19/05/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
· Organizar o trabalho e os tempos em sala de aula.
O professor pode trabalhar algumas noções de respeito e normas de convivência.
Introdução:
Todo início de ano letivo as crianças necessitam reconstruir alguns combinados importantes para a organização do tempo e do espaço na sala de aula. Tais combinados auxiliarão no processo educativo e por isso também trarão rebatimento na aprendizagem das crianças, porém é importante que elas possam falar sobre eles e participarem da construção dos mesmos.
Primeiro Momento: Leve para a sala de aula uma história para estimular o debate e esquentar a discussão. A sugestão é o livro “A laranja Colorida” Autor: Ronaldo Simões Coelho, Ed. Lê.
Imagem scaneada pelo próprio autor em 15/04/2010.
O livro conta a história de duas crianças que admiravam um pé de laranjas carregado de laranjas e que pensavam em dividir a laranja mais bonita do lugar. A laranja desejada gostou da idéia e fez de tudo, até se disfarçou, para que os pássaros não a encontrassem só para se guardar para o dia em que seria partilhada pelas crianças. Disfarçou-se tanto que quase não foi percebida no dia tão especial da partilha! Ainda bem que uma chuvinha a ajudou e deu tudo certo.
Numa rodinha de conversa – todas as crianças assentadas em círculo a fim de que possam se ver simultaneamente - leia a história para as crianças e proponha um debate. Converse com elas sobre o desejo da laranja de ser partilhada e seu empenho em se disfarçar para chegar o grande dia. Pergunte às crianças o que acham da atitude das borboletas em ajudar a laranja a se disfarçar.
Construa um texto coletivo com as respostas das crianças. Escreva o texto em letra caixa alta num cartaz grande e peça que as crianças façam a ilustração.
Segundo Momento: Combine com as crianças de levarem laranjas para dividir entre os colegas E as convide a plantar as sementinhas na escola. Nesse dia leve para a sala a réplica da obra de arte: Nove papagaios em uma laranjeira de Lucy Autrey Wilson, para que as crianças façam uma releitura da imagem. A releitura pode ser feita com tinta guache e papel sulfite e os desenhos devem ser expostos no varal da sala a fim de serem apreciados por todos da turma.
9 Papagaios numa laranjeira, s/d, Lucy Autrey Wilson, óleo sobre tela, 1 x 1
link : 9 Papagaios Numa Laranjeira Lucy Autrey Wilson, óleo sobre tela
Terceiro Momento: Como todos concordaram em plantar as sementinhas de laranja, proponha então esse momento perguntando: Como se planta uma semente?. Muitas hipóteses surgirão e você professor então leva a informação de que para plantar é preciso adubar a terra primeiro e preparar a cova do plantio. É claro que os materiais para esse preparo já devem ter sido organizados por você anteriormente. Faça o plantio com as crianças e comecem um ciclo de observação dessa semente.
Caso o professor queira, pode ainda trabalhar a poesia:
Laranjeira
Baltazar de Godoy Moreira (SP 1898) Poeta, contista, professor, pedagogo.
Uma linda sementinha
Em meu quintal descobri
Alva! Macia, limpinha!
– Minha linda sementinha Que posso fazer de ti?
Faze uma covinha rasa Com boa vontade e amor, No quintal de tua casa, Onde haja luz e calor.
Deixa-me lá, por favor.
Um dia quando tu fores moça, formosa e faceira.
Terei um tronco encorpado, e uma ramada altaneira.
Cheia de frutos e flores
Então, com maior agrado
Darei para o teu noivado,
Os botões de laranjeira
Depois do plantio da semente construa com as crianças a linha do tempo com os seguintes dados
Ex.:
DATA DO PLANTIO OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO OBSERVAÇÃO DO CRESCIMENTO
12/04_____________________20/04_______________________________30/04__________________________
A linha do tempo deve ser construída de acordo com os acontecimentos mais importantes desde o plantio até o brotar ou não da plantinha.
Quarto Momento: Como o cuidado com a sementinha plantada será diário, retome com as crianças a importância de regar, adubar, tirar um tempo para esse cuidado em sala e converse com as crianças sobre as relações que estão estabelecendo. Faça os seguintes questionamentos: para crescer forte, uma sementinha não precisa de cuidado? E a sementinha da nossa amizade em sala precisa de que para crescer? Será que nós estamos cuidando do nosso coleguinha? O que podemos fazer para que nossos dias em sala de aula fiquem mais prazerosos e nossos coleguinhas mais felizes? Na medida em que as crianças forem falando, vá fazendo uma lista das sugestões.
