Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo nossa escola

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer a história da escola valorizando-a, observar e reconhecer os diferentes espaços físicos da escola, bem como compreender a função de cada ambiente da escola.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o professor já tenha trabalhado com a turma o diálogo constante em sala de aula, a participação e o trabalho coletivo com os alunos.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:  aproximadamente 60 minutos

Professor com o objetivo de conhecer a história da escola convide o diretor, ou um servidor mais antigo da escola para que a turma possa conversar com ele e obter maiores informações sobre a história da escola. Para isso, organize, com os alunos, um roteiro para ser utilizado no diálogo. Veja o exemplo a seguir:

Planejando a entrevista com o diretor

a) Nome da escola.____________________________________________________

b) Quando ela foi fundada______________________________________________   

c) Ano de fundação.__________________________________________________   

d) Nome do primeiro diretor.___________________________________________   

e) Número de professores atual.________________________________________   

f) Número de salas de aula atual._______________________________________

Com os dados coletados, elabore um texto coletivo com a turma em que constem as informações da história da escola. Depois desta atividade, convide um aluno da turma mais antiga da escola que já esteja na escola há alguns anos.

Agora, organize a turma para uma roda de conversa e busque, juntamente com os alunos, conversar com o aluno convidado e descobrir algum acontecimento vivenciado por ele no passado que ocorreu na própria escola. Após o diálogo, solicite que cada aluno faça um desenho representando o fato contado pelo colega. Monte um painel com as produções dos alunos.

Atividade 2:  aproximadamente 60 minutos

Professor organize a turma para fazer uma aula de campo pelo quarteirão da escola. Explique para a turma que o objetivo desta aula é descobrir a localização da escola. Para isso, observarão: nome da rua, CEP, número e nome do bairro. Depois, construa com os alunos uma ficha com os dados coletados e outros que acharem importantes. Veja o exemplo a seguir:

Nome da escola:_____________________________________________________

Rua:____________________________________________Número:__________                                

Bairro:____________________________________________________________                                                                              

Cidade:___________________________________________________________

 Estado:_____________________________________País:__________________  

Depois da construção dos dados, disponibilize para cada aluno o texto a seguir:

A Escola

Todo dia na escola

A professor, o professor,

A gente aprende, e brinca muito.

Com desenho tinta e cola.

Meus amigos tão queridos

Fazem farra, fazem fila.

O Paulinho, o Pedrão.

A Patrícia e a Priscila.

Quando chega o recreio

Tudo vira brincadeira.

Eu como bolo, tomo suco,

Que vêm dentro da lancheira.

Quando toca o sinal,

Nossa aula chega ao fim

Até amanhã, meus amiguinhos

Não se esqueçam, não, de mim.

Fonte: THEBAS, Cláudio. Amigos do Peito. Belo Horizonte: Formato, 1996. p.8-9

Faça a leitura com os alunos do texto e posteriormente organize a turma em duplas para que possam fazer um relatório de um dia vivenciado na escola, descrevendo os diferentes lugares e atividades realizadas durante um dia na escola.

Atividade 3:  aproximadamente 60 minutos

Professor organize a turma para fazer um passeio pela escola com o objetivo de conhecer melhor o espaço físico vivenciado por eles. Solicite que observem a quantidade e o estado de conservação dos diferentes ambientes. Depois, construa com a turma uma tabela com os dados coletados:

Espaço Físico

Quantidade

Conservação

Banheiro

Sala de aula

Biblioteca

Cantina/Refeitório

Parque

Quadra

Outros

Após preenchida a tabela organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e divida os diferentes ambientes da escola para que cada grupo confeccione um cartaz explicando a função, no cotidiano da escola, dos ambientes que ficou responsável. Além de escrever a função de tal espaço na escola, os alunos poderão registrar o que é possível melhorar em cada lugar para uma relação saudável e uma utilização mais eficaz no dia a dia da escola.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre a temática escola: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola 

Avaliação

A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação dos momentos vivenciados e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre a história da escola e a utilização do seu espaço físico.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.