Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diferentes Formas de jogar basquetebol

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar diferentes formas de jogar e brincar de basquetebol por meio de pequenos jogos;

Praticar os fundamentos do basquete de forma lúdica.

 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete de diferentes tamanhos

ATIVIDADE I

1) Organize a turma em  duplas ou trios e oriente-os a explorar as formas de arremesso. Além de usar as tabelas de basquete, construa cestas com recipientes de lixo gigantes, aros presos nas traves ou na grade da quadra e alvos desenhados na parede, por exemplo.

Distribua bolas pequenas, médias, grandes, leves, pesadas etc. e peça que as duplas ou os trios troquem-nas durante a atividade.

Dessa forma, todos sentem o tamanho e o peso delas.

Coloque obstáculos entre o local de arremesso e a cesta.

Opções:

Aumentar a distância entre os dois pontos, colocar um aluno no papel de marcador, posicionar a cesta a diferentes alturas, pedir que o lance seja feito de olhos fechados, com uma só das mãos e de costas para a cesta. 

ATIVIDADE II

2) Proponha para a turma a realização de um jogo de arremessos.

O desafio é que cada membro da dupla ou do trio lance a bola nos cinco alvos escolhidos.

A tarefa se completa quando todos acertarem a bola nos cinco alvos. O número de arremessos é livre, assim como o ponto de início. O circuito deve ser realizado duas vezes.

As duplas devem registrar o número de arremessos realizados em ambas para cumprir o desafio. Ganha o jogo a dupla que da primeira para a segunda vez conseguir diminuir mais o número de arremessos.

AULA 02

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

ATIVIDADE I

PIQUE-PEGA COM BOLA

Jogadores “fugitivos” dispostos pela quadra de basquete, ocupando todo espaço de uma forma equilibrada e Jogadores “caçadores” identificados com um colete ou alguma outra marca que distingua as equipes.

Todos com bola e sempre em drible.

Seqüência:

Ao sinal do professor, os “caçadores” perseguem os “fugitivos”. Quando um “fugitivo” é tocado por um “caçador” pára imediatamente e permanece no local com a bola na mão. O “fugitivo” que foi apanhado pode voltar a fugir se um dos seus colegas passarem por baixo das suas pernas. Após 5 minutos mudam-se os “caçadores”.

Critérios de êxito:

Todos os jogadores devem estar em atividade (corrida ou outro tipo de movimento) e em drible. Quando um “fugitivo” perde o contacto com a bola, vai buscá-la, mas fica parado à espera de ser salvo.

ATIVIDADE II

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

PIQUE BANDEIRA DO BASQUETEBOL

A turma será separada em duas equipes e uma equipe de cada lado da quadra, a atividade têm como objetivo recuperar a bandeira (bola basquetebol) do adversário, fazer uma cesta e trazê-la para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos oponentes. Caso aconteça de ser pego, o aluno ficará colado no lugar até que outro companheiro de time o toque para descolá-lo. Se ele estiver de posse da bola quando for tocado, ele voltará para a sua zona de origem. As equipes atacam-se simultaneamente.

AULA 03

ATIVIDADE I

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

JOGO DOS PASSES

A turma será dividida em duas equipes e o jogo terá uma bola. A equipe que tem a bola deve passá-la entre seus componentes sem que o adversário intercepte o passe. Se a equipe conseguir fazer 20 passes consecutivos, marca um ponto. O professor pode dividir o jogo por tipos de passes do basquetebol.

ATIVIDADE II

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e cones

Formar cinco colunas no fundo da quadra, cada coluna com uma bola e de frente para os cinco cones, colocados próximo a linha central. A bola deve ser driblada até o cone e depois o aluno corre e tenta fazer uma cesta do outro lado da quadra e volta atá a sua coluna. Ganha a coluna que completar a tarefa primeiro.

AULA 04

ATIVIDADE

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qiualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e cones

O professor organizará um jogo de basquete de rua

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar junto aos alunos se identificam e associam os movimentos e fundamentos utilizados nos jogos ao basquetebol. Ponderar se os alunos autoavaliam a aprendizagem dos fundamentos utilizados por meio de jogos.

Pontar junto aos alunos a possibilidade de criação de jogos e brincadeiras diferentes das que foram trabalhadas nas aulas.

 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joyce, e.e.d.s.c , Distrito Federal - disse:
    joyce96@gts.com.br

    22/08/2010

    Quatro estrelas

    valeuuu adorei o site me ajudou bastante!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.