16/05/2010
Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Para realização desta aula é necessário que as crianças tenham uma noção construída de que os seres vivos necessitam de alimentos e, portanto, os leões como seres vivos, necessitam se alimentar.
Na roda inicial conversar com as crianças sobre a nossa alimentação e em seguida perguntar sobre o que sabem em relação à alimentação dos animais que vivem na selva, em especial, a do leão. Ouvir as idéias que as crianças têm sobre o assunto e registrar no quadro. Enviar para casa um bilhete pedindo as famílias que colaborem com o estudo de seus filhos pesquisando, junto com eles, e enviando as informações e os materiais pesquisados para a escola.
Retomar com o grupo a pesquisa que foi para casa, permitindo que as crianças relatem sobre o que descobriram na pesquisa com seus pais, a respeito da alimentação do leão. O professor recolherá as informações trazidas pelas crianças e deverá apresentar, lendo, mostrando as imagens e depois expor no mural da sala. A pesquisa não deve ficar somente na responsabilidade das crianças, o professor deverá garantir o estudo caso não chegue pelos alunos, trazendo, ele também, informações a este respeito.
Em seguida, escrever no quadro ou numa folha de papel madeira um texto coletivo com as informações colhidas com a pesquisa. À medida que as crianças forem falando, a professora deverá escrever e chamar a atenção para a escrita de palavras- chave como leão, leoa, selva, zebra, perguntando para as crianças como podem ser escritas; observar se as crianças já fazem associação entre os sons das palavras e sua grafia, ou seja, se já consegem estabelecer relação entre fonema e grafema.
4º Momento:
O professor deve propiciar uma atividade de recorte e colagem em que as crianças neessitem identificar os animais que fazem parte da cadeia alimentar dos leões, recortar e colar. Dentre as imagens oferecidas às crianças, o professor deve incluir animais que não fazem parte dessa cadeia, para perceber se realmente a criança consegue discernir, dentre todos, quais os preferidos pelo leão. Estas produções devem ser retomadas/apresentadas pelas crianças e colocadas em local de destaque na sala. O professor deve ainda, assistir com as crinças filmes que mostrem o leão caçando e que não exibam cenas que lhes pareçam tão violentas.
sites sugeridos:
Informações sobre cadeia alimentar e, mais especificamente, sobre alguns hábitos alimentares do leão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o#H.C3.A1bitos
http://www.brasilescola.com/biologia/cadeia-alimentar.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_alimentar
O professor poderá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!