Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Selva e a Cadeia Alimentar

 

16/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a formação da cadeia alimentar na selva.
  • Identificar animais que fazem parte da cadeia alimentar do leão.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula é necessário que as crianças tenham uma noção construída de que os seres vivos necessitam de alimentos e, portanto, os leões como seres vivos, necessitam se alimentar.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Na roda inicial conversar com as crianças sobre a nossa alimentação e em seguida perguntar sobre o que sabem em relação à alimentação dos animais que vivem na selva, em especial, a do leão. Ouvir as idéias que as crianças têm sobre o assunto e registrar no quadro. Enviar para casa um bilhete pedindo as famílias que colaborem com o estudo de seus filhos pesquisando, junto com eles, e enviando as informações e os materiais pesquisados para a escola.

 

2º Momento:

Retomar com o grupo a pesquisa que foi para casa, permitindo que as crianças relatem sobre o que descobriram na pesquisa com seus pais, a respeito da alimentação do leão. O professor recolherá as informações trazidas pelas crianças e deverá apresentar, lendo, mostrando as imagens e depois expor no mural da sala. A pesquisa não deve ficar somente na responsabilidade das crianças, o professor deverá garantir o estudo caso não chegue pelos alunos, trazendo, ele também, informações a este respeito.

 

3º Momento:

Em seguida, escrever no quadro ou numa folha de papel madeira um texto coletivo com as informações colhidas com a pesquisa. À medida que as crianças forem falando, a professora deverá escrever e chamar a atenção para a escrita de palavras- chave como leão, leoa, selva,  zebra, perguntando para as crianças como podem ser escritas; observar se as crianças já fazem associação entre os sons das palavras e sua grafia, ou seja, se  já consegem estabelecer relação entre fonema e grafema.

4º Momento:

O professor deve propiciar uma atividade de recorte e colagem em que as crianças neessitem identificar os animais que fazem parte da cadeia alimentar dos leões, recortar e colar. Dentre as imagens oferecidas às crianças, o professor deve incluir animais que não fazem parte dessa cadeia, para perceber se realmente a criança consegue discernir, dentre todos, quais os preferidos pelo leão. Estas produções devem ser retomadas/apresentadas pelas crianças e colocadas em local de destaque na sala. O professor deve ainda, assistir com as crinças filmes que mostrem o leão caçando e que não exibam cenas que lhes pareçam tão violentas.

sites sugeridos:

http://www.youtube.com/watch?v=hSMqQijqcQM 

http://www.youtube.com/watch?v=OCCVx-KTpQ8&feature=related 

Recursos Complementares

Informações sobre cadeia alimentar e, mais especificamente, sobre alguns hábitos alimentares do leão:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o#H.C3.A1bitos 

http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_alimentar 

 

Avaliação

O  professor poderá avaliar:

  • o nível de envolvimento das crianças na hora da roda inicial e na produção do texto;
  • se as crianças já fazem associações dos sons das palavras mencionadas com outras palavras que já conhecem;
  • se conseguem nomear e identificar os animais que fazem parte da cadeia alimentar dos leões.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.