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Musgo é planta?

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as principais características do grupo das briófitas; compreender as características dos musgos que permitem classificá-lo como planta e relacionar estas características com o reino vegetal.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer as principais características do grupo das plantas (Reino Plantae).

Estratégias e recursos da aula

 Introdução: uma abordagem para o professor

As Briófitas (Bryophyta) são vegetais, na maioria terrestres, apresentando características que as separam das algas e das plantas vasculares. Compreendem esta divisão plantas herbáceas e pequenas, sem tecidos condutores (vasos) diferenciados. Pertencem a esta divisão os musgos. Crescem em uma variedade de substratos, naturais ou artificiais, sob diversas condições microclimáticas. Abrigam vasta comunidade biótica, como pequenos animais, algas, fungos, mixomicetos, cianobactérias e protozoários. Propiciam condições, em muitos ambientes, para o desenvolvimento de plantas vasculares devido à capacidade de reter umidade. Nas briófitas não existem raízes, apenas rizóides.

As briófitas são plantas de pequeno porte, sendo que a maioria não ultrapassa 20 cm de altura. Vivem em ambientes úmidos e sombreados, uma vez que são susceptíveis à dessecação.

As briófitas possuem aspectos econômicos, pois podem ser utilizadas como indicadores ecológicos. Algumas são boas indicadoras da qualidade do solo de florestas e das condições de pH e da água em turfeiras. Certos musgos indicam a presença de cálcio na água, outros indicam a presença de alguns depósitos minerais no solo. As briófitas também servem para monitorar a poluição por metais pesados, devido à sua grande capacidade de concentrar esses elementos, e as concentrações de poluentes do ar, além dessas funções. Também podem ser usadas como alimento para peixes, mamíferos e pássaros, como iscas em pescaria, para controlar a erosão do solo, umidade e inundações e como ervas medicinais. Na biologia é aplicada em antibióticos, reguladores do crescimento de plantas, ornamentais (floriculturas), na fabricação de Whisky, e o gênero Sphagnum foi usado na 2ª Guerra Mundial como algodão (anti-séptico).

As briófitas apresentam estruturas chamadas rizóides, caulóides e filóides que desempenham um papel semelhante ao da raiz, caule e folhas, respectivamente. No entanto, não têm vasos condutores de seiva; tanto a seiva elaborada, quanto a bruta passa diretamente de uma célula para outra, através de suas paredes.

As briófitas dependem de água para a fecundação, uma vez que o gameta masculino (móvel) necessita de um meio líquido para se deslocar até o gameta feminino (imóvel). Portanto, embora a maioria dessas plantas seja terrestre, seus laços de dependência da água não foram totalmente rompidos.

Adaptado de: http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html e http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/artigos/divisao_bryphyta_%28briofitas%29.html (consultado em 17/01/2010, as 11h).      

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através da observação de exemplares, em que discutirão e entenderão as características que fazem os musgos serem classificados como plantas.

Como o professor irá ativar esse processo: 

O professor ativará o processo de ensino-aprendizagem levando a turma para observar musgos presentes no ambiente e no laboratório, incentivando a atitude investigativa de seus alunos, além de mostrar as estruturas principais dos musgos através de lupas.

Atividade experimental: Observando Musgos no ambiente e no laboratório

Professor, num primeiro momento, faça uma caminhada com os alunos por locais onde possam encontrar esses vegetais, na escola ou em locais próximos: árvores, solo úmido, dentre outros. Peça aos alunos para anotarem as características do ambiente em que são encontrados esses “tapetes verdes”, de forma que percebam que estes vegetais precisam de ambientes úmidos para sobreviverem, não conseguindo isso em locais secos. Colete alguns exemplares junto com seus alunos, preferencialmente com estruturas reprodutivas, incentivando assim a investigação.

