Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O gênero bilhete

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
Érika Kelmer Mathias
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Regina Célia Martins Salomão Brodbeck

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero bilhete; identificar as principais estruturas de composição do gênero em questão; reconhecer a função textual das estruturas identificadas; ser capaz de produzir no gênero estudado.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

   Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A) Inicie a aula entregando aos alunos cópias dos textos abaixo.

TEXTO 1:

http://www.cortezeditora.com.br/dicas_de_mestre1.php (Acesso em 10/04/2010). 

TEXTO 2:

Celica, amiga minha: Vou para longe de casa, mas aqui deixo plantadas três palavras que nunca deixarei dormir: família, amizade e saudade. São pequenas, mas grandes em amor. Até um dia... Patrícia. 20/11/95.

TEXTO 3

 http://img353.imageshack.us/i/bilhete8jb.png/ (Acesso em 10/04/2010) 

 TEXTO 4

http://www.100crise.com/wp-content/uploads/2009/06/bilhete-zon-lusomundo.jpg (Acesso em 10/09/2010). 

TEXTO 5

 

http://gi85.photobucket.com/groups/k80/I8IDU3YNOB/BilhetePremiado.jpg (Acesso em 10/09/2010) 

B) Peça aos alunos que observem atentamente cada texto.

C) Em seguida, discuta as seguintes questões:

1) Com que finalidade cada texto foi escrito?

2) O que há de diferente do texto 1 para o texto 2?

3) Os textos 2 e 5 têm as mesmas funções? Existe algo de semelhante neles? O quê?

4) Podemos afirmar que esses textos são curtos ou longos?

5) Quem é o destinatário do texto 1? E do texto 2?

6) Quem é o remetente do texto 1? E do texto 2?

7) Os textos 3, 4 e 5 apresentam destinatários explícitos como os textos 1 e 2? Por quê?

- PROFESSOR, espera-se que o aluno reconheça que os textos 3, 4 e 5 são chamados de bilhetes, mas não são iguais aos bilhetes apresentados nos textos 1 e 2. Na verdade, os bilhetes dos textos 3 e 4 servem como ingressos de acesso a algum evento. Já o 5 funciona como comprovante de uma aposta lotérica. Caso os alunos tenham dúvida, explique isso a eles.

D) Após essa breve discussão, questione: podemos classificar esses textos como sendo cartas? Por quê? A que gênero esses textos pertencem?  

E) Peça aos alunos que, com base nos textos acima e na discussão em sala de aula elaborem uma definição para o gênero bilhete: o que é? Quais suas características? Qual sua finalidade?

F) Elabore essa definição no quadro, com base nas sugestões dos alunos.  

Atividade 2   

A) Entregue aos alunos uma cópia dos seguintes textos:

TEXTO 1:

Sr. Gerente Gostaria de conversar com o Sr. hoje à tarde, após às 17h, ou na hora em que estiver disponível. Assunto: horas extras. Obrigado. Dirceu Guimarães (cozinheiro). 04/12/96.

http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ou-Apostila_Portugues_VarLinguistica_2.pdf (Acesso em 10/04/2010). 

TEXTO 2:

Cara, saí de casa cedo e deixei o rango na geladeira. É só vc esquentar. Você ta mais calmo hj, né? Não te vi chegar ontem. A mãe vai passar o dia na vó Célia. Até de noite... Dudu.

- PROFESSOR, esse texto é sugestão nossa. Você pode criar outra situação.

B) Peça aos alunos que leiam os textos em silêncio e entregue a eles uma cópia das atividades abaixo:

1) Observe o texto 1 e responda:

a) Quem é o destinatário?

b) Quem é o remetente?

c) Para que o cozinheiro escreve ao gerente?

d) A despedida é marcada no bilhete por qual expressão?   

2) Sobre o texto 2, responda:

a) Quem é o remetente do texto 1?

b) Não aparece no texto o nome do destinatário, mas podemos afirmar que se trata de um homem. Retire do texto uma frase que comprove essa afirmativa.

c) Em sua opinião, qual o grau de parentesco entre destinatário e remetente? Justifique.

d) Com que objetivo o remetente escreve essa mensagem?

e) Sobre a linguagem do texto 2, podemos afirmar que se trata de uma linguagem formal ou informal? Por quê?

PROFESSOR, na letra “e” do exercício acima, explique aos alunos o uso da linguagem formal e informal dependendo da situação de comunicação, do grau de intimidade que temos com nosso interlocutor etc.

C) Dê um tempo para que os alunos desenvolvam as atividades e depois corrija.

