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Os Fungos e a produção de medicamentos.

 

10/05/2010

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer aspectos da história da ciência, relacionando à descoberta da penicilina; relacionar as toxinas dos fungos à produção de medicamentos.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de conhecer as principais características dos fungos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

FUNGOS E PRODUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS DE USO FARMACÊUTICO

     Foi do ascomiceto Penicillium chrysogenum que se extraiu originalmente a penicilina, um dos primeiros antibióticos a ser empregado com sucesso no combate a infecções causadas por bactérias.

     Certos fungos produzem toxinas poderosas, que vêm sendo objeto da pesquisa farmacêutica. Muitos fungos produzem substâncias denominadas ciclopeptídios, capazes de inibir a síntese de RNA mensageiro nas células animais. Basta a ingestão de um único corpo de frutificação (cogumelo) do basidiomiceto Amanita phalloides, por exemplo, para causar a morte de uma pessoa. Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, ou LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 1970.

     A ergotina cresce sobre grãos de cereal, principalmente centeio e trigo. Cereais contaminados por ergotina causaram, no passado, intoxicações em massa, com muitas mortes. Desde o século XVI as parteiras já conheciam uma propriedade farmacêutica da ergotina: se ingerida em pequenas quantidades, acelera as contrações uterinas durante o parto.

Retirado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fungos/importancia-dos-fungos.php   (consultado em 05/04/10, às 14h01min).  

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de um texto informativo e sua discussão, além do desenvolvimento de um jogo lúdico para consolidação dos conhecimentos construídos.

Como o professor irá ativar esse processo: 

O professor irá ativar este processo por meio de discussões com os alunos, incentivo à investigação e desenvolvimento de jogo interativo.

Texto para os alunos: descobrindo medicamentos através dos fungos

Professor, num primeiro momento da aula, entregue para os alunos um texto sobre a descoberta da Penicilina. Peça que os alunos façam uma primeira leitura individual, e depois faça uma leitura coletiva, explicando cada parte importante aos alunos, retirando dúvidas que surjam.

Antibiótico por acaso

     Enquanto alguns fungos provocam espirros, outros salvam vidas. Prova dessa benevolência dos membros dos fungos é a descoberta que o bacteriologista Alexander Fleming (1881-1955) fez em 1928. Ele trabalhava num laboratório em Paris, na França, quando descobriu um ser alienígena desenvolvendo-se no meio das bactérias Staphylococcus com as quais realizava pesquisas. Em vez de ficar irado com o intruso, Fleming decidiu estudá-lo e o identificou como sendo esporos do fungo Penicillium. Notou que estavam “acidentalmente” inibindo o desenvolvimento das bactérias. Ele acabava de descobrir a penicilina, o primeiro de uma série de antibióticos que revolucionaram a Medicina.

     Sua curiosidade foi recompensada: o Penicillium produzia substâncias que destruíam aquelas bactérias à sua volta e era justamente isso que ele pesquisava: um medicamento que pudesse eliminá-las. A enzima produzida pelo Penicillium era de fato um antibiótico, definição para certas substâncias produzidas por seres vivos, ou mesmo por síntese, capazes de impedir o crescimento de micro-organismos ou de matá-los, e de largo emprego na terapêutica contra doenças infecciosas. Ela age de modo a matar a bactéria, causando a destruição total das colônias. O passo seguinte foi identificar e isolar aquela poderosa substância que matava bactérias. Fleming deu a ela o nome de Penicilina. Porém ele não conseguiu purificá-la, devido à sua instabilidade, o que só ocorreu no período da II Guerra Mundial (1939-1945), quando outros dois cientistas britânicos, Florey e Chain reproduziram o antibiótico em formulações comerciais estáveis, o que foi importante para o seu uso seguro em seres humanos. Graças a esses medicamentos, doenças infecciosas como pneumonia, sífilis, febre reumática, e tuberculose, deixaram de ser fatais. Durante a Segunda Guerra Mundial, a penicilina salvou a vida de milhões de soldados feridos nos campos de batalha. Muitos novos e mais potentes antibióticos foram derivados da penicilina original, já que as bactérias gradualmente adquirem imunidade ao antibiótico.

Retirado de:

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/artigos/fungos.html (consultado em 05/04/10, às 14h05min); 

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/AlexxFle.html (consultado em 05/04/10, às 14h08min).  

Pessoal, acabamos de ler no texto que entreguei a vocês sobre a história da penicilina, que é um importante antibiótico que contamos hoje. Alguém aqui já precisou tomar antibiótico alguma vez?

- Eu já precisei quando fiquei com a garganta inflamada.

