10/05/2010
Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Geoprocessamento |
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Sistemas de Transmissão |
O professor pode iniciar a aula relembrando as propriedades do ímas e magnetos de outra aula:
Sabe-se que um corpo eletrizado atrai outros corpos neutros ou eletrizados com cargas contrárias independente de sua constituição. Já a atração magnética de um ímã somente acontece se o corpo que aproximamos for ferromagnético, ou seja que se comportam como ímãs.
Levante as seguintes hipóteses:
Para responder as questões anteriores os alunos devem primeiramente ler o seguinte texto:
O texto a seguir relata a descoberta feita por Oersted de forma sucinta:
http://super.abril.com.br/ciencia/descobertas-campo-eletromagnetico-436497.shtml
Oriente o debate que leva a resposta das questões anteriores após a leitura do texto acima.
Animação da experiência
Uma verificação experimental do que foi feito por oersted pode ser apresentada para os estudantes.
Uma animação sobre a experiência de oerst pode ser obtida no banco de objetos educacionais do MEC no endereço a seguir:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11251
Montando a Experiência em sala
A experiência de Oersted é muito simples e pode ser repetida em sala de aula. O professor deve preparar a experiência com materiais simples que pode ser montada seguindo as dicas no seguinte endereço:
http://www.infoescola.com/fisica/experiencia-de-oersted/
Figura 1. Esquema da experiência de Oersted, fio conduzindo corrente provocando a deflexão da Bússola,
O filme da experiência
Agora exiba o filme da experiência de Oersted do site a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=1k4gGqGhVdo&feature=related
Após os alunos assistirem o filme faça um debate entre eles onde o mediador lança as seguintes questões:
Figura 2. Usando a regra da mão direita, com o polegar direito no sentido da corrente os demais dedos indicaram o sentido do campo magnético.
A aula pode ser concluída mostrando a figura 2 para ilustrar como é o campo magnético envolta do fio passando corrente. Isto irá facilitar o seu entendimento sobre a orientação da bússola e como a sua intensidade decresce com a distância.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!