Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


The World of Dreams (verbs NOT used in the continuous form)

 

16/06/2010

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Através do tema sonhos, o aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes à aplicação de determinados verbos que não são usados no gerúndio (-ing).

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple Present Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa, uso de DO/DOES)
  • Present Continuous Tense
  • Simple Past Tense (formas afirmativa, negativa e interrogativa, uso de DID)
Estratégias e recursos da aula

Para as aulas a seguir, imprima e entregue a seus alunos a Folha de Atividades. 

(disponível em: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/the-world-of-dreams

 

AULA 1

MOTIVAÇÃO

Leve os alunos para a sala de informática e faça com eles o "Dream Game", disponível em:

https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/dream-game  

Você vai mostrar aos alunos figuras que ilustram pessoas com diferentes humores. Diga que as ilustrações mostram pessoas na parte da manhã de um dia qualquer. Eles devem especular sobre o que cada uma delas sonhou na noite anterior.

Pergunte:

  • How is he/she today?
  • What did he/she dream about last night?

Lembre os alunos de usarem o verbo dream no tempo passado (dreamed ou dreamt).

Obs: Caso sua escola não disponha de recursos de multimídia, imprima e traga para a sala as ilustrações propostas.

Em seguida, escreva no quadro a palavra Dreams e pergunte se eles geralmente lembram os sonhos que têm, se seus sonhos são coloridos ou em preto e branco e se já tiveram o mesmo sonho mais de uma vez. 

Escreva, em seguida, a pergunta: What did you dream about last night?

Faça esta pergunta a alguns alunos e lembre-os que o referido verbo pode ser, ou não, regular no passado (dreamed ou dreamt)

Em seguida, entregue aos alunos a Worksheet 1.

Peça que observem a ilustração e pergunte: What is the girl dreaming about? (R: she's dreaming about math/mathematics/geometry)

Questione-os, então, se aquele é um sonho bom ou ruim. Deixe que expressem suas opiniões livremente. Aqueles que gostam de matemática, provavelmente dirão ser aquele um sonho bom, ao passo que aqueles que não gostam, dirão o contrário.

Dando continuidade, escreva no quadro: bad dream = nightmare

Pergunte se já tiveram pesadelos e, caso a resposta seja positiva, pergunte o que continham aqueles sonhos ruins.

Peça aos alunos que façam a atividade A. Cada um deles deve se levantar e perguntar/responder a quatro colegas a questão proposta. Eles devem anotar em suas folhas o nome e a resposta dos colegas. Ao final da atividade, peça que alguns dele reportem para a sala as respostas obtidas. Peça que deem respostas completas. 

Ex:  João had a dream last night ou João had a nightmare last night.

 

Em seguida, pergunte a eles qual é o órgão responsável pelos sonhos (R: the brain)

Peça que completem a frase do item B1 com a palavra brain.

A partir daí, comente que as gravuras da parte B2 ilustram verbos que são controlados pelo brain. Faça, junto com os alunos, a atividade B2.

Após completar as lacunas, comente que aqueles verbos (see, taste e smell) fazem parte de uma categoria chamada non-progressive verbs, o que significa que eles geralmente não ocorrem no gerúndio (-ing).

Comente que uma frase como: Essa comida está cheirando ótimo!, não pode ser dita em inglês como This food is smelling great!. Sua forma correta seria: This food smells great!

Peça, agora, que façam a atividade C1 em duplas. Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam suas respostas para a turma.

A atividade C2 vai deve ser feita como atividade extra-classe e corrigida na aula seguinte.

 

AULA 2

Corrija a atividade da aula 1.

Respostas:

Those flowers smell good.

This pizza tastes like real Italian pasta

I see you from my bedroom window.

Yesterday´s lunch tasted great!

Joanne sees better with her glasses.

The kitchen garbage smells very bad today.

Entregue a seus alunos a Worksheet 2 e faça a atividade envolvendo toda a sala. Todos aos alunos devem ser encorajados a participar.

Obs: Para a atividade que se segue (Reading Comprehension), disponibilize alguns dicionários para a turma.

Divida os alunos em grupos de 4 para fazerem a atividade B. Cada grupo deve ler somente uma das explicações de sonhos contidas. Divida aleatoriamente os temas a serem lidos por cada grupo. Os alunos poderão usar os dicionários para buscarem o significado de palavras desconhecidas.