Pois é, quando você ficou com a garganta inflamada, na verdade havia uma infecção por bactérias, que são micro-organismos que podem causar doenças como estas. E como hoje nós já conhecemos um combate eficaz a estes micro-organismos, você não teve grandes problemas, a não ser a dor de garganta, que melhorou depois de alguns dias. Mas no passado, muitas pessoas já devem ter morrido por conta de infecções como esta, causadas por bactérias. Foi só a partir do início do século XX que pudemos combater estas infecções de forma eficaz: foi descoberto o antibiótico. Os antibióticos são remédios que matam as bactérias que causam infecções, curando estas doenças. E o que estes antibióticos têm a ver com os fungos?

- É que os fungos fazem antibióticos.

Mais ou menos isso: os fungos produzem uma substância que mata as bactérias. O cientista Fleming descobriu esta substância por acaso, quando estudava algumas bactérias, e seu experimento foi contaminado por fungos, o que fez com que as bactérias morressem. Foi aí então que ele percebeu que os fungos que contaminaram seu experimento é que tinham sido responsáveis pela morte das bactérias, ou melhor, as substâncias que eles produziram. Alguns anos depois, outros dois cientistas conseguiram purificar e reproduzir estas toxinas dos fungos para serem vendidas como medicamentos, livrando muitas pessoas de infecções que antigamente as levariam à morte.

Professor, após a discussão do texto com os alunos, peça para que eles marquem algumas informações importantes no texto como: o que Fleming descobriu?, doenças que são tratadas por antibióticos, o que é penicilina, entre outras. Você pode fazer as perguntas por escrito e pedir para que eles sublinhem no texto com lápis de cor as respostas. Cada pergunta pode ser respondida por uma cor.

Ferramentas e/ou recursos tecnológicos:

Após a leitura e discussão do texto acima, apresente para os alunos um vídeo ilustrativo do assunto, contando um pouco da história de Fleming e sua descoberta da Penicilina. Discuta com os alunos os aspectos mais importantes do vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=ngZCXydCKsg&feature=related [parte 1] e 

http://www.youtube.com/watch?v=tjV6OST8esc&NR=1 [parte 2] (vídeo em espanhol, consultado em 05/04/10, às 14h12min).  

– vídeo sobre a vida antes da penicilina, a descoberta de Fleming e os trabalhos posteriores para torná-la acessível e produzi-la de forma industrial.

Atividade investigativa: jogo da velha dos fungos (medicamentos)

Professor, após a apresentação do vídeo, sugira aos alunos o desenvolvimento de um jogo da velha, cujo objetivo é completar com palavras do tema trabalhado. Caso os alunos não conheçam este jogo, explique detalhadamente para eles antes de começarem.

Abaixo seguem os passos para o desenvolvimento do jogo da velha dos fungos.

Objetivos: 

Completar 3 espaços em linha reta (horizontal, vertical ou diagonal) com palavras sobre o assunto trabalhado nesta aula.

Procedimentos:

- Dividir a turma em grupos de 2 alunos;

- Desenhar o traço do jogo;

- Cada jogador escolhe um tema;

- Sortear um jogador para começar;

- O primeiro jogador deverá escrever uma palavra relacionada ao tema escolhido em um dos espaços da cruzada;

- O segundo jogador deverá proceder da mesma forma que o primeiro, porém com atenção voltada para dificultar que o adversário “arme” a sequência;

- Continua o jogo, cada um escrevendo uma palavra relacionada ao tema escolhido, até que um complete a sequência, sendo este o vencedor;

- Se todos os espaços forem preenchidos, sem que se complete a sequência, termina o jogo sem um vencedor.

Importante: a cada palavra escrita, o jogador deve justificar o sua relação com o tema escolhido.

Exemplo: o primeiro jogador escolhe o tema História da Penicilina; o segundo jogador escolhe o tema Doenças.

1ª jogada:

Fleming

Justificativa: Pesquisador que descobriu a penicilina.

2ª jogada:

Fleming

Micose

Justificativa: Doença causada por fungo.

3ª jogada:

Fleming 

Micose

Penicilina

Justificativa: Primeiro medicamento feito à base de fungos.

4ª jogada:

Infecções

 Fleming 

Micose

Penicilina

Justificativa: Enfermidade que pode ser tratada por medicamento feito pela toxina fungo.

5ª jogada:

1928

 Infecções

Fleming

Micose

 Penicilina

Justificativa: ano da descoberta da Penicilina.

VENCEDOR: 1º jogador que completou a sequência vertical da coluna da esquerda com as palavras relacionadas à descoberta da Penicilina.

 

Recursos Complementares

 Nesta aula não será proposto nenhum recurso complementar, pois todas as estratégias da aula estão definidas acima.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos que os alunos sejam avaliados no desenrolar do jogo, ou seja, os alunos que mostrarem domínio do assunto trabalhado demonstram compreensão e construção de conhecimentos. Após o jogo, peça para que cada dupla construa um pequeno texto com as palavras que foram usadas no jogo da velha. Dessa forma eles estarão organizando o conhecimento e reforçando as relações existentes entre as palavras usadas no jogo.

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Quatro estrelas 8 calificaciones

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