos que as crianças possuem sobre cada um deles      

 Caro professor, leve para a sala algumas fichas de cartolina em branco. Pergunte às crianças que alimentos costumam comer na hora a merenda. Caso a escola ofereça merenda, desafie os estudantes a lembrarem o cardápio de cada dia da semana. À medida que os alunos forem citando os alimentos, escreva-os na ficha.  Você também pode fazer um levantamento em relação aos conhecimentos que as crianças  apresentam sobre  o tema em questão.

Ao final da conversa, distribua as cartelas entre os alunos e peça que cada um a apresente na frente da sala. Os colegas deverão ler o que está escrito e separar oralmente a palavra em sílabas. Peça às crianças que contem quantas sílabas e quantas letras tem cada palavra.

Proponha também que o estudante que estiver apresentando conte à turma as informações que tem sobre o alimento em questão. Nesse momento, o professor poderá problematizar as informações trazidas pelas crianças e escrever em seu caderno as dúvidas mais recorrentes para o desenvolvimento da atividade proposta ao final dessa sequência (palestra com a nutricionista/responsável pelo lanche da escola).

 

Atividade 2: Que letra está faltando?

Objetivo: Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

 1. Para essa atividade, serão necessárias as letras do alfabeto em cartelas grandes. As crianças irão trabalhar com o nome de cada alimento citado na atividade anterior. Eleja um alimento. Distribua à turma, aleatoriamente, as letras que formam o seu nome, de modo que fique faltando uma (é interessante que as letras possam ser penduradas com barbante no pescoço dos alunos e a atividade seja feita por meio de uma brincadeira: cada aluno será uma letra). As crianças deverão ir à frente da sala, tentar formar a palavra e deixar um ‘buraco’ no lugar da letra faltante. Enquanto isso incentive às outras crianças a ficarem atentas para perceberem que letra está faltando. Ao final, pergunte à turma quem sabe qual é a letra faltante. O aluno escolhido deverá pendurar a letra em seu pescoço e ocupar o lugar vazio. Outra criança poderá ser solicitada para que leia a palavra completa e verifique se a sua grafia está correta. 

Formada a palavra, você poderá pedir às crianças que a separem, oralmente, em sílabas. Proponha a um aluno que vá a frente separar a palavra formada pelos colegas (o estudante deverá separar os próprios colegas) também em sílabas. Em seguida, fale uma sílaba e solicite que os alunos que a formam deem um passo à frente. Essa estratégia didática auxilia os alunos a entenderem, de forma lúdica, que as sílabas são formadas por mais de uma letra, percepção essencial para a compreensão do nosso sistema de escrita, em que cada fonema corresponde a um grafema.

Repita o procedimento com o nome de outros alimentos.

2. Distribua à turma uma lista com o nome dos alimentos, de modo que em todos eles esteja faltando uma ou duas letras no meio da palavra. Peça aos alunos que completem cada um delas e depois as separes em sílabas. Ao final, cada estudante deverá corrigir a tarefa do colega. Descobrir a letra faltante também constitui um procedimento didático que possibilita às crianças pensarem sobre as relações entre grafema e fonema.

 3. Distribua uma folha em branco para cada aluno e divida a sala em duplas. Diga que cada um fará uma atividade para o colega resolver. Deverão, assim, escrever o nome de alguns alimentos, de modo que no lugar de uma letra colocarão um círculo para que o colega complete com a letra correta. Solicite que a letra faltante esteja localizada no meio da palavra. Em seguida, deverão corrigir a atividade junto com o colega que a respondeu. Ao final, sugerimos que a professora faça uma correção coletiva das palavras e incentive os estudantes a justificarem as respostas que deram na atividade.

4. Peça aos alunos que liguem o desenho dos alimentos ao seu nome:

 

 

                              

                                                                                                                                                                                                 AFCALE

                                                                         

                                                                                                                                                                                                   FJÃEIO   

                                               

                                                                                                                                                                                                       NOCREUA

 

                                                                                                                                                                                                              LRANJAA

 

Após as crianças realizarem a atividade, peça que utilizem as letras da segunda coluna para escreverem o nome de cada alimento. Esse procedimento também lhes auxiliará na reflexão sobre as relações grafema e fonema, pois terão o desafio de utilizar todas as letras para a formação das palavras.

Atividade 3: Identificar palavras com as imagens dos alimentos

 Objetivo: Avançar no domínio das relações entre grafemas e fonemas.       

Essa atividade está presente nos recursos oferecidos pelo portal. O aluno deverá ligar o nome do alimento ao seu desenho.

Alimentos 

A atividade também pode ser feita no site: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/1º%20ano.htm. Basta selecionar o item ALIMENTOS; 

No mesmo site, há atividades relacionadas a outros temas que visam trabalhar as relações entre grafema e fonema.

Atividade 4: Lista do que comemos em nossa merenda

Objetivos: Avançar no domínio das relações entre grafemas e fonemas.Conhecer o gênero textual: lista   

Caro professor, sugerimos que, na segunda-feira, você distribua aos alunos um quadro com os dias da semana e faça a proposta de produzirem uma lista com a relação dos alimentos consumidos em cada dia:

 

SEGUNDA-FEIRA

TERÇA-FEIRA

QUARTA-FEIRA

QUINTA-FEIRA

SEXTA-FEIRA

 

Converse com os alunos sobre a função social do gênero textual lista. Você pode trazer para a sala de aula alguns exemplos de listas, como lista com os nomes da turma, lista do catálogo, lista de compras etc. Incentive-os a pensarem sobre as condições de produção e recepção desses textos: para que ele serve, por quem deve ter sido escrito, para quem foi escrito, como ele é organizado, onde pode ser encontrado, em que situações ele é necessário etc.

 

Explore também as características de um quadro. Esse texto traz informações sobre um determinado tema e é organizado de acordo com algum critério. Em nosso caso, cada coluna corresponde a um dia da semana e para preenchê-la obedeceremos ao seguinte critério: ‘alimentos que comemos na merenda do dia’.

Segundo Costa (2008, p.127) lista corresponde a “texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, temporal, cronológica, etc.: lista telefônica, lista de mercadorias, lista de compras, lista de chamada etc.”

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Discuta com os estudantes sobre a função da lista que irão produzir: registrar os alimentos consumidos durante a semana para avaliarem a qualidade nutricional da merenda na escola.

Após o lanche, peça aos estudantes que, primeiro, montem o nome dos alimentos ingeridos naquele dia com letras móveis. Em seguida, distribua o quadro e conduza a escrita da lista de forma coletiva, discutindo e explorando com os alunos as possibilidades de grafia de cada palavra.

Explique aos estudantes como deve ser a disposição do texto quando escrevemos uma lista. Geralmente, as palavras são escritas uma debaixo da outra.

Ao final da semana, sugerimos que você convide uma nutricionista ou a pessoa responsável pela merenda escolar para conversar com a turma sobre qualidade dos alimentos consumidos, tendo como ponto de partida as questões levantadas pelos alunos na primeira atividade e o quadro produzido pela turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Alimentos Animação/simulação
Recursos Complementares

 Sugerimos a leitura de duas cartilhas para orientar o diálogo com as crianças:

http://www.anvisa.gov.br/propaganda/alimento_saudavel_gprop_web.pdf (pesquisada no dia 11/04/2010) 

http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005536.pdf (pesquisada no dia 11/04/2010) 

Avaliação

 Esperamos que os estudantes avancem no domínio das relações entre grafema e fonema, reconheçam o gênero textual lista e aprendam a trabalhar coletivamente. Além disso, os alunos deverão reconhecer a importância de uma alimentação saudável.

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