Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Literatura e o Leão

 

29/04/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar momentos com livros de literatura infantil;
  • Identificar os livros de literatura que falam sobre o leão;
Duração das atividades
Três momentos de aproximadamente 40 minutos e um momento de pesquisa de material.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Literatura sobre o leão e retomada das aulas anteriores.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

A professora deverá fazer uma pesquisa na biblioteca da escola ou fora dela, com o objetivo de conseguir livros de literatura infantil que tratem do tema mamíferos. Paralelo a esse momento, pedir que os alunos junto as famílias tragam para sala de aula, livros de literatura infantil que contem histórias sobre os leões. Levar os livros para a roda e deixar que as crianças possam manuseá-los. Em seguida, solicitar que as crianças escolham os livros que gostariam que fossem lidos na roda da história.

 

 

2º Momento:

Expor os livros escolhidos no canto da leitura e ainda junto com as crianças a professora deverá contar as histórias que falem do leão. Após a leitura de cada livro, conversar com as crianças sobre o que foi lido; se gostaram, do que gostaram e por que; o que não gostaram e por que não; quais os personagens e o enredo da história. Com crianças dessa idade é importante o registro do que for trabalhado. Esse registro pode ser com escrita ou desenho, dependendo da idade dos alunos ou do objetivo da professora.

 

3º Momento:

Após a conversa na roda sobre a história, levar as crianças para mesa e pedir que registrem a história ouvida. Orientar esse registro de forma coletiva e distribuir o material a ser usado: papel ofício, caneta hidrocor para o desenho. Durante a execução da atividade a professora deverá atentar para as produções dos alunos, fazendo intervenções significativas, seja no desenho ou na escrita, pensando nos avanços que os alunos possam fazer. O professor deve questionar sobre o que as crianças conseguiram fazer, se está faltando alguma coisa, como pode ser feito; no caso da escrita, como pode ser escrito.

4º Momento:

Trazer os alunos novamente para a roda com o objetivo de socializar suas produções. A apresentação dos trabalhos das crianças pode ser feita por elas ou pela professora, sempre com a intenção de valorizar o que o aluno fez.

Recursos Complementares
Avaliação

O  professor poderá avaliar:

  • o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial na apresentação do material trazido;
  • o envolvimento na escolha dos livros;
  • a participação das crianças na roda de leitura  acerca da história e dos questionamentos;
  •  a produção das crianças a partir das histórias ouvidas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.