Atividade 3:

A) Entregue aos alunos uma cópia do texto abaixo:

Bilhete

O bilhete pode ter significados diversos, pois pode ser um tipo de documento de valor comprovante, ou pode ser um breve recado escrito para parentes, amigos, e/ou namorado(a). Composição O papel geralmente é usado na sua criação. Alguns podem ter código de barras ou uma tarja magnética para armazenar dados nele contido. Exemplos:

- Bilhete de loteria, que dá direito a concorrer a sorteios. Bilhete de ferroviário, que é Impresso que dá direito a viajar em transportes coletivos. Bilhete rodoviário, que comprova a efetuação de pagamento. Bilhete escolar. Bilhete (ingresso).

Onde circulam: Loterias, Rodoviárias, Estação de Trem, Escolas, Shows, Estádio de Futebol.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilhete (Acesso em 10/04/2010). 

BILHETE É UMA FORMA SIMPLES E BREVE DE COMUNICAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA.

Os três elementos indispensáveis desse tipo de texto são: o destinatário, o assunto e o remetente. Porém, para a redação ficar mais completa, você deve acrescentar a despedida e a data. Um bilhete tem as seguintes partes, como se observa no modelo: DESTINATÁRIO (pessoa a quem a mensagem é enviada): “Celica, amiga minha”.

MENSAGEM / ASSUNTO: “Vou para longe de casa, mas aqui deixo plantadas três palavras que nunca deixarei dormir: família, amizade e saudade. São pequenas, mas grandes em amor.”.

DESPEDIDA (tchau, um beijo, etc.):  “Até um dia...”.

NOME OU APELIDO DO REMETENTE (pessoa que envia a mensagem): “Patrícia”.

DATA: 20/11/95

http://intervox.nce.ufrj.br/~diniz/d/direito/ou-Apostila_Portugues_VarLinguistica_2.pdf (Acesso em 10/04/2010).   

B) Peça aos alunos que leiam os textos em silêncio.

C) Em seguida, solicite que eles façam um pequeno resumo, enumerando as seguintes questões: o que é um bilhete? Qual sua função comunicativa? Quais são suas características estruturais?

D) Por fim, peça aos alunos que formem um círculo em sala de aula. Peça a cada um para elaborar diferentes bilhetes (falando sobre uma festa, sobre um evento da escola, marcando um encontro, combinando um encontro para estudarem juntos etc.). Em seguida, eles deverão entregar seus bilhetes a um colega de classe que deverá ler o conteúdo e, logo após, enviar um bilhete a outro aluno da turma e assim por diante, de tal modo de que todos troquem seus bilhetes.

E) Com base nos exercícios feitos em sala, nas discussões das etapas anteriores e na definição apresentada acima, esclareça possíveis dúvidas sobre o gênero bilhete.

Recursos Complementares

 Recomenda-se a leitura de:

COSTA, Sérgio Roberto. DICIONÁRIO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

Avaliação

Professor, a avaliação dessa aula consistirá na elaboração, por parte dos alunos, de um bilhete para comunicar aos pais a próxima reunião de pais que haverá na escola. Dessa forma você poderá avaliar se os discentes compreenderam as características do gênero e se dominam sua produção.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Socorro Sales, EEFM Estado do Amazonas , Ceará - disse:
    sallesfranca@gmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    Sabia da existência de outros textos também denominados bilhetes , mas nunca parei para analisar em sala os mesmos textos com funções diferente. Essa aula nos permite abrir um imenso leque de informações. Valeu mesmo. Parabéns pela atividade.


  • Christiane Lopes Duarte, Colégio Chequer Jorge , Rio de Janeiro - disse:
    duartechristiane@yahoo.com.br

    07/04/2013

    Cinco estrelas

    Achei fantástica a aula. Esse suporte é de grande valia para nós que somos professsores da área.


  • Adriana, CIEP 395 Luiz Henrique Rezende Novaes , Rio de Janeiro - disse:
    avpimcna@yahoo.com.br

    25/02/2013

    Cinco estrelas

    Achei bastante interessante a perspectiva de vários textos e com visualização. Facilita o aprendizado!


  • Fabiana Baez, C. E. Dr. Péricles Corrêa da Rocha , Rio de Janeiro - disse:
    fabiana.baez@hotmail.com

    10/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito legal! Vou tentar usar esse ano com meus alunos! :)


  • MANOEL DO NASCIMENTO ARAUJO, E M E F BRIG HAROLDO COIMBRA VELOSO , Pará - disse:
    manoel-fai@hotmail.com

    18/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito maravilhoso suas aulas e precisamos revolucionar mais e mais


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.