Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o habitat do leão

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Naire Jane Capistrano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer diferenças entre a moradia do leão e de um/o animal de estimação;

destacar elementos existentes no habitat do leão.

Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, o professor deve assegurar-se de que as crianças compreendem o conceito de habitat natural.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda inicial, perguntar às crianças quem tem animal de estimação e pedir para que falem sobre ele:

  •  como ele é?
  •  onde vive? em que lugar dorme na casa?
  •  como é a relação desse animal de estimação com a criança e as demais pessoas da família?

 Depois que todas as crianças falarem, a professora deve estabelecer relação com o lugar onde vive o leão e sua família; será que o leão pode morar na nossa casa como o nosso animal de estimação? (enfatizar o(os) animal(is) de estimação citado(s) na sala.

 Mostrar imagens de leões no seu habtat natural. Em seguida, apresentar algumas figuras, dentre elas, as que possam representar o habitat do leão (árvores, gramas e animais da selva) e pedir que as crianças selecionem as figuras do habitat do leão. Depois, combinar com elas de fazer a montagem do painel da sala, representando o habitat do leão.

  

Fonte: arquivo da autora.  

                                                                                                                  

Fonte: arquivo da autora.

2º Momento:

A professora deve, ainda na roda, depois de concluído o painel coletivo, propor a mesma atividade individualmente, por cada criança na sua mesa. Distribuir papel peso 40, as mesmas figuras que mostrem o habitat do leão em tamanho menor, para que as crianças montem o seu próprio painel. Primeiro, as crianças devem organizar o material (figuras no papel), ainda sem o uso da cola. A professora deve retomar com cada criança se é mesmo da forma que montou e, conforme a resposta da criança, distribuir um potinho com cola para que conclua a atividade. Concluída a colagem, as crianças deverão expor seus trabalhos no varal da sala para esperar a secagem e voltar à mesa para organizar o material usado e guardar.

 

3º Momento:  

 Após secar a colagem, as crianças deverão voltar à roda para apresentar sua atividade, esclarecendo como fez e por que. O professor deve fazer a mediação, destacando e enfatizando os elementos e características do habitat natural do leão.

 4º Momento:

A professora deve organizar uma sessão de vídeo que mostre o leão em seu habitat natural. Depois de assisitirem ao vídeo e fazer comentários acerca do mesmo, a professora deverá propor como atividade a produção de um quadro comparativo entre o habitat natural do leão e dos animais de estimação das crianças. Sugerimos um roteiro que pode ser (re)adaptado em outras experiências.

Site sugerido:   http://www.youtube.com/watch?v=hSMqQijqcQM 

 

   O LEÃO

 MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

ONDE VIVE: (Possíveis respostas): na selva, na floresta...

Em casa, no jardim, no quintal da casa...

COM QUEM VIVE: Com a leoa, com outros animais selvagens...

Comigo, meu pai, minha mãe, meus irmãos, com seus filhotes...

O QUE COME: Outros animais...

Ração, a mesma comida que eu como ...

COMO CONSEGUE COMIDA: Caçando

Eu ponho a comida para ele...

O professor pode acrescentar ou modificar os ítens sugeridos. O importante é que as crianças consigam refletir, estabelecer relaões entre o habitat natural do leão e de animais domésticos/de estimação e construir conhecimentos acerca desta temática.

Recursos Complementares

 Imagens de leões

Avaliação

O  professor poderá avaliar:

  • o nível de envolvimento das crianças nas discussões;
  • se conseguem fazer sozinhas a montagem do painel, como fazem uso da cola, posição que colocam as figuras etc;
  • se as crianças conseguem estabelecer diferenças entre o habitat de seu animal de estimação e o do leão.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • angela torres, EM Elisa Rabelo de Mesquita , Minas Gerais - disse:
    angel2torres@gmail.com

    23/08/2010

    Cinco estrelas

    gostei de mais de sua aula, inclusive foi uma sugestão para meu poster, exigência de um curso que faço do proinfo.Muitas ideias suas eu aproveitei. obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.