Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gravidez na adolescência: transformações do corpo e da mente

 

19/05/2010

Autor y Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio do filme e das discussões, poderá aprender e identificar as dificuldades e as consequências de uma gravidez não planejada na adolescência e quais mudanças essa situação acarretará para a vida toda.

Duração das atividades
02 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

FILME: JUNO

 

                Figuras 1, 2 e 3: cenas do filme

Informações Técnicas
Título no Brasil:  Juno
Título Original:  Juno
País de Origem:  EUA Gênero: Comédia / Drama
Classificação etária: 10 anos
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento:  2007
Estréia no Brasil: 22/02/2008

Direção:  Jason Reitman
Elenco: Ellen Page (Juno MacGuff); Michael Cera (Paulie Bleeker); Jennifer Garner (Vanessa Loring); Jason Bateman (Mark Loring); Allison Janney (Bren MacGuff); J.K. Simmons (Mac MacGuff); Olivia Thirlby (Leah); Eileen Pedde (Gerta Rauss); Rainn Wilson (Rollo); Daniel Clark (Steve Rendazo); Darla Vandenbossche (Bleeker's Mom Aman Johal Vijay);Valerie Tian (Su-Chin); Emily Perkins (Punk Receptionist); Kaaren de Zilva (Ultrasound Technician).

Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma adolescente que, de maneira inesperada, engravida de seu colega de classe, Bleeker (Michael Cera). Com a ajuda de sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), e o apoio de seus pais, Juno conhece um casal, Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que está disposto a adotar seu filho, que ainda nem nasceu.

INSTRUÇÕES:

No primeiro momento duas questões importantes poderão ser abordadas em relação ao filme:

  • Gravidez na adolescência – mudanças do corpo e da mente
  • Relacionamento familiar – a importância do apoio da família.

ATIVIDADE I:

Explorando o filme

Com base nas duas vertentes propostas os alunos poderão refletir, discutir e trocar informações de forma oral sobre as seguintes questões:

  • Como era a relação de Juno e Bleeker? Como Juno reagiu quando descobriu a gravidez?
  • Qual foi a reação da família quando Juno contou sobre a gravidez?
  • Quais foram os principais sentimentos de Juno em relação à gravidez com o passar da gestação?
  • Houve mudanças nesse sentido ou os sentimentos se mantiveram?

ATIVIDADE II:

Registro em caderno 

  1. O que você achou do filme?Comente sua resposta.
  2. Qual foi a reação de Bleeker ao saber que a sua colega de sala estava grávida dele?
  3. Você acha que Juno e Bleeker tinham maturidade para criar o bebê? Comente sua resposta.
  4. Qual ou quais motivos você acredita que fez Juno tomar a decisão de dar o seu filho para adoção? Comente sua resposta.
  5. Por estar grávida, Juno sofreu algum tipo de preconceito?
  6. Qual foi o papel da família na decisão de Juno?
  7. Destaque 3 pontos do filme que mais chamaram a sua atenção.

ATIVIDADE III:

Para fazer em casa

Entrevista

Durante a atividade 1 (“Explorando do filme”), o professor pode perguntar aos alunos se os mesmos conhecem alguém que tenha vivenciado uma situação de gravidez na adolescência, podendo ser um/a irmão/ã, primo/a, amigo/a, vizinho/a ou mesmo os pais. Havendo respostas afirmativas, o professor solicitar aos alunos que entrevistem essa pessoa, utilizando as seguintes questões:  

  1. Qual foi a sua primeira reação quando você descobriu que você ou sua namorada estava grávida?
  2. Quem foi a primeira pessoa que você procurou quando descobriu a gravidez ?
  3. Você teve algum tipo de medo?
  4. Quanto tempo você demorou para dar a notícia sobre a sua gravidez ou da sua namorada para a sua família?
  5. Quem mais te apoiou quando nessa situação?
  6. Quando o bebê nasceu, como você se sentiu? O que mudou em sua vida?  

Depois das entrevistas feitas pelos alunos, cabe ao/a professor/a discutir com os mesmos a respeito dos métodos contraceptivos. O/a professor/a deve perguntar quais métodos os alunos conhecem e o que os mesmos já leram, pesquisaram ou estudaram sobre o tema. Vale destacar que a idéia é despertar o interesse dos alunos sobre o tema, o qual será trabalhado mais a fundo em uma próxima aula que representará continuidade das duas aulas em questão.

OBSERVAÇÕES:  

Fica a critério do professor a interrupção parcial do filme para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do filme seguida da discussão.

Recursos Complementares

DVD do filme: Juno

Site Oficial:  http://www.foxsearchlight.com/juno 

Link trailer: www.youtube.com/watch?v=K0SKf0K3bxg    

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, durante a discussão, a partir das contribuições individuais ou do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor também pode pedir para que os alunos façam uma redação sobre o tema abordado no filme, com o título “E se fosse com você?”. Os alunos deverão, nesse caso, refletir sobre as consequências de uma gravidez na adolescência, tendo como exemplo o caso de Juno (em se tratando das meninas) ou de Bleeker (em se tratando dos meninos). Caso o professor opte por fazer essa segunda avaliação será necessário estabelecer critérios, normas e valor para a avaliação com antecedência para que os alunos possam cumprir com que foi estabelecido em sala de aula.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marcos Mazza, Cooperativa Educacional Cerqueirense , São Paulo - dijo:
    zip_mazza@hotmail.com

    31/08/2015

    Cinco estrelas

    Faz dois anos que trabalho este filme com alunos do 7 e 9 ano, dependendo do material utilizado pelas escolas. Sempre dá um resultado muito positivo, porém não tinha feito a entrevista ainda. Este mês realizei as atividades conforme aula sugerida e os alunos se envolveram muito, e ficaram sensibilizados em relação ao tema. Deu muito certo!


  • Profº Assumpção Neto, particular e estado , São Paulo - dijo:
    assumpcaoneto1000@yahoo.com.br

    29/09/2012

    Cinco estrelas

    muito boa as dicas para trabalhar com o filme. continuem com o site nos ajuda muito em sala de aula. Parabéns - abraços


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.