Ao final da leitura, cada grupo deve reportar para os demais suas descobertas. Os grupos cujos temas são os mesmos devem se ajudar, complementando informações, ao relatar para a turma o que entenderam da leitura.

Por fim, promova um breve debate com toda a turma sobre as informações contidas no texto. Pergunte se concordam com aquelas informações e se elas se aplicam aos sonhos que já tiveram.

 

AULA 3

Entregue aos alunos a Worksheet 3.

Peça que, em duplas, façam a atividade A. Cada dupla deve voltar ao texto da aula anterior e buscar nele frases que contenham os verbos sugeridos.

Você vai observar que os verbos wantimpress e mean ocorrem na forma infinitiva, ao passo que take, follow e walk aparem na forma do gerúndio (-ing).

Comente com os alunos que os verbos wantimpress e mean também são non-progressive verbs.

Escreva no quadro a seguinte frase: I am wanting to eat a hot dog.

Pergunte o que há de errado com a frase. (R: o verbo want é non-progressive e, portanto, não pode aparecer na forma contínua).

Pergunte, então, qual seria a forma correta de se escrever/falar a frase. (R: I want to eat a hot dog).

 

Comente, em seguida, que há outros verbos que seguem o mesmo padrão do verbo want, ou seja, geralmente não são usados na forma contínua (-ing).

Escreva no quadro uma pequena lista e cheque se seus alunos sabem seus significados.

  • believe
  • know
  • like
  • love
  • understand
  • promise
  • surprise

 

Peça que, em duplas, façam a atividade B. Corrija a atividade pedindo a diferentes alunos que leiam as respostas para a turma.

Ainda em duplas, peça que façam a atividade C. Com auxílio das frases, os alunos devem identificar quais dos verbos estão ligados ao sentido de posse. (R: have, contain, possess e own)

Obs: atenção para a pronúncia do verbo possess.   O dígrafo 'ss' têm som de 'z'. Assim, o verbo em questão deve ser pronunciado /pazés/.

Explique que os verbos ligados ao sentido de posse também não ocorrem na forma contínua.

Escreva no quadro: I am having an excellent CD at home. Pergunte por que a frase está incorreta e peça que elaborem a frase correta (I have an excellent CD at home).

Em seguida, faça a atividade envolvendo toda a turma. Peça a diferentes alunos que leiam as frases e chame atenção para o verbo have que, nesta ocasião, está sendo usado no gerúndio. Explique que naquelas frases, o verbo have não tem sentido de posse e, por isso, aceita a forma contínua. Peça aos alunos que escrevam um verbo sinônimo para o verbo have.

Respostas:

1.       Kelly and Rachel are not home. They are eating lunch at that new restaurant.       

 2.       The boys are drinking a coke at the snack bar.

 3.       I am experiencing a bad day because of last night’s nightmare with the criminals.

4.       Joanne can’t answer the phone. She is taking a shower.

 

 

 

 

Recursos Complementares

Mais informações sobre stative (non-progressive) verbs: http://www.perfect-english-grammar.com/stative-verbs.html   

Dicionário Inglês-Inglês (com pronúncia): Merriam Webster (http://www.merriam-webster.com/

Dicionário Inglês-Português: Michaelis (http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php

 

 

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados com relação ao uso correto dos non-progressive (ou stative) verbs. Para isso, fique atento às atividades C2 (na primeira aula) e B (na terceira aula). Além disso, note se seus alunos conseguem corrigir o erro nas frases que forem colocadas no quadro - como previamente indicado. 

Proponha uma atividade de bingo. Imprima as cartelas a partir do site http://www.eslhq.com/worksheets/preview_worksheet.php?worksheet_id=63756 

Nesta atividade, os alunos deverão circuar em suas cartelas 5 verbos que não podem ser usados na forma contínua.

Em seguida, você vai tirar de um envelope os stative verbs, um a um.

Ganha o jogo o aluno - ou par de alunos - que primeiro tiverem seus 5 verbos ditados.

Para obter a chave de respostas, clique em Answer Key e para imprimir diferentes cartelas, clique em Shuffle.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.