Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CORRENTE ELÉTRICA PRODUZINDO CAMPO MAGNÉTICO

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Geoprocessamento
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Informação e Comunicação Técnico em Sistemas de Transmissão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber que a corrente elétrica produz campo magnético.
  • Entender que o campo magnético produzido por uma dada corrente elétrica  é mais intenso próximo ao fio e que decai com a distância.
  • Compreender que a intensidade o campo magnético produzido a uma dada distância do fio é diretamente proporcional a corrente elétrica.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Campo magnético de ímãs.
  • Campo magnético da Terra.
Estratégias e recursos da aula

A. Magnetismo e eletricidade estão conectados?

O professor pode iniciar a aula relembrando as propriedades do ímas e magnetos de outra aula:

Sabe-se que um corpo eletrizado atrai outros corpos neutros ou eletrizados com cargas contrárias independente de sua constituição. Já a atração magnética de um ímã somente acontece se o corpo que aproximamos for ferromagnético, ou seja que se comportam como ímãs.

Levante as seguintes hipóteses:

  • Materiais que são atraídos por um corpo eletrizado são atraídos por um ímã?
  • Existe alguma conexão entre o magnetismo e as correntes elétricas?
  • Um fio passando corrente elétrica pode criar campo magnético?

Para responder as questões anteriores os alunos devem primeiramente ler o seguinte texto:

O texto a seguir relata a descoberta feita por Oersted de forma sucinta:
http://super.abril.com.br/ciencia/descobertas-campo-eletromagnetico-436497.shtml  

Oriente o debate que leva a resposta das questões anteriores após a leitura do texto acima.

B. A Experiência de Oersted

Animação da experiência

Uma verificação experimental do que foi feito por oersted pode ser apresentada para os estudantes.

Uma animação sobre a experiência de oerst pode ser obtida no banco de objetos educacionais do MEC no endereço a seguir:
                         http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11251 

Montando a Experiência em sala

A experiência de Oersted é muito simples e pode ser repetida em sala de aula. O professor deve  preparar a experiência com materiais simples  que  pode ser montada seguindo as dicas no seguinte endereço:
                         http://www.infoescola.com/fisica/experiencia-de-oersted/ 

 

 Figura 1. Esquema da experiência de Oersted, fio conduzindo corrente provocando a deflexão da Bússola,

O filme da experiência

Agora exiba o filme da experiência de Oersted do site a seguir:
                  http://www.youtube.com/watch?v=1k4gGqGhVdo&feature=related 

C.  Intensidade e Sentido do campo magnético produzido pelo fio passando corrente

Após os alunos assistirem o filme faça um debate entre eles onde o mediador lança as seguintes questões:

  • Na experiência de oersted a bússola tem sempre seu ponteiro redirecionado ao aproximar do fio passando corrente elétrica?
  • Qual a relação entre a distância do fio ao ponto que está a bússola e a intensidade do campo magnético?
  • A intensidade do campo magnético produzido por uma corrente elétrica aumenta quando se usa duas pilhas ao invés de uma? Explique:
  • Como posso fazer o ponteiro da Bússola que estava orientada para o Norte, quando submetida unicamente ao campo magnético terrestre, se desviar para o leste?
  • Como posso fazer o ponteiro da Bússola que estava orientada para o Norte, quando submetida unicamente ao campo magnético terrestre, se desviar para o oeste?

 

Figura 2. Usando a regra da mão direita, com o polegar direito no sentido da corrente os demais dedos  indicaram o sentido do campo magnético.

A aula pode ser concluída mostrando a figura 2 para ilustrar como é o campo magnético envolta do fio passando corrente. Isto irá facilitar o seu entendimento sobre a orientação da bússola e como a sua intensidade decresce com a distância.

 

 

Recursos Complementares

 

Avaliação

AO FINAL DO ESTUDO DEVERÁ SER AVALIADO SE O ALUNO SABE :

  • Que a corrente elétrica produz campo magnético e se ele consegue mostrar isto num experimento simples.
  • Que o campo magnético produzido por uma dada corrente elétrica  é mais intenso próximo ao fio e que decai com a distância.
  • Que a intensidade o campo magnético produzido a uma dada distância do fio é diretamente proporcional a corrente elétrica.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.