Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


História do nosso alfabeto

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá compreender como surgiram as letras do alfabeto brasileiro, perceber a importância dos símbolos ou sinais na comunicação bem como decifrar e compreender o significado dos símbolos e sinais na vida cotidiana.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) aulas de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com o aluno as letras do alfabeto, ou seja, apresentado à turma os símbolos que representam cada uma das 26 letras do alfabeto brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:  Uma (1) aula de 60 minutos

Professor nesta aula, sugerimos que você organize uma contação de história que retrate a origem da escrita. Como referência, indicamos os sítios abaixo, para que você possa se informar para estruturar uma dramatização da história da escrita. Contando com a ajuda de outros professores, providencie roupas típicas dos homens das cavernas e materiais para representar os desenhos em caverna, argila e no papel. Organize a turma para ouvir a história em um ambiente propício.

Sítio: Vídeo 

Sítio: Vídeo 2 

Após a contação de história, busque conversar com a turma sobre o que compreenderam da história da escrita. Dialogue com o grupo no sentido de perceberem que a escrita não surgiu de uma hora para outra e que levou muito tempo até chegarmos à escrita que temos hoje. Professor retome com a turma as discussões anteriores sobre o surgimento da escrita. Depois, organize a turma em duplas e distribua uma folha de papel em branco para cada aluno. Solicite que façam um desenho que represente o animal de estimação de mais gosta, sem contar para o colega. Após desenharem, peça que troquem os desenhos com o colega da dupla. Dialogue com a turma tendo em vista alguns apontamentos:

1-      O que representa para você o desenho feito pelo colega?

2-      Pergunte o colega o que ele realmente desenhou;

3-      Você conseguiu compreender totalmente o desenho do colega?

4-      Como seria a comunicação entre as pessoas se não existisse uma linguagem comum?

 5-      Como você representaria o mesmo animal feito pelo colega?  

 Após a atividade, faça um painel para expor os desenhos dos alunos utilizando a escrita para registrar o que cada desenho representa para quem desenhou e para o colega que observou o desenho.  

 Aula 2:  Uma (1) aula de 60 minutos

Professor organize novamente a sala em duplas. Hoje a turma participará de uma dinâmica que envolve formas diferentes de se comunicar. Com os pares feitos, faça uma grande roda. Explique para a turma que terão que se comunicar com o colega da dupla sem usar a voz. O objetivo é tentar se comunicar utilizando a linguagem corporal para explicar ao colega o que fez na noite anterior. Estipule um tempo de aproximadamente 5 minutos para esta conversa.   Finalizada a comunicação, possibilite que cada um busque relatar o que compreendeu a partir dos gestos do colega. Depois de todos falarem, dialogue com o grupo sobre as dificuldades encontradas para compreender a mensagem transmitida. Instigue a turma a pensar sobre a importância da comunicação e que para haver comunicação é preciso compreensão.     

Aula 3 – Uma (1) aula de 60 minutos   

Professor providencie o livro com a história “Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias” de Ruth Rocha e acesse o sítio Ruth Rocha para conhecer mais sobre a história. Com esta história a turma compreenderá melhor a importância de nos fazermos entender a partir da comunicação. Conte a história utilizando o próprio livro para instigar na turma o gosto pela leitura. Veja a imagem abaixo: 

Fonte: Ruth Rocha. Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias. Rio de Janeiro: Salamandra, 1976.

Após a leitura da história faça uma roda de conversa com a turma e aproveite a sugestão do livro para trabalhar com a turma, questões como:

1-      Você gostou do fim da história?

 2-      Se você fosse o autor, como é que você gostaria que a história acabasse?

Após a discussão no grupo proponha que cada aluno elabore oralmente ou em forma de registro escrito, uma história de menino ou menina, que também inventou um jeito diferente de falar. Propicie um momento de socialização das histórias. Como sugestão, elaboramos a atividade abaixo para que você professor possa explorar com a turma a importância do nome e também a criatividade na elaboração de novas palavras.

NOME:________________________________________________________

PROFESSOR:_______________________________DATA:____/_____/____

HOJE OUVIMOS A HISTÓRIA: MARCELO, MARMELO, MARTELO.

DESCOBRIMOS QUE O PERSONAGEM MARCELO QUERIA DAR

UM NOVO NOME PARA AS COISAS. AGORA É COM VOCÊ!

1-    O PERSONAGEM MARCELO PERGUNTA POR QUÊ ELE SE

CHAMA MARCELO E NÃO MARTELO.

E VOCÊ, GOSTARIA DE TER OUTRO NOME?

(    ) SIM                                         (    ) NÃO  

 2-   SE SIM, QUAL NOME VOCÊ GOSTARIA DE TER?

 _________________________________________________________

___________________________________________________________

 VOCÊ ACHA IMPORTANTE TER UM NOME? POR QUÊ?  

__________________________________________________________

 _________________________________________________________

AGORA, INVENTE UM NOME PARA:

ÁRVORE__________________________________

BOLA_____________________________________

CASA_____________________________________   

3-   DESENHE O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NA HISTÓRIA:

Após realizarem as atividades façam um momento de socialização das respostas e uma exposição no mural da sala de aula, dos trabalhos feitos pelos alunos.

 

Recursos Complementares

Outras informações sobre a história da escrita acesse o sítio: História da Escrita 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e registros individuais de cada aluno. Professor procure perceber, por meio das obersvações diárias e das atividades realizadas pela turma, a compreensão do grupo sobre a história da escrita e a importância da comunicação entre os seres humanos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.