29/04/2010
Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Literatura sobre o leão e retomada das aulas anteriores.
A professora deverá fazer uma pesquisa na biblioteca da escola ou fora dela, com o objetivo de conseguir livros de literatura infantil que tratem do tema mamíferos. Paralelo a esse momento, pedir que os alunos junto as famílias tragam para sala de aula, livros de literatura infantil que contem histórias sobre os leões. Levar os livros para a roda e deixar que as crianças possam manuseá-los. Em seguida, solicitar que as crianças escolham os livros que gostariam que fossem lidos na roda da história.
Expor os livros escolhidos no canto da leitura e ainda junto com as crianças a professora deverá contar as histórias que falem do leão. Após a leitura de cada livro, conversar com as crianças sobre o que foi lido; se gostaram, do que gostaram e por que; o que não gostaram e por que não; quais os personagens e o enredo da história. Com crianças dessa idade é importante o registro do que for trabalhado. Esse registro pode ser com escrita ou desenho, dependendo da idade dos alunos ou do objetivo da professora.
Após a conversa na roda sobre a história, levar as crianças para mesa e pedir que registrem a história ouvida. Orientar esse registro de forma coletiva e distribuir o material a ser usado: papel ofício, caneta hidrocor para o desenho. Durante a execução da atividade a professora deverá atentar para as produções dos alunos, fazendo intervenções significativas, seja no desenho ou na escrita, pensando nos avanços que os alunos possam fazer. O professor deve questionar sobre o que as crianças conseguiram fazer, se está faltando alguma coisa, como pode ser feito; no caso da escrita, como pode ser escrito.
Trazer os alunos novamente para a roda com o objetivo de socializar suas produções. A apresentação dos trabalhos das crianças pode ser feita por elas ou pela professora, sempre com a intenção de valorizar o que o aluno fez.
Livros sobre leão:
O Leão e o Camundongo, disponível em: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/207545_48.jpg
O Rei Leão, disponível em: http://www.spidinformatica.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/4/0/403_2.jpg
O Leão e Rato, disponível em: http://farm4.static.flickr.com/3250/2915268041_aa0dcd16c6.jpg
O Leão e o Coelho Saltitão, disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_9LJvAj7KM7M/SeZ8FK3C1XI/AAAAAAAAAtE/yPiNcdvLKP4/s320/leao-e-Coelho.jpg
Voriato e o leão, disponível em: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img0/66930.jpg
O professor poderá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!