Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo Conhecimento sobre os felinos

 

11/05/2010

Autor e Coautor(es)
Josélia Soares Nunes dos Santos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as características de felinos selvagens;
  • comparar os hábitos entre animais felinos selvagens e domésticos.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando sobre animais felinos, como o leão.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

Organizar os alunos num semi-círculo e mostrar algumas imagens de animais felinos selvagens e domésticos para que observem e listem o que eles têm de semelhanças e diferenças. Enquanto as crianças vão listando as semelhanças e diferenças, a professora deverá registrar essas informações no quadro, chamando atenção para a escrita das palavras.

2º Momento:

Às imagens apresentadas às crianças, a professora deve acrescentar outras imagens de animais que não sejam felinos e fazer uma reorganização destas, na roda. Depois, questionar às crianças se os animais que foram acrescidos têm as mesmas características dos felinos. Se as crianças responderem afirmativamente ou apresentarem dúvidas, a professora deve conduzir as crianças a uma observação mais acurada das características destes animais, para que cheguem as suas conclusões. Ainda utilizando as imagens, o professor pode aproveitar para fazer contagem e desenvolver o raciocínio lógico das crianças, perguntando a elas: dentre estes animais, há mais felinos ou não felinos? O que tem mais, animais ou felinos? se juntar os animais felinos domésticos e selvagens, temos uma quantidade maior ou menor que a dos não felinos. Com esta atividade a professora pode observar a capacidade de identificação, inclusão de classe, quantificação e o nível de desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças.

3º Momento:

Numa outra aula, a professora deve levar transcritas numa folha de papel madeira e em forma de lista, as informações obtidas na atividade 1, para expor na sala. Depois, a professora junto com as crianças, deverão fazer uma leitura das informações registradas. Com as imagens trabalhadas nas duas atividades anteriores, a professora pode sugerir que as crianças separem e montem um painel em que estará, de um lado, os felinos domésticos e de outro, os selvagens. O painel deve permanecer na sala enquanto durar o estudo. O grupo deve resolver que destino terão as imagens dos animais não felinos utilizadas na atividade 2. Uma sugestão é montar um outro painel cujo título seja: animais.

4º Momento:

Cada criança deverá escolher um dos felinos observados nas imagens mostradas, para desenhá-lo numa folha de papel ofício com lápis cera. A professora deverá chamar a atenção para os detalhes do desenho, como partes do corpo dos animais, o cenário (onde o animal está, o que está fazendo, se está na companhia de outros animais) e para a escrita dos seus nomes. Em seguida, deve levar as crianças para a sala de vídeo e apresentar um vídeo que mostre felinos selvagens e domésticos para que as crianças possam observar seus comportamentos, caracterísitcas e hábitos. Ao final, a professor pode retomar com as crianças o vìdeo assisitido, para perceber suas aprendizagens sobre os felinos.

http://www.youtube.com/watch?v=Qm5fkE3WCKo&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=gEKCnBIzMlo 

Recursos Complementares
Avaliação

 Com esta aula é posível avaliar se as crianças conhecem as características de felinos selvagens, se conseguem comparar seus hábitos e se os dintinguem dentre outros animais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.