As sugestões dadas pelas crianças passarão a ser os combinados da turminha. O professor complementa a lista com o que achar conveniente, como os horários em que fazem cada coisa, tal como brincar, atividades, parque, lanche. Explique que existem horários definidos para cada atividade etc. Convide as crianças a construírem a Laranjeira da Amizade da turma. Peça que cada criança escolha uma das sugestões para ilustrar. Dê para as crianças a imagem de uma laranja para que elas façam a ilustração do combinado escolhido. Elas podem fazer a ilustração por meio de desenho ou pintura.
Enquanto as crianças fazem o desenho o professor vai passando de mesa em mesa fazendo a escrita do combinado correspondente.
Quinto Momento: Monte uma árvore no formato de uma laranjeira – pode ser de papel, EVA, papel cartão e cole junto com as crianças as laranjas confeccionadas por cada um. Está pronta a “Laranjeira da Amizade” da turminha que ajudará nos combinados diários. Ao mesmo tempo as crianças estarão cuidando da sementinha verdadeira plantada por eles.
Professor, faça uma pesquisa antecipada sobre o plantio de sementes da laranja.
Algumas curiosidades:
1) Cuidando de um pé de laranja
O que é um pé de laranja ? A laranjeira é uma planta de origem clonal, ou seja, a reprodução sexuada ocorre em raríssimos casos (é recessiva) . As plantas comerciais que vocês conhecem são todas clones, mesmo as oriundas de sementes, cuja a germinação se dá a partir do nucelo (baguinho da semente) e não da gema. Essa primeira informação é importante para que nossa intimidade com a condução de uma planta de citrus leve a um bom aproveitamento dos ensinamentos que tentaremos levar até vocês de maneira simples, porém com um pouco de conteúdo científico. De onde veio a laranja ? A laranja é nativa do sul da China e as primeiras plantas foram trazidas para o Brasil por Dom João VI e plantadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O primeiro pomar comercial foi instalado em Limeira estado de São Paulo.
2) Suco de laranja ! Você sabia que... depois da banana a fruta mais procura e apreciada pelo homem é a laranja ?Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar e abre o apetite. acalma a sede, favorece a secreção do suco gástrico. da bílis e de todos os outros líquidos do tubo digestivo.Muito bom ingerir o bagaço muito bem mastigado ou o suco, de uma ou duas laranjas por dia, para facilitar o peristaltismo intestinal.A laranja é depurativo do sangue, eficiente contra artritismo, bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.É excelente remédio para pneumonia, e estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante. Funciona como calmante do sistema nervoso.É especial contra gripes, resfriados e febres. A laranja possui inúmeros nutrientes: Hidratos de carbono, minerais e vitaminas. Tanto o suco como a fruta devem ser consumidos preferivelmente em jejum.E ainda é gostoso, saboroso, delicioso para nossa alegria.
Visite o site:
Como Plantar e Cuidar de Um Pé de Laranja
Fonte: http://www.pessatte.com.br/pe%20de%20laranja.htm, acesso em 13/05/2010.
Para avaliar é importante ter uma prática bem organizada respeitando a faixa etária em que se trabalha e o tempo de cada criança. Assim, observe se as crianças compreenderam como são organizados os tempos em sala e os horários destinados a cada atividade.
Faça algumas indagações para concluir sua avaliação:
· As crianças passaram a respeitar os colegas e os combinados da turma?
· Desenvolveram noções de respeito e amizade?
· Conseguiram expressar-se oralmente e plasticamente?
· Compreenderam o processo de plantio de sementes e cuidaram da sementinha plantada?
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/07/2015
Cinco estrelasExcelente projeto!!!Parabéns
20/07/2011
Cinco estrelasEstou encantada, professoras, parabéns pelo empenho e dedicação.Partilharei sua experiência. Sucesso sempre.
19/03/2011
Cinco estrelasParabéns pela aula, além de estimular o fazer artístico, contribui para fomentar regras de convivência.
27/10/2010
Quatro estrelasMuito bom !Adorei a ideia..
15/10/2010
Cinco estrelasAchei muito importante o conteúdo. Regras de convivência devem ser estimuladas o tempo todo na educação infantil. Parabéns.