16/05/2010
Maria de Fátima Araújo, Naire Jane Capistrano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Estabelecer diferenças entre a moradia do leão e de um/o animal de estimação;
destacar elementos existentes no habitat do leão.
Para realização desta aula, o professor deve assegurar-se de que as crianças compreendem o conceito de habitat natural.
Na roda inicial, perguntar às crianças quem tem animal de estimação e pedir para que falem sobre ele:
Depois que todas as crianças falarem, a professora deve estabelecer relação com o lugar onde vive o leão e sua família; será que o leão pode morar na nossa casa como o nosso animal de estimação? (enfatizar o(os) animal(is) de estimação citado(s) na sala.
Mostrar imagens de leões no seu habtat natural. Em seguida, apresentar algumas figuras, dentre elas, as que possam representar o habitat do leão (árvores, gramas e animais da selva) e pedir que as crianças selecionem as figuras do habitat do leão. Depois, combinar com elas de fazer a montagem do painel da sala, representando o habitat do leão.
A professora deve, ainda na roda, depois de concluído o painel coletivo, propor a mesma atividade individualmente, por cada criança na sua mesa. Distribuir papel peso 40, as mesmas figuras que mostrem o habitat do leão em tamanho menor, para que as crianças montem o seu próprio painel. Primeiro, as crianças devem organizar o material (figuras no papel), ainda sem o uso da cola. A professora deve retomar com cada criança se é mesmo da forma que montou e, conforme a resposta da criança, distribuir um potinho com cola para que conclua a atividade. Concluída a colagem, as crianças deverão expor seus trabalhos no varal da sala para esperar a secagem e voltar à mesa para organizar o material usado e guardar.
Após secar a colagem, as crianças deverão voltar à roda para apresentar sua atividade, esclarecendo como fez e por que. O professor deve fazer a mediação, destacando e enfatizando os elementos e características do habitat natural do leão.
4º Momento:
A professora deve organizar uma sessão de vídeo que mostre o leão em seu habitat natural. Depois de assisitirem ao vídeo e fazer comentários acerca do mesmo, a professora deverá propor como atividade a produção de um quadro comparativo entre o habitat natural do leão e dos animais de estimação das crianças. Sugerimos um roteiro que pode ser (re)adaptado em outras experiências.
Site sugerido: http://www.youtube.com/watch?v=hSMqQijqcQM
O LEÃO |
MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO |
ONDE VIVE: (Possíveis respostas): na selva, na floresta... |
Em casa, no jardim, no quintal da casa... |
COM QUEM VIVE: Com a leoa, com outros animais selvagens... |
Comigo, meu pai, minha mãe, meus irmãos, com seus filhotes... |
O QUE COME: Outros animais... |
Ração, a mesma comida que eu como ... |
COMO CONSEGUE COMIDA: Caçando |
Eu ponho a comida para ele... |
O professor pode acrescentar ou modificar os ítens sugeridos. O importante é que as crianças consigam refletir, estabelecer relaões entre o habitat natural do leão e de animais domésticos/de estimação e construir conhecimentos acerca desta temática.
Imagens de leões
O professor poderá avaliar:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/08/2010
Cinco estrelasgostei de mais de sua aula, inclusive foi uma sugestão para meu poster, exigência de um curso que faço do proinfo.Muitas ideias suas eu aproveitei. obrigada.