Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Usando verbos seguidos de gerúndio OU infinitivo COM mudança de significado

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno vai aprender a distinguir entre os significados dos verbos stop, remember e forget quando estes forem seguidos da forma infinitiva (to + verb) ou gerúndio (verb+ing)

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de Do e Does)
  • Simple Past (formas afirmativa, negativa e interrogativa; uso de Did)
  • Past Continuous (formas afirmativa, negativa e interrogativa)
  • Numbers
Estratégias e recursos da aula

Para as atividades a seguir, imprima para os alunos a Folha de Atividades, disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/usando-verbos-seguidos-de-gerundio-ou-infinitivo-com-mudanca-de-significado  

AULA 1

MOTIVAÇÃO

The Stop Game

Esta atividade vai servir para trabalhar itens de vocabulário que você queira revisar.

Os alunos vão formar um círculo. No meio da sala, coloque uma pilha de cartões contendo palavras ou gravuras referentes aos tópicos a serem revisados. O número de cartões a serem disponibilizados deve corresponder ao número de alunos que você tem em sala.

Um aluno vai receber uma pequena bola e deve passá-la para o colega do lado. Nenhum aluno pode ficar com a bola nas mãos por mais de 2 segundos. Aleatoriamente, diga a palavra stop! Explique que quando você disser a palavra stop, o aluno que estiver segurando a bola não pode passá-la para o colega ao lado. Esse aluno deve, então, se levantar e pegar um dos cartões na pilha ao centro da sala. Ele deve responder à pergunta proposta/ dizer o que tem no cartão. Caso não consiga, pode escolher um colega para ajudá-lo. O jogo dura até acabarem os cartões.

Ao final do jogo, recolha um a um todos os cartões e pergunte novamente para toda a turma do que se tratam. Peça que, juntos, todos repitam com você as respostas esperadas.

 

Para a próxima atividade, desenhe no quadro um octógono (forma geométrica com 8 lados) simbolizando uma placa de pare.

Figura 1: Octógono

Fonte:   http://mathematikos.psico.ufrgs.br/disciplinas/ufrgs/mat010392k2/ens22k2/sinteticos/octagono.gif -  (acesso em 23/04/2010

 

Pergunte a seus alunos se eles sabem que  palavra, em inglês, é usada dentro daquela placa. (R: stop)

Em seguida, comente com os alunos que vocês vão trabalhar com o verbo stop nesta aula.

Entregue a Worksheet 1 e peça aos alunos que observem a primeira ilustração. Então, pergunte: Does she like the music? (R: No, she doens't like the music)

Reproduza a frase no quadro, destacando a forma contínua do verbo play - stop playing that music!-  e pergunte que forma verbal segue o verbo stop naquela frase.           (R. gerúndio -ing)

Comente que o verbo stop vem seguido de outro no gerúndio quando falamos de ações para as quais não damos continuidade. Assim, uma frase como: "Vou parar de beber refrigerantes", em inglês, deve ser dita "I'll stop drinking soda".

Em seguida, peça aos alunos que façam a atividade em duplas. Corrija com toda a turma.

Dando sequência, pergunte: What is a game or sport you stopped playing? [chame atenção para o verbo stop na forma passada]

Peça que os alunos lhe deem respostas completas, como: I stopped playing ________________.

Obs: Caso seus alunos respondam à pergunta usando o nome de um esporte, encoraje-os a dizer o nome do esporte em inglês. Mas, se eles responderem com nomes de brincadeiras infantis, permita que usem o nome da brincadeira em português, já que muitos dos nossos jogos infantis não têm tradução para o inglês. Abaixo, uma pequena lista com alguns dos jogos populares no Brasil e EUA:

  • pega-pega: tag
  • esconde-esconde: hide and seek
  •  amarelinha: hopscotch
  • pular corda: jump rope
  • rouba bandeira: capture flag

Em seguida, peça aos alunos que, em duplas, façam a atividade B. Lembre-os de que devem usar a atividade para ajudar nas respostas.

Respostas:

2. Marianne stopped eating chocolate because she discovered she was allergic to it.

3. Aaron and Britney stopped arguing and kissed.

4. Edward stopped working because he turned 65 years old.

5. Janet stopped playing the piano for one month after the accident.

Em seguida, peça aos alunos que observem a ilustração e pergunte:

  • What sport was she playing?
  • Is she playing it now?

Leia novamente a frase e pergunte que forma verbal segue o verbo stop. (R:  infinitive to+verb)

Comente que o verbo stop é seguido de outro verbo no infinitivo quando nos referimos a uma ação que foi interrompida para que outra acontecesse. Por exemplo, a garota da ilustração parou para beber água.

Em seguida, peça que façam a atividade C em duplas. Ao final, corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as repostas corretas.

AULA 2

Pergunte aos alunos: Do you have a good memory? Encoraje a participação de todos.

Pergunte, também: What is more difficult ro remember; tephone numebers, birth dates, names or people's faces?

Em seguida, entregue a Worksheet 2  efaça com eles a atividade A. Diga aos alunos que vocês vão testar se têm boa memória. Nesta atividade, você deve ler os números abaixo, um a um,  três vezes. Os alunos devem, somente ao final da terceira leitura de cada item, escrever os números falados no espaço reservado.

Os números são:

  • 549
  • 6127
  • 98253
  • 197421

Atenção: Leia cada algarismo separadamente. Por exemplo, para o primeiro número, você deve dizer: five - four - nine, e não, five hundred forty nine.

Ao final da atividade, escreva no quadro os números ditados, pedindo que a turma os repitam em coro.

