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Pé-de-atleta não é só de atleta

 

15/05/2010

Autor e Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o que causa a doença pé-de-atleta, relacionando-a com os fungos; aprender a prevenir esta doença.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento sobre as principais características dos fungos, além de conhecerem noções de higiene.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

     Os fungos que infectam a pele (dermatófitos) vivem somente na camada superior de células mortas (estrato córneo) e não penetram mais profundamente. Algumas infecções fúngicas são assintomáticas ou produzem apenas uma discreta irritação, descamação e hiperemia (rubor). Outras infecções fúngicas causam prurido, inflamação, bolhas e descamação grave. Geralmente, os fungos estabelecem-se nas áreas úmidas do corpo onde duas superfícies cutâneas atritam entre si (p.ex., entre os dedos dos pés, na virilha e sob as mamas). Os indivíduos obesos apresentam uma maior probabilidade de contrair esse tipo de infecção, pois apresentam um excesso de pregas cutâneas.

     Estranhamente, as infecções fúngicas localizadas em uma parte do corpo podem causar erupções cutâneas em outras partes não infectadas. Por exemplo, uma infecção fúngica do pé pode causar uma erupção cutânea proeminente e pruriginosa nos dedos das mãos. Essas erupções (dermatofítides ou erupções ide) representam reações alérgicas ao fungo.

Tinha

     A tinha é uma infecção fúngica cutânea causada por vários fungos diferentes e, geralmente, classificada de acordo com a sua localização no corpo. O pé-de-atleta (tinha dos pés) é uma infecção fúngica comum que ocorre comumente durante o tempo quente. Geralmente, a tinha dos pés é causada pelo Trichophyton ou pelo Epidermophyton, fungos que podem crescer nas áreas quentes e úmidas localizadas entre os dedos dos pés. O fungo pode produzir uma descamação muito discreta sem qualquer outro sintoma ou uma descamação mais intensa acompanhada por uma erupção cutânea pruriginosa, dolorosa e que deixa a pele em carne viva entre os dedos e nas laterais dos pés.

     Além disso, pode ocorrer a formação de bolhas cheias de líquido. Como o fungo pode produzir fissuras na pele, o pé-de-atleta pode acarretar uma infecção bacteriana, especialmente nos indivíduos idosos e naqueles com uma má circulação sanguínea nos pés.

     A infecção é muito mais comum nas unhas dos dedos dos pés que nas dos dedos das mãos. Uma unha do pé infectada pode descolar do leito ungueal, quebrar ou descamar. A tinha corpórea também é causada pelo Trichophyton. Geralmente, a infecção causa uma erupção cutânea rosada ou vermelha que, algumas vezes, forma áreas arredondadas com áreas claras nos centros. A tinha corpórea pode ocorrer em qualquer área da pele.

Tratamento

     A maioria das infecções fúngicas cutâneas, excetuando-se as do couro cabeludo e das unhas, são leves e, os cremes antifúngicos comumente as curam. Muitos cremes antifúngicos eficazes podem ser adquiridos sem a necessidade de prescrição médica. Geralmente, os pós antifúngicos não são tão eficazes para o tratamento das infecções fúngicas. Os ingredientes ativos das medicações antifúngicas incluem o miconazol, o clotrimazol, o econazol e o cetoconazol. Comumente, os cremes são aplicados duas vezes ao dia e o tratamento deve ser mantido por 7 a 10 dias após o desaparecimento completo da erupção.

     Quando a aplicação do creme é interrompida muito precocemente, a infecção pode não ser erradicada e a erupção retorna. Podem transcorrer vários dias até os efeitos dos cremes antifúngicos serem observados. Neste período, cremes de corticosteróides são frequentemente utilizados para aliviar o prurido e a dor. A hidrocortisona em baixa concentração pode ser adquirida sem prescrição médica. Os corticosteróides mais potentes exigem prescrição médica. Para as infecções mais graves ou resistentes, o médico pode prescrever vários meses de tratamento com griseofulvina, algumas vezes concomitante com cremes antifúngicos.

     Manter as áreas infectadas limpas e secas ajuda a evitar um maior crescimento dos fungos e favorece a cura da pele. As áreas infectadas devem ser lavadas frequentemente com água e sabão e, em seguida, polvilhadas com talco.