Após este momento inicial, leve a turma para o laboratório da escola. Caso a escola não conte com este espaço, arrume na própria sala de aula o ambiente para acolher a turma, de forma que possam investigar sobre os musgos. Separe a turma em pequenos grupos, entregue para cada grupo alguns exemplares de musgos coletados no ambiente e peça que os alunos observem os vegetais. Cada grupo deverá listar algumas características observadas em seus exemplares, para posterior discussão entre os grupos.

Depois de alguns minutos de observação e listagem de características observadas, liste no quadro as principais características observadas pelos grupos.

Entregue em cada grupo uma lupa, para que os alunos possam observar as estruturas dos musgos. Peça que cada aluno desenhe em seu caderno o que está observando nos musgos: têm raízes, caules, folhas? Como será sua reprodução? Incentive a discussão nos grupos, de forma que os alunos confrontem suas ideias.

Abaixo seguem fotografias de musgos, para que você, professor, possa reconhecer este tipo de vegetal, e poderá até disponibilizar estas fotografias para seus alunos, de forma que eles também saibam reconhecer este grupo.

 

Fotos: Priscila Barbosa Peixoto

Reúna os alunos num semicírculo e comece uma discussão, confrontando as ideias de cada grupo com relação às características dos musgos. Incentive os alunos a refletirem sobre características das briófitas que podem colocá-las no grupo das plantas.

Pessoal, o que vocês observaram nos musgos? Como são estes seres?

- Eles são pequenos, verdes.

- Alguns têm uma “coisa” em cima, parecendo um copinho fechadinho.

Pois é, estes seres são realmente pequenos, vivem em locais úmidos, como pudemos observar em nossa saída de campo. Mas por que será que eles são tão pequenos?

- Acho que se ele fosse grande, não ia conseguir viver.

- Ele tem uma haste bem fininha, não tem caule grosso igual das árvores que vemos na floresta, então não tem jeito de ser grande, senão não fica de pé.

Isso mesmo! Os musgos são vegetais que não possuem raiz, caule e folhas de verdade, quer dizer, com aquela estrutura complicada que têm as plantas de grande porte. Os musgos têm rizóide, que funciona como uma raiz bem simples, caulóide, que funciona como um caule simples, e filóide, funcionando como folha simples. Então, se todo o seu corpo é simples, não haveria estrutura para sustentar se fosse grande. Mas eu disse que os musgos são vegetais. Vocês concordam com isso?

- Não, pois para ser vegetal precisaria ser maior, igual a uma árvore.

- Eu acho que sim, pois ele tem aquelas coisas que você falou: rizóide, caulóide e filóide, que fazem as mesmas coisas da raiz, caule e folha.

Os musgos, apesar de serem muito menores que as árvores, também são vegetais, pois possuem as mesmas funções das árvores: o filóide retira água e sais minerais do solo, o caulóide leva esta seiva para todas as partes da plantinha, e o filóide faz a fotossíntese, processo em que os vegetais fabricam seu alimento, além de fazerem também a respiração do musgo.

Assistindo um vídeo sobre as Briófitas 

Professor, após as discussões sobre as características das briófitas, apresente para a turma um pequeno vídeo sobre o assunto, como forma de fechamento do assunto e gerando uma reflexão sobre estes vegetais.

http://www.youtube.com/watch?v=Gi962K8lr50&NR=1 (consultado em 02/04/10, às 20h59min).    

Faça com a turma um momento de revisão das ideias aprendidas na aula de hoje, lançando questões a serem discutidas como: Musgos são plantas? O que faz os musgos serem classificados como plantas? Quais as características principais do grupo das briófitas?  

Recursos Complementares

Nesta aula não será apresentado nenhum recurso complementar, visto que todas as atividades estão inseridas em Estratégias e Recursos da Aula.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Professor, leve caixas de massinha de modelar para a sala e entregue um tubinho para cada aluno ou para cada dupla, pedindo que eles montem um musgo, evidenciando as partes deste vegetal que eles já aprenderam nesta aula. Exponha em algum local da escola as montagens de seus alunos, de forma que eles se sintam motivados com o ensino-aprendizagem através da divulgação de seu trabalho.

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