11/05/2010
Maria de Fatima Araújo, Naire Jane Capistrano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Esta aula fará mais sentido para as crianças se elas estiverem estudando sobre animais felinos, como o leão.
Organizar os alunos num semi-círculo e mostrar algumas imagens de animais felinos selvagens e domésticos para que observem e listem o que eles têm de semelhanças e diferenças. Enquanto as crianças vão listando as semelhanças e diferenças, a professora deverá registrar essas informações no quadro, chamando atenção para a escrita das palavras.
Às imagens apresentadas às crianças, a professora deve acrescentar outras imagens de animais que não sejam felinos e fazer uma reorganização destas, na roda. Depois, questionar às crianças se os animais que foram acrescidos têm as mesmas características dos felinos. Se as crianças responderem afirmativamente ou apresentarem dúvidas, a professora deve conduzir as crianças a uma observação mais acurada das características destes animais, para que cheguem as suas conclusões. Ainda utilizando as imagens, o professor pode aproveitar para fazer contagem e desenvolver o raciocínio lógico das crianças, perguntando a elas: dentre estes animais, há mais felinos ou não felinos? O que tem mais, animais ou felinos? se juntar os animais felinos domésticos e selvagens, temos uma quantidade maior ou menor que a dos não felinos. Com esta atividade a professora pode observar a capacidade de identificação, inclusão de classe, quantificação e o nível de desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças.
3º Momento:
Numa outra aula, a professora deve levar transcritas numa folha de papel madeira e em forma de lista, as informações obtidas na atividade 1, para expor na sala. Depois, a professora junto com as crianças, deverão fazer uma leitura das informações registradas. Com as imagens trabalhadas nas duas atividades anteriores, a professora pode sugerir que as crianças separem e montem um painel em que estará, de um lado, os felinos domésticos e de outro, os selvagens. O painel deve permanecer na sala enquanto durar o estudo. O grupo deve resolver que destino terão as imagens dos animais não felinos utilizadas na atividade 2. Uma sugestão é montar um outro painel cujo título seja: animais.
4º Momento:
Cada criança deverá escolher um dos felinos observados nas imagens mostradas, para desenhá-lo numa folha de papel ofício com lápis cera. A professora deverá chamar a atenção para os detalhes do desenho, como partes do corpo dos animais, o cenário (onde o animal está, o que está fazendo, se está na companhia de outros animais) e para a escrita dos seus nomes. Em seguida, deve levar as crianças para a sala de vídeo e apresentar um vídeo que mostre felinos selvagens e domésticos para que as crianças possam observar seus comportamentos, caracterísitcas e hábitos. Ao final, a professor pode retomar com as crianças o vìdeo assisitido, para perceber suas aprendizagens sobre os felinos.
http://www.youtube.com/watch?v=Qm5fkE3WCKo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=gEKCnBIzMlo
Informações sobre animais felinos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fel%C3%ADdeos
Categorias de felinos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Felinos
Imagens de felinos: http://www.fotosearch.com.br/purestock/felinos-selvagens/PSK144/
Com esta aula é posível avaliar se as crianças conhecem as características de felinos selvagens, se conseguem comparar seus hábitos e se os dintinguem dentre outros animais.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/09/2014
Quatro estrelasótimo plano de aula!Gostei muito!