     Frequentemente, o médico recomenda evitar os pós que contêm amido de milho, pois eles podem favorecer o crescimento de fungos. Quando uma infecção fúngica cutânea torna-se exsudativa (com presença de fluidos, como o pus), é possível que tenha ocorrido uma infecção bacteriana. Essa infecção pode exigir um tratamento com antibióticos.

Adaptado de: http://msd-brasil.com/msd43/m_manual/mm_sec18_202.htm (consultado em 05/04/10, às 10h05min).  

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de texto informativo, seguido de jogo lúdico sobre as prevenções às micoses. Além disso, serão apresentados aos alunos alguns vídeos sobre fungos em outros animais e nas plantas.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar este processo através de discussões a respeito do texto, e também através de apresentação de jogo tipo dominó com o tema Micoses e suas prevenções, de forma que os alunos sistematizem o que construíram.

Texto para os alunos: conhecendo o pé-de-atleta

Professor, num primeiro momento da aula, entregue para os alunos o texto abaixo, pedindo que façam uma leitura silenciosa e individual. Após esta leitura de reconhecimento, faça com eles uma leitura oral, tirando dúvidas que surgirem com relação ao vocabulário e ao conteúdo.

 Tinhas

     A tinha, que em inglês é conhecida como “ringworms” (vermes), na verdade é um fungo que vive em lugares quentes e úmidos. E é esse fungo que causa o pé-de-atleta, uma infecção que não ocorre só em atletas! Esse fungo se alimenta de tecido cutâneo morto (pele morta) e causa um anel vermelho de pele irritada e escamosa. Caso a infecção ocorra nos cabelos ou você tenha um animal infectado, a tinha pode causar calvície localizada. Uma infecção na unha faz com que ela mude de cor e pode fazer com que caia.

     As pessoas podem contrair tinha de seus animais ou de outras pessoas com quem compartilhem roupas ou outros itens de uso pessoal, como pentes. Também é possível contrair a doença ao andar descalço em vestiários de clubes e saunas, por exemplo, ou áreas públicas úmidas. A prevenção é simples: basta que não divida toalhas com outras pessoas e não ande descalço por vestiários e outras áreas públicas úmidas e seque bem todo o corpo depois do banho.

     As infecções amenas podem ser tratadas com cremes contra fungos vendidos sem receita, ou talcos. Para um animal de estimação é preciso obter do veterinário um fungicida especial. Também se deve usar sabão fungicida nas roupas e no banho. Infecções mais graves precisam de acompanhamento médico. Caso seu animal de estimação esteja com tinha, não o acaricie até que o fungo seja eliminado.

Adaptado de: http://saude.hsw.uol.com.br/parasitas-de-pele9.htm (consultado em 05/04/10, às 10h08min) e http://saude.sapo.pt/abc_saude/p/pe_de_atleta___podologia/ver.html?id=896203 (consultado em 10/04/2010, ás 21h30min)    

Após a leitura oral, explique para os alunos sobre a tinha, outro nome popular para a doença chamada pé-de-atleta ou frieira, e sonde dos alunos possíveis atitudes relacionadas à higiene que podem evitar esta doença.

Pessoal, nós acabamos de ler um texto sobre a doença chamada pé-de-atleta, ou tinha. Vocês já conhecem os fungos, não é? Pois então, esta doença é causada por algumas espécies de fungos. Estes organismos aparecem em locais de nossa pele, causando as chamadas micoses, dentre elas o pé-de-atleta. Podemos contrair esta doença através de contato com pessoas ou animais contaminados, e até mesmo objetos que pessoas contaminadas usaram. Alguém aqui conhece alguém que já teve alguma micose?

- Meu pai já teve nos pés, professora. Ele falou que era frieira. Coitado! Coçava os dedinhos do pé o tempo todo!

- E minha tia teve nas mãos. Ela também coçava muito, e até deu umas feridinhas!

Pois é, garotada! Existem micoses em vários lugares de nosso corpo. Aquelas que acontecem nos pés são conhecidas como pé-de-atleta. Alguém consegue imaginar o porquê deste nome?

- Eu acho que é porque os atletas que têm esta doença!

Quando descobriram esta doença, na maioria das vezes, eram atletas que tinham mesmo. Mas depois foram pesquisar as causas da doença, e perceberam que eram os fungos, e que eles apareciam devido a certas condições comuns nos atletas, como ficar muito tempo com sapato fechado, suor excessivo nos pés, dentre outros. Mas estas condições não acontecem apenas com atletas, quer dizer, nós que não somos atletas não ficamos muito tempo com sapato fechado, suando os pés?

