Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alfabeto: colocando tudo em ordem

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá compreender a ordem alfabética de forma significativa, fazer descobertas de diferentes materiais do dia-a-dia que utilizam a ordem alfabética, bem como perceber e conhecer a ordem alfabética dos nomes da turma.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno os símbolos utilizados pela turma em seu cotidiano escolar, como sugerido na aula postada no Portal do Professor, intitulada: “Os símbolos em nosso dia a dia”.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  60 minutos

Professor organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Depois entregue para cada grupo as letras do alfabeto brasileiro de forma aleatória. O desafio dos grupos é organizar todas as letras na ordem alfabética. Veja as imagens abaixo:

 

Foto 1- Atividade Organizando a ordem alfabética. Realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz Fonte: Acervo da autora

Foto 2- Atividade Organizando a ordem alfabética. Realizada em 2010 com alunos/as do 1º ano da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA) - Professora Luciana Soares Muniz Fonte: Acervo da autora

Após todos os grupos terminarem, os participantes trocam de grupo e começam a nova etapa. Neste momento o desafio é conferir se o alfabeto foi montado na ordem correta. Caso exista alguma troca de letras, aproveite este momento para problematizar com a turma. Depois de tudo conferido, os participantes voltam aos seus lugares e registram no caderno de Português, a ordem alfabética e fazem um desenho do que acharam do jogo.Se possível solicite que os alunos façam tentativa de escrita registrando o que acharam de participar desta atividade, quando necessário seja o escriba, ou seja, escreva o que a cada um buscou relatar.

Atividade 2 - 60 minutos   

Professor retome com a turma o jogo da ordem alfabética e providencie para esta atividade, materiais de uso cotidiano que necessitamos consultar e que estão organizados em ordem alfabética. Como exemplo, temos: dicionários, listas telefônicas, listas de endereço, listas de alunos de uma turma, dentre outras. Em uma roda de conversa, disponha todo o material no centro e converse com a turma sobre a importância da ordem alfabética. Explore com o grupo como a ordem alfabética pode facilitar a consulta dos materiais apresentados. Neste dia, construa com os alunos uma agenda telefônica da turma e inicie perguntando como ficaria melhor organizada a agenda para ser consultada depois. Ao definirem pela ordem alfabética, inicie a sua construção. Cada aluno poderá construir sua própria agenda. Disponibilize para cada um 27 folhas brancas, sendo uma para a capa e as outras para as 26 letras do alfabeto. Com esta atividade a turma terá oportunidade de colocar os nomes dos colegas em ordem alfabética e também registrar o número do telefone de cada colega.   

Atividade 3 – 60 minutos

Professor para esta aula distribua para os alunos uma ficha em branco, para que cada um escreva o seu primeiro nome utilizando a letra de imprensa maiúscula para facilitar a leitura. Depois de todos terem escrito, organize as fichas de nomes em ordem alfabética juntamente com a turma. Neste dia, você poderá organizar a fila, para sair para o lanche, recreio ou outra atividade, uma de meninas e outra de meninos em ordem alfabética, ou mesmo uma fila da turma toda, assim você estará utilizando outra forma para organizar os alunos. Faça um painel na sala de aula com os nomes da turma em ordem alfabética para que todos possam consultar e visualizar com mais facilidade. Como registro, sugerimos que os alunos escrevam no caderno de Português, os nomes da turma na ordem estudada, tanto os nomes dos meninos e das meninas separados e em ordem alfabética, quanto todos os nomes da turma. Depois, distribua uma folha para cada aluno, conforme a sugestão abaixo.

Fonte: Acervo da autora

Explique para os alunos que hoje teremos o bingo dos nomes da turma. Professor coloque todos os nomes dos alunos em um saquinho retire um de cada vez. Ao ser sorteado um nome, a turma deverá marcar um X na linha da primeira letra do nome. Neste bingo não há vencedores, apenas exige atenção ao nome sorteado e marcar no lugar correto. Depois, de sorteados todos os nomes, registre com a turma a quantidade de alunos que iniciam com cada letra do alfabeto.

Recursos Complementares

Professor uma outra sugestão é o vídeo no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=HZGNGnAh7Ao  

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. Professor procure perceber a compreensão da turma sobre a importância da ordem alfabética e sua utilização em nosso dia a dia.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.