Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Saltos do Atletismo

 

14/05/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as modalidades de saltos do Atletismo;

Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de salto com vara, salto em altura, salto em distância e salto triplo;

Compreender os objetivos nos diferentes tipos de saltos do Atletismo.

Duração das atividades
2 aulas / 100 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A origem do Atletismo

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir a turma e pedir que eles observem as fotos:

foto 1 - http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/26-07-07/Pan%20do%20Rio%20-%20Maurren%20Maggi%20-%20salto%20-%2025-07-07.jpg (acesso em 13/04/10) 

foto 2 - http://fotos.sapo.pt/E1ZK5GDjM1rAZSkcJ6zH/x435 (acesso em 13/04/10) 

foto 3 - http://www.china2008.inf.br/wp-content/gallery/shirlene/dsc_0811a.jpg (acesso em 13/04/10) 

Em seguida, perguntar o que está acontecendo em cada uma das três fotos direcionando o debate para que compreendam a dinâmica do esporte com as seguintes questões:

“O que está sendo apresentado?”

“É um jogo ou um esporte? Por quê?”

“Quais as semelhanças presentes nas três fotos?”

“E quais as diferenças?”

Neste momento, faz-se necessário apresentar o esporte Atletismo [conjunto de modalidades que envolvem 3 grandes grupos principais. As provas de SALTOS (foto 1), as provas de CORRIDAS (foto 2) e as provas de LANÇAMENTOS e ARREMESSOS (foto 3)] apresentando nas fotos as características do desporto tais como: os atletas com uniforme especial e numerado e os materiais e espaços utilizados. Em seguida, com o auxílio da foto 1, perguntar qual é o objetivo do atleta nesta prova. Após a fala dos alunos, levantar questões que têm por objetivo ampliar o universo dos saltos no atletismo: “Será que existem outros tipos de saltos no atletismo?”, “Quais e com qual objetivo?”, “É utilizado outro tipo de material em outras provas de salto?” Posteriormente, apresentar os vídeos abaixo para ilustrar as provas de salto do Atletismo

Salto em Distância: http://www.youtube.com/watch?v=GHFupfpXVZ4 (acesso em 14/04/10) 

Salto em Altura: http://www.youtube.com/watch?v=n5ajHDTCb80&feature=related (acesso em 14/04/10) 

Salto Triplo: http://www.youtube.com/watch?v=tS1pAdMdnzM&feature=related (acesso em 14/04/10) 

Salto com Vara: http://www.youtube.com/watch?v=rQdAQY4ubpM&feature=related (acesso em 14/04/10) 

Propor, em seguida, brincadeiras e jogos que se aproximem dos objetivos dos saltos no Atletismo. Será importante identificar ao final de cada atividade os objetivos semelhantes das brincadeiras com o salto em questão.

Atividade 2: SALTO EM DISTÂNCIA

Divide-se a turma em duas grandes equipes que poderão ser representadas através de coletes com duas cores distintas. Cada participante de um grupo escolherá outro da equipe adversária formando assim, várias duplas. Com o auxílio de um giz, faz-se uma primeira marca no chão e os dois representantes de cada equipe tentarão saltar além desta linha demarcada. Após isso, a distância aumenta. Se o participante for o primeiro a pular em uma distância e errar, só poderá ter outra chance caso o seu oponente também erre. Ganha quem conseguir saltar uma distância que o outro não conseguiu. Ao final, somam-se as vitórias e derrotas de cada dupla para saber qual equipe foi vencedora.   

Atividade 3: SALTO TRIPLO 

Situação igual da Atividade 2, alterando somente os três passos que poderão ser dados na hora do salto.   

Atividade 4: SALTO EM ALTURA 

Com uma corda grande, um aluno por vez, tenta saltar sobre ela. A cada rodada, a altura desta corda aumenta. Para maior segurança, recomenda-se o uso de colchões na área de queda.   

Atividade 5: SALTO COM VARA

Criar uma situação imaginária onde eles terão que saltar um muro com o auxílio de uma vara. Os alunos deverão, com o auxílio de uma vara de bambu, saltar o muro que deverá ser confeccionado com dois cones segurando uma fita de elástico. A cada rodada, o muro aumenta sua altura. Faz-se necessario colchões para a área de queda.

Recursos Complementares

Site para consulta: http://www.cbat.org.br/provas/default.asp (acesso em 14/04/10) 

Avaliação

A turma será dividida em 4 grandes grupos e o professor irá propor que eles pesquisem na internet, em livros e revistas os seguintes temas sobre cada modalidade de salto:

- As dimensões e nomes dos espaços de cada modalidade;

- Os materiais utilizados em cada modalidade;

- Os recordes de cada modalidade;

- Principais nomes em cada modalidade.

O objetivo desta proposta é confeccionar um cartaz onde serão colocados estes dados, além de recortes e figuras. O material deverá ser apresentado aos demais alunos da turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.