- Ficamos sim, eu, por exemplo, fico a manhã toda com este tênis...

- E meu pé sua muito, minha mãe até passa talco nele todos os dias antes de colocar o tênis.

Pois então! Esta doença, o pé-de-atleta, não aparece apenas em atletas, portanto, mas pode aparecer em qualquer pessoa se não tomarmos os devidos cuidados. O colega já citou um cuidado que toma para evitar problemas nos pés: passa talco antes de calçar o tênis. Quais outros cuidados devemos tomar para evitar estes fungos em nosso corpo?

- Talvez usar remédio.

- Não compartilhar alguns objetos, pois podemos pegar de outras pessoas.

A não partilha de objetos de uso pessoal é muito importante para se evitar fungos, pois eles podem estar presentes em sapatos, meias, toalhas de banho, e até batons. Os remédios serão usados não como forma de prevenção, mas sim de tratamento, depois que já estivermos com a micose. Os fungos gostam muito de ambientes úmidos, onde se reproduzem com mais facilidade. Sendo assim, será que se deixarmos nosso corpo molhado após o banho vai ser bom?

- Não, devemos enxugar bem, pois podem aparecer fungos.

Por isso, a mamãe sempre pede que enxuguemos bem as nossas “dobrinhas”, como entre os dedos, debaixo do braço, pois são estes locais que costumam ficar úmidos, permitindo que os fungos apareçam e se multipliquem, causando as micoses. 

Atividade investigativa: dominó dos fungos (micoses e formas de prevenção)

Professor, após a análise e discussão do texto com os alunos, faça com a turma um jogo de dominó, com figuras de causas e conseqüências de infecções por fungos. Abaixo segue a descrição do jogo:

Objetivo:

Proporcionar ao aluno, a partir de uma atividade lúdica, sistematização do assunto (micoses) e seus cuidados para evitar a doença.

Materiais necessários:

  • folhas impressas com as imagens (tomar cuidado com o tamanho impresso: é necessário que as imagens tenham aproximadamente 9cmx4cm);
  • cola;
  • vinte e oito retângulos de papel cartão de 9cmx4cm cada;
  • papel contact transparente;
  • tesoura.

Informações sobre as peças:

O jogo constitui de vinte e oito peças de dominó onde são combinadas as imagens sobre o assunto PÉ-DE-ATLETA.

 Como montar as peças do dominó:

  • Imprimir as imagens e recortá-las com tamanho 9cmx4cm;
  • Colar as imagens no papel cartão;
  • Cobrir com papel as peças com contact, se possível.

Observação: 

As medidas das peças podem variar tomando-se o cuidado para que as imagens não fiquem muito pequenas e não podem ser muito grandes por que ficam difíceis de serem manuseadas.

Professor, as peças poderão ser adaptadas de acordo com seus objetivos, ou seja, os alunos poderão desenhar as peças ou trazer figuras de casa e o dominó ser montado juntamente com eles.

Número de participantes: de 2 a 4.

Regras do jogo:

1) Dividir as peças entre os jogadores. Começa o jogo aquele que tiver uma peça a mais. Se todos tiverem o mesmo número de peças, sorteia-se o que vai começar.

2) O primeiro jogador escolhe uma peça qualquer e coloca na mesa.

3) O segundo jogador deverá procurar entre as suas peças, uma que tenha uma peça complementar, ou seja, que represente doença-prevenção ou causa-consequência.

Sugestão de como o domino poderá ser montado:

Obs: os links das imagens abaixo estão listados ao final da presente aula.

Imagens retiradas e modificadas de: http://institutodediabetes.wordpress.com/2009/07/08/cuidados/ (Consultado em 05/04/10, às 12h59min) &  http://runnersworld.abril.com.br/materias/pes/ (Consultado em 05/04/10, às 12h55min). 

Imagens retiradas e modificadas de:  http://www.dzai.com.br/blogaodoze/blog/blogaodoze?tv_pos_id=13777 (Consultado em 05/04/10, às 12h57min)  &  http://missinglink.ucsf.edu/lm/DermatologyGlossary/img/Dermatology%20Glossary/Glossary%20Clinical%20Images/Tinea_Pedis-36.jpg (Consultado em 05/04/10, às 12h18min) .

