Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Scanning: extraindo as informações específicas de um texto em Língua Inglesa

 

30/04/2010

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.   

Esta aula está relacionada à aula “Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa”.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

 - Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.   

Motivação   

Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá exibir, na forma de slide (Fig. 1), uma Programação/grade horária de programas de TV – uma “TV Schedule”. Com base nela, deverá fazer, em aula aberta, algumas perguntas tais como:  

  1. Qual programa tem como tema os animais selvagens?
  2. Quais programas você poderá assistir se gosta de esportes?
  3.  Vai passar algum filme de terror hoje à noite?

 

RECURSO

TV Schedule

Figura 1 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Ao final deste momento, o professor deverá requisitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade apresentem suas compreensões iniciais sobre a estratégia que utilizaram para realizar a atividade. Por exemplo, o aluno poderá dizer encontrou a palavra “animals” no “TV Schedule” e, por isso, disse que programas a respeito de animais selvagens são exibidos. Assim, neste momento inicial, o professor deverá intervir quando necessário, auxiliando os alunos na compreensão da estratégia que usaram, a partir das respostas dadas à atividade, explicando, resumidamente, que se trata do scanning, ou seja, buscar informação específica no texto para responder uma questão.   

Observação: Destacamos que tal estratégia é diferente da estratégia de skimming: quando lemos um texto para encontrar uma informação específica, utilizamos tal estratégia (por exemplo, quando lemos uma reportagem de jornal de forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos e fotos). Quando queremos descobrir uma informação específica é que usamos o scanning (por exemplo, ao ler uma reportagem esportiva para descobrir o placar de determinado jogo de futebol). O uso de cada estratégia, então, dependerá do objetivo que se tem ao ler o texto: se o leitor necessitar apenas saber seu tema, de forma geral, fará o skimming; se almejar encontrar detalhes, informações específicas, respostas a determinadas questões, fará o scanning. Mais detalhes sobre tais estratégias e exemplos podem ser encontrados no artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” de autoria de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (Fig. 2).   

RECURSO

Artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” http://www.veramenezes.com/leitura2.htm

Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 14 de abril de 2010.   

ATIVIDADE 1   

Os alunos neste momento serão divididos em duplas para praticar a estratégia de leitura scanning, pela realização de dois quizzes (testes de múltipla escolha). Tratam-se de textos com questões que levam o aluno a fazer o scanning, isto é, buscar informações específicas para respondê-las em um tempo determinado de cinco minutos.   A primeira atividade a ser realizada é “Furniture Catalogue” (Fig. 3). A segunda é “Bus Timetable” (Fig. 4).   

RECURSO

“Furniture Catalogue”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/scanning/1/quizengine?quiz=simplequiz1;templateStyle=simplequiz  

Figura 3 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

RECURSO

Atividade “Bus Timetable”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/scanning/2/quizengine?quiz=simplequiz2;templateStyle=simplequiz    

Figura 4 – Imagem do Recurso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Durante a realização das atividades, os alunos lerão os textos e, utilizando a estratégia de scanning - escolherão a alternativa que retrata a melhor resposta para a pergunta. Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas.     

Ao final desta etapa, a(s) duplas que se sentirem à vontade, deverão em aula aberta, explicar o que é scanning, explicando como realizaram a atividade proposta.   

ATIVIDADE 2   

Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá propor que cada dupla escreva um parágrafo em Inglês ou em Português, respondendo à seguinte questão:   

O que é scanning? Em que situações é importante saber usar a estratégia de scanning para ler um texto? Cite exemplos.   

Para realização desta tarefa, sugerimos os seguintes sites para consulta (Fig. 5):  

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/factsheet.shtml 

http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/factsheet.shtml 

http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm  

http://42explore.com/skim.htm 

http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html 

Figura 5 – Imagem do Recuso

Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Após escreverem o parágrafo respondendo às perguntas propostas, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade, os leiam, apresentando suas conclusões sobre a estratégia de leitura scanning. Neste momento, o professor deverá intervir quando necessário, auxiliando na compreensão adequada do conceito de scanning.  

SUGESTÕES   

Realizar, após a finalização da Atividade 2, mais um quiz (teste) enfatizando a estratégia de scanning (Fig. 6):   

RECURSO

Quiz “Beauty with Botox”

http://www.bbc.co.uk/apps/ifl/skillswise/mod_quizzes/words/reading/techniques/scanning/3/quizengine?quiz=simplequiz3;templateStyle=simplequiz

Figura 6 – Imagem do Recuso Acesso em: 13 de abril de 2010.   

Ressalta-se que o nível de dificuldade de tais atividades é maior do que o das atividades propostas anteriormente, por tratar-se de uma continuidade dos quizzes (testes) realizados anteriormente.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender adequadamente a estratégia de leitura scanning, tornando-se capaz de aplicá-las na leitura de outros textos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.