Então, peça que observem a ilustração que mostra a fala de um homem (logo abaixo da atividade A) e pergunte:

  • Does he have a good memory? (R: No, he doesn´t)
  • What does he always forget to do? (R: He always forgets to call his mother on her birthday)

Pergunte, também, que forma verbal segue o verbo forget naquela frase. (R: infinitive - to call )

Agora, peça que observem a ilustração que mostra a fala de uma mulher e pergunte:

  • Is the woma´s first kiss important to her? (R: yes, it is. She will never forget it)

Pergunte,também, que forma verbal segue o verbo forget naquela frase. (R: gerund - kissing )

Explique para os alunos a diferença no sentido do verbo forget quando este é seguido da forma infinitiva (to + verb) ou do gerúndio (verb+ing)

  • forget + to + infinitivo significa esquecer-se de fazer algo
  • forget + gerúndio significa esquecer do que se fez ou do que aconteceu (refere-se ao passado) e vem geralmente acompanhada da frase "I will never forget ...ing"

Peça, então, que façam a atividade em duplas. Ao final corrija a atividade pedindo que diferentes alunos leiam as respostas.

Em seguida, escreva no quadro: Remember ≠ Forget

Comente que o verbo remember segue o mesmo padrão do verbo forget, ou seja:

  • remember + to + infinitivo significa lembrar-se de fazer algo
  • rememnber + gerúndio significa lembrar-se de ter feito  algo (passado)

Assim, a frase "I always remember to close the door" significa "Eu sempre me lembro de fechar a porta", ao passo que  "I remember closing the door" significa "Eu me lembro de ter fechado a porta"

Em seguida, peça aos alunos que façam a atividade em duplas. Corrija a atividade esclarecendo quaisquer dúvidas.

Respostas:

AULA 3

Nesta aula vamos falar sobre o tema Fama. Entregue a Worksheet 3 e promova uma discussão com base nas questões propostas na atividade A.

Pergunte também por que, do ponto de vista dos artistas, é essencial que sejam sempre lembrados. Questione seus alunos o que os artistas fazem para serem lembrados.

Faça, então, a atividade B. Nesta atividade, os alunos vão ouvir a música tema do filme Fame, lançado em 2009 como adaptação do filme de mesmo nome lançado em 1980. A música original foi gravada por Irena Cara.

(Sinopse do filme: Com a adaptação do filme original de 1980, em "Fama" retrata-se um grupo de talentosos dançarinos, cantores, atores e artistas ao longo de quatro anos na cidade de Nova Iorque, na High School of Performing Arts. A escola conta com alunos de todas as esferas da vida e constitui uma oportunidade destes viverem os seus sonhos e alcançarem "a fama". Num ambiente extremamente competitivo, atormentado pela dúvida, a paixão de cada aluno será posta à prova. Além de seus objetivos artísticos, eles têm que lidar com tudo o que acontece na escola, passando por períodos intensos: vários trabalhos escolares, o surgimentos de amizades profundas, romance e a auto-descoberta. Como cada aluno esforça-se para o seu momento no centro das atenções, eles descobrem que entre eles têm o talento inato e disciplina necessária para ter sucesso. Com o amor e o apoio dos seus amigos e colegas artistas, eles vão descobrir quem têm capacidade e talento para voar muito alto.)

Primeiramente, exiba o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5B1QTEGL3t0&feature=related  (acesso em 16/05/10)

Explore as imagens do vídeo clipe. Pergunte quem são aquelas pessoas, quantos anos parecem ter e que habilidades possuem.

Em seguida, mostre novamente o vídeo e peça que os alunos completem as lacunas na letra da música.

É importante mencionar que não se deve esperar que os alunos entendam toda a letra da música. Comente apenas que se trata de uma música onde uma artista insiste que lembrem de seu nome e reforça que será para sempre famosa "I´m gonna live forever"

 

Respostas - atividade B

see, name, live, see, live, name

Comente sobre a frase "I´m gonna live forever". Pergunte aos alunos o que significa (R: Vou viver para sempre).

Pergunte se podem se lembrar de algum artista que morreu há muito tempo, mas, mesmo assim, ainda se lembram dele.

Para a atividade C, peça aos alunos que trabalhem em duplas. Eles devem dar respostas completas. Assim, a resposta para An artist you will never forget imitating deve ser , por exemplo, I will never forget imitating Xuxa.

Ao final, corrija a atividade. Fique atento para as construções no infinitivo e gerúndio, bem como seus significados distintos.

.

Recursos Complementares

Dicionário Inglês-Inglês com pronúncia (Merriam Webster): http://www.merriam-webster.com  

Dicionário Inglês-Português (Michaelis): http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php  

Para aprender a baixar vídeos do you tube, acesse: http://www.portalcab.com/faq/como-baixar-videos-streaming-da-internet.php 

Avaliação

Os alunos de vem ser avaliados com relação ao uso dos verbos stop, forget e remember seguidos da forma infinitiva ou gerúndio. Durante a correção das atividades, principalmente naquelas onde haja interações aluno-aluno, note se os alunos sabem distinguir os significados dos verbos em questão ao serem seguidos das duas diferentes formas verbais trabalhadas nas aulas.

Proponha a seguinte atividade:

Os alunos vão escrever - e, posteriormente, falar - sobre coisas que se esqueceram de fazer, coisas que nunca esqueceram que fizeram (algo marcante), coisas que sempre se lembram de fazer de noite e coisas que sempre se lembrarão terem feito (algo marcante) nos últimos anos. Para isso, escreva no quadro:

  • I forgot to ...
  • I will never forget ...
  • At night I always remember to ...
  • I will always remember ...

Cada aluno deve completar todas as frases. Fique atento para as formas verbais usadas pelos alunos, e perceba se são capazes de distinguir os significados produzidos em relação às formas infinitiva e do gerúndio

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.