Imagens retiradas e modificadas de: http://institutodediabetes.wordpress.com/2009/07/08/cuidados/ (Consultado em 05/04/10, às 12h59min) & http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/5436958.jpg (Consultado em 05/04/10, as 12h15min). 

Imagens retiradas e modificadas de: http://institutodediabetes.wordpress.com/2009/07/08/cuidados/ (Consultado em 05/04/10, às 12h59min) & http://runnersworld.abril.com.br/materias/pes/ (Consultado em 05/04/10, às 12h55min). 

Exemplo: no caso abaixo, a primeira carta, com a figura de um pé com micose, foi completada com a segunda carta, com a figura de um médico, ou seja, se tiver problemas como este, é preciso procurar um médico.

Imagens retiradas e modificadas de: http://institutodediabetes.wordpress.com/2009/07/08/cuidados/ (Consultado em 05/04/10, às 12h59min) &  http://runnersworld.abril.com.br/materias/pes/ (Consultado em 05/04/10, às 12h55min) & http://www.dzai.com.br/blogaodoze/blog/blogaodoze?tv_pos_id=13777 (Consultado em 05/04/10, às 12h57min)  &  http://missinglink.ucsf.edu/lm/DermatologyGlossary/img/Dermatology%20Glossary/Glossary%20Clinical%20Images/Tinea_Pedis-36.jpg (Consultado em 05/04/10, às 12h18min). 

4) O jogo continua até que um dos jogadores encaixe a sua ultima peça ( este será o vencedor).

5) Durante o jogo, se um jogador não tiver uma peça para ser encaixada, ele passa a sua vez para o próximo. Ele poderá jogar novamente quando for sua vez e se tiver uma peça para ser encaixada.

6) Todas as oito informações sobre um determinado assunto podem ser encaixadas umas as outras. Para encaixar uma peça, o aluno deve justificar sua jogada, relacionando as duas figuras (a que está no jogo e a que vai colocar).

Ferramentas e/ou recursos tecnológicos:

Professor, após a discussão do texto, apresente para os alunos alguns vídeos sobre infecção por fungos em outros seres que não apenas os seres humanos.

 Estes vídeos mostram infecções por fungos em animais invertebrados, como formigas, e em plantas, causando a ferrugem.

http://www.youtube.com/watch?v=GGJLWdxcOmc (consultado em 05/04/10, às 10h14min);  

http://www.youtube.com/watch?v=X4oKVtxslPo (consultado em 05/04/10, às 10h39min).  

Links das imagens sugeridas para a montagem do dominó:

 

Retirado de: http://missinglink.ucsf.edu/lm/DermatologyGlossary/img/Dermatology%20Glossary/Glossary%20Clinical%20Images/Tinea_Pedis-36.jpg (Consultado em 05/04/10, às 12h18min). 

Retirado de: http://www.dzai.com.br/blogaodoze/blog/blogaodoze?tv_pos_id=13777 (Consultado em 05/04/10, às 12h57min). 

 

Retirado de: http://runnersworld.abril.com.br/materias/pes/ (Consultado em 05/04/10, às 12h55min). 

Retirado de: http://institutodediabetes.wordpress.com/2009/07/08/cuidados/ (Professor, para acessar a imagem é necessario um cadastro no site que é simples e rápido. Consultado em 05/04/10, às 12h59min). 

Retirado de: http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/5436958.jpg (Consultado em 05/04/10, as 12h15min). 

Retirado de: http://runnersworld.abril.com.br/materias/pes/ (Consultado em 05/04/10, às 12h55min). 

 

Recursos Complementares

Nesta aula não será proposto nenhum recurso complementar, pois todas as estratégias da aula estão definidas acima.

Avaliação

 Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos que o professor avalie a construção de conhecimentos de seus alunos através da observação do desenrolar do jogo, pois aqueles alunos que não conseguirem completar o dominó provavelmente não conseguiram se apropriar dos principais conceitos da aula.

Outra proposta de avaliação: peça para que os alunos desenhem o contorno do próprio pé. Em volta do desenho (ou dentro) peça para que os alunos escrevam que atitudes devem ter para manter os pés bem cuidados. Eles podem até fazer uma carinha feliz no pé! Avalie as atitudes que os alunos conseguiram absorver durante a aula.

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