30/04/2010
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a estratégia de leitura “scanning” que consiste em extrair informações específicas de um texto, pela leitura de textos curtos em Língua Inglesa.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
Esta aula está relacionada à aula “Skimming: extraindo as idéias gerais de um texto em Língua Inglesa”.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Estando os alunos no laboratório de informática, o professor deverá exibir, na forma de slide (Fig. 1), uma Programação/grade horária de programas de TV – uma “TV Schedule”. Com base nela, deverá fazer, em aula aberta, algumas perguntas tais como:
RECURSO
TV Schedule
Figura 1 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Ao final deste momento, o professor deverá requisitar, em aula aberta, que os alunos que se sentirem à vontade apresentem suas compreensões iniciais sobre a estratégia que utilizaram para realizar a atividade. Por exemplo, o aluno poderá dizer encontrou a palavra “animals” no “TV Schedule” e, por isso, disse que programas a respeito de animais selvagens são exibidos. Assim, neste momento inicial, o professor deverá intervir quando necessário, auxiliando os alunos na compreensão da estratégia que usaram, a partir das respostas dadas à atividade, explicando, resumidamente, que se trata do scanning, ou seja, buscar informação específica no texto para responder uma questão.
Observação: Destacamos que tal estratégia é diferente da estratégia de skimming: quando lemos um texto para encontrar uma informação específica, utilizamos tal estratégia (por exemplo, quando lemos uma reportagem de jornal de forma rápida e superficial, observando apenas subtítulos e fotos). Quando queremos descobrir uma informação específica é que usamos o scanning (por exemplo, ao ler uma reportagem esportiva para descobrir o placar de determinado jogo de futebol). O uso de cada estratégia, então, dependerá do objetivo que se tem ao ler o texto: se o leitor necessitar apenas saber seu tema, de forma geral, fará o skimming; se almejar encontrar detalhes, informações específicas, respostas a determinadas questões, fará o scanning. Mais detalhes sobre tais estratégias e exemplos podem ser encontrados no artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” de autoria de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (Fig. 2).
RECURSO
Artigo “Desenvolvendo a Habilidade de Leitura” http://www.veramenezes.com/leitura2.htm
Figura 2 – Imagem do Recurso Acesso em: 14 de abril de 2010.
ATIVIDADE 1
Os alunos neste momento serão divididos em duplas para praticar a estratégia de leitura scanning, pela realização de dois quizzes (testes de múltipla escolha). Tratam-se de textos com questões que levam o aluno a fazer o scanning, isto é, buscar informações específicas para respondê-las em um tempo determinado de cinco minutos. A primeira atividade a ser realizada é “Furniture Catalogue” (Fig. 3). A segunda é “Bus Timetable” (Fig. 4).
RECURSO
“Furniture Catalogue”
Figura 3 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
RECURSO
Atividade “Bus Timetable”
Figura 4 – Imagem do Recurso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Durante a realização das atividades, os alunos lerão os textos e, utilizando a estratégia de scanning - escolherão a alternativa que retrata a melhor resposta para a pergunta. Durante essa etapa, o professor deverá supervisionar e orientar o trabalho das duplas.
Ao final desta etapa, a(s) duplas que se sentirem à vontade, deverão em aula aberta, explicar o que é scanning, explicando como realizaram a atividade proposta.
ATIVIDADE 2
Finalizando as atividades destas aulas, o professor deverá propor que cada dupla escreva um parágrafo em Inglês ou em Português, respondendo à seguinte questão:
O que é scanning? Em que situações é importante saber usar a estratégia de scanning para ler um texto? Cite exemplos.
Para realização desta tarefa, sugerimos os seguintes sites para consulta (Fig. 5):
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/skimming/factsheet.shtml
http://www.bbc.co.uk/skillswise/words/reading/techniques/scanning/factsheet.shtml
http://pioneer.chula.ac.th/~pkanchan/html/skim.htm
http://www.angelfire.com/blues/writing/scanscim.html
Figura 5 – Imagem do Recuso
Acesso em: 13 de abril de 2010.
Após escreverem o parágrafo respondendo às perguntas propostas, o professor solicitará que as duplas que se sentirem à vontade, os leiam, apresentando suas conclusões sobre a estratégia de leitura scanning. Neste momento, o professor deverá intervir quando necessário, auxiliando na compreensão adequada do conceito de scanning.
SUGESTÕES
Realizar, após a finalização da Atividade 2, mais um quiz (teste) enfatizando a estratégia de scanning (Fig. 6):
RECURSO
Quiz “Beauty with Botox”
Figura 6 – Imagem do Recuso Acesso em: 13 de abril de 2010.
Ressalta-se que o nível de dificuldade de tais atividades é maior do que o das atividades propostas anteriormente, por tratar-se de uma continuidade dos quizzes (testes) realizados anteriormente.
Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de compreender adequadamente a estratégia de leitura scanning, tornando-se capaz de aplicá-las na leitura de outros textos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/12/2014
Quatro estrelasComo estou fazendo o curso de AEE esta aula me ajudou muito.